Programa de bem-estar nas empresas: como criar?

Começo do ano e o RH já está preocupado em como incentivar o equilíbrio e bem-estar no trabalho, não é mesmo? Afinal, os profissionais são peças valiosas para o crescimento da empresa. Então, para começar o ano com pé direito, vamos contar como criar um programa de bem-estar nas empresas. Confira a seguir!

O que é um programa de bem-estar?

Vamos começar explicando o que é um programa de saúde e bem-estar, e quais opções o RH pode escolher para os seus colaboradores. 

Um programa de bem-estar corporativo nada mais é do que iniciativas e ações que colaboram efetivamente nos 3 pilares do bem-estar dos funcionários: mental, físico e financeiro. 

Cada vez mais, as empresas estão se preocupando em promover os 3 pilares do bem-estar aos profissionais. Ainda bem, né? Afinal, ter colaboradores com a saúde mental em dia, bem-dispostos fisicamente e sem preocupações financeiras é o sonho da maioria das empresas. 

Sabemos que a motivação e produtividade no trabalho estão relacionadas com o bem-estar mental, físico e financeiro. Portanto, as empresas precisam se mexer para promover esses pilares, então saiba como, abaixo!

Como criar um programa de bem-estar nas empresas?

Vamos ensinar um passo a passo para todos os RHs criarem um programa de bem-estar aos funcionários. Confira!

Passo 1: mobilização

O primeiro passo é a mobilização por parte do RH, ou seja, incentivar a mudança em toda empresa através de comunicados, questionários, pesquisas e outras formas de reunir informações sobre o bem-estar das pessoas. 

Passo 2: diagnóstico 

Ao levantar o máximo de informações sobre como anda o bem-estar dos colaboradores, você precisará fazer um diagnóstico para identificar o que precisa ser feito para melhorar a saúde mental, física e financeira dos profissionais.

Passo 3: definição dos responsáveis

Os setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas são os responsáveis pela iniciativa, mas nada impede de incluir outros setores nessa missão de promover o bem-estar, como o time de Marketing para divulgar as ações de bem-estar dentro da empresa.

Passo 4: priorização

Para dar início à execução das iniciativas de bem-estar, a nossa dica é a criação de um programa que cuide dos 3 pilares. Busque priorizar as principais necessidades reveladas pelos seus funcionários (passo 2).

Passo 5: planejamento

Empresas pequenas, médias e grandes podem oferecer um programa de bem-estar que cuide da mente, corpo e dinheiro dos colaboradores, mas é preciso ter um planejamento estratégico e financeiro de acordo com o perfil de cada empresa.

Passo 6: execução

Agora é hora de colocar a mão na massa e realizar as ações para promover o bem-estar aos profissionais. Podemos dar alguns exemplos de iniciativas que podem ser realizadas nessa etapa do programa, como:

  1. Oferta de ajuda psicológica com profissionais;
  2. Incentivo de atividades físicas no ambiente de trabalho, em casa ou na academia;
  3. Nova política de benefícios que ajudem (de fato) o salário do colaborador render mais, por exemplo, a plataforma de desconto da Allya que dá descontos em gastos diários em farmácias, cursos, restaurantes, lojas, entre outros.  

Passo 7: avaliação

Não basta realizar as ações do programa de bem-estar e não medir os resultados. Avalie as iniciativas em curto, médio e longo prazo para comprovar a eficiência das ações no dia a dia. 

Passo 8: melhorias

É importante ter em mente que esse programa de bem-estar implementado na sua empresa precisará de melhorias no futuro próximo ou distante, a depender dos resultados das avaliações. 

Esse é o passo a passo para criar um programa de bem-estar nas empresas em 2021. Vamos colocar em prática juntos?

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *