Por que oferecer benefício de terapia online aos colaboradores?

Como profissionais de Recursos Humanos, estamos em constante busca por maneiras de fornecer benefícios significativos para os colaboradores. Nesse sentido, um benefício que vem ganhando destaque nos últimos anos é a terapia online.

A saúde mental está se tornando cada vez menos tabu na sociedade brasileira e mais importante para as pessoas. Por isso, além da população, as empresas também estão buscando soluções relacionadas ao bem-estar para entregar aos colaboradores.

Assim, com o avanço da tecnologia e a crescente demanda por saúde mental no ambiente de trabalho, oferecer terapia online é uma maneira eficaz de cuidar do bem-estar emocional dos colaboradores.

Portanto, saiba os principais motivos de oferecer benefícios corporativos de terapia online aos profissionais, logo abaixo!

O que são e como funcionam as terapias online?

As terapias online, também conhecidas como terapias virtuais ou terapias via internet, são formas de aconselhamento psicológico que ocorrem utilizando plataformas digitais de videochamada.

Nesse tipo de terapia, os colaboradores têm a oportunidade de receber suporte emocional e psicológico remotamente, sem a necessidade de agendar consultas presenciais em um consultório.

Essa modalidade de terapia vem ganhando popularidade devido à sua praticidade e conveniência. Os colaboradores podem ter acesso profissionais qualificados de sua escolha, realizar sessões de terapia em um local seguro e confortável e em horários flexíveis que se encaixem em sua rotina de trabalho.

Esse modelo de atendimento já existe há muitos anos, mas ganhou mais força durante a pandemia da Covid-19 e ganhou mais popularidade entre os brasileiros.

Outra importante características das terapias online é que elas oferecem uma ampla gama de opções terapêuticas. Os colaboradores podem escolher entre diferentes abordagens psicoterapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar, psicanálise, entre outras.

Dessa forma, os colaboradores têm a oportunidade de encontrar um terapeuta com o qual se sintam confortáveis e que possua a especialização necessária para tratar suas questões específicas.

O que é benefício de terapia online?

Um benefício corporativo de terapia online é aquele oferecido pelas empresas para os profissionais cuidarem da saúde mental.

Assim como os demais benefícios corporativos, o benefício para a realização de terapias online pode ser oferecido de forma flexível conforme as necessidades dos colaboradores. No entanto, geralmente é oferecido a partir de uma parceria com uma plataforma de benefícios ou diretamente com uma plataforma de bem-estar, na qual podem ser disponibilizadas uma quantidade específica de sessões;

Além de uma videochamada com o terapeuta, esse tipo de benefício ainda oferece uma plataforma digital para envio de mensagens de texto, mensagens e acesso a conteúdos sobre bem-estar mental.

Motivos para oferecer benefício corporativo de terapia

Infelizmente, a saúde mental piorou para 53% da população brasileira sob pandemia, aponta pesquisa do instituto Ipsos.

Portanto, as chances de existirem colaboradores na sua empresa enfrentando problemas relacionados a sua saúde mental são grandes. 

Sendo assim, a oferta de benefícios corporativos de terapia online é uma ótima solução para as instituições colaborarem para a jornada de bem-estar dos seus funcionários.

Se ainda não está convencido se a sua empresa precisa cuidar da saúde mental dos colaboradores, então veja os motivos para oferecer um benefício para esse tipo de cuidado:

1. Melhora o bem-estar do profissional

Oferecer benefícios de terapia aos trabalhadores melhora a qualidade de vida e a sensação de bem-estar dentro e fora do ambiente de trabalho.

Por isso, a nossa dica é o benefício da Allya que além de cuidar do bem-estar financeiro dos colaboradores, possui desconto em terapia online para os funcionários cuidarem da saúde mental. 

2. Abaixa os níveis de absenteísmo 

Sem dúvida, ao melhorar o bem-estar mental dos trabalhadores e tornar o ambiente corporativo mais harmonioso, os níveis de absenteísmo (faltas no trabalho) podem diminuir. 

Estar em dia com a saúde mental ajuda o profissional a se sentir melhor diariamente, ter mais ânimo e ser mais produtivo no trabalho.

3. Reduz o estresse no trabalho

A oferta de benefícios corporativos que estimulam as sessões de terapia pode ajudar na diminuição dos níveis de estresse no dia a dia.

A terapia possui o poder de nos dar uma energia mais positiva e leve sobre todas as situações da nossa vida, inclusive o trabalho.

4. Funcionários mais produtivos

Quando as empresas passam a cuidar da saúde e bem-estar dos seus colaboradores, os profissionais tendem a valorizar esse tipo de ação e se tornam mais motivados e engajados no dia a dia. 

Consequentemente, as instituições recebem o retorno do investimento por meio do trabalho executado pelos funcionários.

5. Diminuição de custos com contratação

O funcionário que pode cuidar do seu bem-estar mental pode se tornar mais feliz, mais motivado para realizar o seu trabalho e, consequentemente, reduzir desperdícios para a empresa.

Afinal, os afastamentos e demissões ligadas à saúde mental poderão diminuir rapidamente. 

Está convencido de que a sua empresa precisa começar a investir em saúde mental e terapia online para os colaboradores? Conte com a ajuda da Allya! Aproveite e assine a nossa newsletter para saber mais assuntos de RH!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *