Promover o bem-estar coletivo como estratégia de Gestão de Pessoas e RH

A cada ano, segundo dados da OMS e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são prejudicados devido à presença de depressão e ansiedade, acarretando um custo econômico global de quase 1 trilhão de dólares. Essa informação faz um alerta para os profissionais de Gestão de Pessoas e RH: é preciso promover o bem-estar coletivo na empresa. 

Por isso, neste texto, nós da Allya mostraremos como a organização pode exercer um impacto direto no bem-estar e na saúde mental dos colaboradores, tanto na vida pessoal quanto profissional. Confira a seguir!

O que é bem-estar coletivo?

O bem-estar coletivo refere-se à saúde mental, física e financeira de uma comunidade ou grupo de pessoas, diferenciando-se do bem-estar individual. 

Esse conceito é influenciado por vários elementos, como solidariedade, empatia, qualidade de vida e saúde mental de cada indivíduo. As características fundamentais do bem-estar coletivo são:

  • Solidariedade: praticar a solidariedade beneficia tanto o bem-estar coletivo quanto o individual, reduzindo os níveis de estresse e estimulando mais energia.
  • Empatia: a empatia é o ponto de partida para a solidariedade, permitindo que as pessoas se coloquem no lugar umas das outras e compreendam suas necessidades.
  • Qualidades de caráter: ética, liderança, mindfulness, curiosidade, coragem e resiliência são qualidades que contribuem para o bem-estar coletivo, por promoverem uma mudança de valores de “é bom para mim” para “é bom para todos”.
  • Interconexão e interdependência: no cenário atual, é crucial reconhecer a interconexão e interdependência entre pessoas, segmentos e assuntos para alcançar o bem-estar coletivo.
  • Autocuidado: priorizar o autocuidado é essencial para o bem-estar coletivo, pois fomenta a vulnerabilidade e capacita as pessoas em suas jornadas de autocuidado.

👉 Saiba se os seus benefícios atendem às necessidades dos colaboradores!

Como promover o bem-estar coletivo na empresa?

Promover o bem-estar coletivo na empresa é uma estratégia-chave na Gestão de Pessoas e RH, já que visa melhorar a qualidade de vida e a felicidade dos funcionários, tanto individualmente quanto como equipe. Veja como:

1. Crie um ambiente positivo no local de trabalho

Estabelecer uma cultura organizacional que valoriza a confiança e o respeito é fundamental para criar um ambiente de trabalho positivo. 

Para isso, incentive a transparência, a abertura ao diálogo e o reconhecimento mútuo nesse processo. 

2. Incentive a diversidade e a inclusão 

A diversidade e a inclusão são elementos essenciais para a inovação e o sucesso organizacional. Portanto, é preciso promover a diversidade cultural, de gênero, habilidades e experiências para criar um ambiente de trabalho mais enriquecedor e estimulante. 

3. Melhore a comunicação com feedbacks

Uma comunicação eficaz contribui para um ambiente de trabalho positivo e colaborativo. Sendo assim, busque implementar sistemas regulares de feedback possibilitando o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.

4. Implemente políticas e práticas de bem-estar 

O bem-estar geral dos colaboradores influência o sucesso a longo prazo da empresa. Dessa forma, procure implementar políticas e práticas que apoiem a saúde física, mental e financeira dos funcionários, demonstrando compromisso com o seu bem-estar. 

5. Ofereça benefícios de bem-estar

A oferta de benefícios que promovem o bem-estar dos trabalhadores é uma vantagem competitiva para as empresas, como a plataforma de bem-estar financeiro da Allya

Essa plataforma oferece, por exemplo, descontos em terapia online para o bem-estar mental, em academias para o bem-estar físico e em diversas compras para o bem-estar financeiro, entre outros descontos. 

Pensar no bem-estar coletivo na empresa é importante para empresas que desejam melhorar a produtividade, aumentar a motivação dos trabalhadores e reter talentos. Conte com a Allya para promover o bem-estar geral dos seus colaboradores! 

Se quiser receber conteúdos como esse no seu e-mail, aproveite para assinar a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *