De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um “estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou de enfermidade”. Portanto, quando as empresas se preocupam com a saúde dos seus funcionários, elas precisam olhar para esses pilares do bem-estar.
Além disso, existem outras dimensões relacionadas com a saúde, como a vida financeira, ambiental, intelectual, ocupacional e espiritual. Entenda tudo logo abaixo!
Bem-estar físico, mental e social: o que são?
Primeiramente, vamos explicar o que é o bem-estar físico, mental e social, pilares do bem-estar humano. Veja:
- Bem-estar físico
O bem-estar físico se refere às condições do nosso corpo que vai mais além da ausência de doenças, mas está relacionada com a disposição, vida saudável, autoestima física e força.
Alguns fatores podem impactar o nosso bem-estar físico, como má alimentação, genética e condições de trabalho. Por isso, a produtividade e motivação dos funcionários nas empresas podem ser afetadas se esse bem-estar estiver abalado.
- Bem-estar mental
O bem-estar mental é um estado da nossa mente que está em equilíbrio com as nossas emoções positivas e negativas. Em outras palavras, é a sensação de estarmos bem consigo mesmos e saber administrar as emoções sem se abalar com as interferências externas.
O trabalho pode afetar o bem-estar mental dos colaboradores, uma vez que as emoções estão ligadas às frustrações no dia a dia, medo de perder o emprego, conflitos profissionais com colegas de trabalho, entre outros ruídos do ambiente corporativo.
Segundo a OMS, os transtornos mentais e comportamentais estão entre os principais motivos de faltas no trabalho no mundo. A Organização Mundial de Saúde também alega que os casos leves podem levar a 4 dias de ausência no trabalho por ano, já os mais graves cerca de 200 dias ao ano.
- Bem-estar social
O bem-estar social está relacionado com a interação e engajamento entre os indivíduos na sociedade, ou seja, a capacidade de se relacionar com outras pessoas em ambientes sociais.
Essa capacidade de interação com outros indivíduos pode trazer benefícios para a nossa saúde individual. No trabalho, esse fator também pode ser impactado através da relação com os colegas profissionais.
Por que o bem-estar físico, mental e social no trabalho são importantes?
Agora que você sabe o que é bem-estar físico, mental e social, então vamos explicar a importância desses fatores para o bem-estar dos colaboradores e da empresa.
- Bem-estar físico no trabalho
Se o bem-estar físico dos funcionários for impactado negativamente, com condições de trabalho que levam à indisposição, má alimentação em horários irregulares, entre outros pontos que interferem na capacidade física do profissional, então a empresa precisa cuidar desse pilar do bem-estar.
Afinal, o trabalhador indisposto pode ter dificuldades de cumprir as tarefas diárias, já que não possui energia e vontade física de realizar suas atividades, podendo até ser afastado do trabalho ou faltar por conta de consultas médicas.
- Bem-estar mental no trabalho
Quando a saúde mental do trabalhador não está equilibrada, a empresa tende a sentir os impactos com as ausências do funcionário, relações problemáticas entre os profissionais, redução da produtividade, entre outros problemas.
Se o colaborador precisar se afastar para cuidar do seu bem-estar mental, então a empresa precisará substituí-lo por outro profissional e terá mais custos com a contratação e adaptação do novo funcionário.
- Bem-estar social no trabalho
O impacto negativo sobre o bem-estar social dos funcionários está presente na desarmonia, falta de interação, pouco engajamento e comunicação falha no ambiente corporativo.
Nesse contexto, os colaboradores terão dificuldades de se sentir bem no trabalho e, consequentemente, não alcançarão suas metas profissionais, o trabalho perderá qualidade e poderá pedir afastamento da empresa.
O que o RH pode fazer para promover esses 3 tipos de bem-estar?
Conseguiu perceber o que a falta do bem-estar físico, mental e social pode fazer com a saúde dos colaboradores e da empresa?
Mas calma que é possível reverter esse quadro e promover esses três pilares no dia a dia do trabalho. Veja como:
- Levantamento dos problemas
Agora é hora de olhar para dentro da empresa e identificar quais são as falhas que estão impactando negativamente esses 3 pilares do bem-estar.
Faça pesquisas de satisfação e converse com os profissionais para levantar todos os problemas que o RH terá que lidar pela frente.
- Crie um programa de bem-estar
Após descobrir o que está atrapalhando a promoção do bem-estar físico, mental e social na sua empresa é hora de criar um programa para cuidar desses 3 fatores.
Defina o que deve ser feito para aumentar a disposição, melhorar a alimentação, reduzir as faltas, criar um ambiente emocional saudável, gerar interação entre os colegas, entre outras ações que impactam a saúde física, mental e social dos funcionários.
- Ofereça benefícios eficientes
Estude as necessidades dos colaboradores para entregar melhores benefícios corporativos que impactam o bem-estar físico, mental e social.
Como cada perfil profissional possui sua própria necessidade, então a nossa dica é oferecer um benefício flexível com mais diversidade de uso.
O benefício da Allya oferece uma plataforma de descontos para os colaboradores utilizarem e economizarem na academia (bem-estar físico), serviços de saúde (bem-estar mental), entretenimento e lazer (bem-estar social) e muito mais.
- Acompanhe o bem-estar dos funcionários
Após realizar algumas ações para promover o bem-estar aos colaboradores é necessário acompanhar os erros e acertos dessas iniciativas.
Peça feedbacks dos profissionais sobre as mudanças realizadas na empresa e esteja sempre aberto ao diálogo.
Procure também realizar avaliações sobre as ações realizadas para continuar promovendo o bem-estar físico, mental e social dos colaboradores.
- Se preocupe com outros tipos de bem-estar
O bem-estar possui outros pilares que também merecem a mesma atenção por parte do RH e da empresa.
Cuide do bem-estar financeiro dos funcionários que nada mais é do que ajudá-los a organizar melhor as finanças, arcar com as suas necessidades essenciais, aproveitar a vida e guardar dinheiro para o futuro.
Assim como o bem-estar intelectual que pode ser estimulado através de atividades culturais, aprendizagem, exercício da criatividade e outras ações. E por último, mas não menos importante, o bem-estar espiritual que é a liberdade de exercer sua fé, religiosa ou filosófica, com respeito e tranquilidade no trabalho.
Você está cuidando do bem-estar físico, mental e social dos seus funcionários? Conte com a Allya para promover bem-estar na empresa!