Todo mundo sabe da importância do feedback na vida do funcionário. Afinal, esse retorno pode melhorar o desempenho dele e até a satisfação no trabalho. Mas, além de dar o retorno, também é preciso saber como pedir feedbacks aos colaboradores.
Pensando nisso, nós da Allya criamos esse artigo para dar dicas essenciais para o RH pedir feedbacks aos profissionais de forma estratégica e pensando no bem-estar dos trabalhadores. Confira!
Por que é importante pedir feedback?
A maioria das empresas brasileiras não tem uma cultura forte de feedback. A saber, boa parte delas só oferece esse retorno quando o desempenho do funcionário está abaixo do esperado na apresentação de resultados, por exemplo.
No entanto, aqui é importante salientar que o feedback não deve ser dado apenas quando o trabalho não está bom. Também é preciso comunicar quando o colaborador está com um bom desempenho e também pedir um retorno sobre a empresa.
Segundo um estudo realizado pelo Great Place To Work, as empresas que oferecem feedback ao menos 3 vezes em um ano conseguem ter um índice de confiança 19% maior quando comparadas às empresas que não realizaram nenhum retorno.
Além disso, obter esse retorno ajuda o RH a fazer o colaborador se sentir mais valorizado pela organização e mostra que a empresa considera a opinião dos profissionais na melhoria dos processos, otimizando a comunicação e relação entre empresa e funcionário.
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Como pedir feedback dos colaboradores?
Para conseguir um bom retorno que ajude o RH a melhorar o bem-estar na empresa, é preciso saber como pedir essa opinião. Nesse momento, o foco deve ser em manter o funcionário confiante e tranquilo para fornecer boas respostas.
Além disso, o RH deve se preocupar em criar um processo organizado. Assim, ninguém perde tempo e é possível receber um bom feedback para ser utilizado pela empresa.
Para conseguir tudo isso, separamos abaixo 6 dicas interessantes para solicitar esse retorno de maneira eficiente. Veja:
1. Defina o objetivo do feedback
O momento de fazer perguntas de feedback para funcionários deve ser algo bem estruturado pelo RH. Somente com um planejamento inicial é possível saber como pedir esse retorno e usar as respostas para a melhoria interna da empresa.
Por isso, antes de começar as perguntas, é interessante que você defina o que é preciso saber dos colaboradores. Sendo assim, inicie definindo o objetivo desse momento, que pode ser:
- conhecer o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho;
- saber se os salários são competitivos ou atraentes;
- entender se os benefícios corporativos oferecidos são satisfatórios;
- descobrir se os horários se encaixam com o estilo de vida do funcionário;
- entre outros.
2. Alinhe o processo com o time
Além de saber o objetivo, também é essencial alinhar esse processo com o time. Assim, eles podem ficar mais tranquilos com esse momento e também se preparar para dar esse retorno.
Para isso, você pode comunicar a sua equipe em e-mails oficiais, chats da empresa ou pessoalmente, que haverá uma reunião de feedback. Compartilhe com a equipe também o objetivo da reunião e o que a empresa espera saber dos funcionários.
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3. Desenvolva perguntas objetivas
Perguntas objetivas permitem que você obtenha a resposta certa do time.
Todo esse processo pode ser facilitado quando o objetivo já foi definido. Por exemplo, se o RH deseja saber se os benefícios oferecidos são bons para o funcionário, então pode fazer as seguintes perguntas:
- Qual benefício oferecido pela empresa você não vive sem?
- Com qual frequência você costuma usar o benefício X?
- Como o benefício X ajuda você hoje no dia a dia?
- Tem algum benefício que a empresa oferece que você não usa?
- Existe algum benefício que você gostaria que a empresa oferecesse?
Para melhorar ainda mais os benefícios, você pode contar com a Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que, entre outras funcionalidades, oferece diversos descontos aos colaboradores em produtos e serviços como alimentação, terapia online, conta de energia e muito mais.
4. Inicie criando rapport
O rapport é uma técnica feita para criar uma conexão maior com outra pessoa. No feedback, ela pode ser bem utilizada para tranquilizar o colaborador e diminuir a ansiedade do momento, garantindo o bem-estar mental do funcionário.
Uma forma interessante para criar rapport é fazer perguntas básicas no começo. Elas podem ser um simples “como vai sua família?” ou até mesmo falar sobre a temperatura.
Essas simples perguntas ajudam a amenizar o clima do momento. Além disso, elas permitem que o colaborador ofereça respostas de forma espontânea.
5. Realize conversas one-to-one
Muitas empresas optam por fazer uma reunião com toda a equipe para obter um parecer sobre o ambiente de trabalho. Assim, elas podem fazer as perguntas para todos e, às vezes, agilizar o processo.
Realizar uma reunião com todo mundo pode não ser o método mais eficaz. Nesse momento, muitos colaboradores se mantêm em silêncio por não se sentirem confortáveis para dar respostas.
Por isso, é mais eficiente conversar individualmente, onde é fácil obter as respostas de cada colaborador, criar uma conexão com ele e fazer com que o profissional se sinta valorizado.
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6. Peça feedbacks de forma anônima
Em alguns ambientes de trabalho, os colaboradores podem ter receio de dar esse retorno. Por isso, pode ser mais eficiente pedir essa resposta dos funcionários de forma anônima.
Para isso, a equipe de RH pode implantar uma simples pesquisa de satisfação e enviar um formulário para os funcionários responderem de forma anônima.
Dessa forma, eles podem se sentir mais confortáveis para oferecer esse retorno e fornecer respostas valiosas para a empresa analisar e melhorar os processos.
Ao seguir essas dicas, você conseguirá pedir um feedback estratégico dos seus colaboradores! Assim, será possível usar as respostas para melhorar todo o ambiente de trabalho na empresa.
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