3 pilares do bem-estar no trabalho: mental, físico e financeiro

Nos tempos atuais, o grande desafio dos RHs é promover o bem-estar no trabalho, seja ele presencial ou remoto. Por isso, é notável que o cansaço mental, desânimo físico e problemas financeiros atrapalhem o desempenho dos profissionais no dia a dia. 

Mas nós iremos contar como os 3 pilares do bem-estar que vão deixar seus colaboradores mais felizes e, consequentemente, mais produtivos. Confira a seguir! 

O que é bem-estar no trabalho?

O bem-estar no trabalho é um conjunto de ações e estratégias criadas, principalmente pela área de Recursos Humanos, para aumentar a motivação e a satisfação no ambiente profissional. 

Dessa forma, a empresa consegue motivar e engajar os colaboradores para exercerem suas atividades diárias, além de garantir segurança mental, disposição física e bem-estar financeiro.

Por que é importante o RH se preocupar com o bem-estar?

Antes, o setor de RH tinha como prioridade os benefícios corporativos para alimentação, refeição, transporte, entre outros itens. Mas no momento atual que estamos vivendo, o comportamento dos colaboradores mudou e essa área precisou atender essas novas necessidades. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Consultoria Global AON, as novas prioridades são:  

  • 32% das empresas têm como prioridade a criação de programas de bem-estar emocional;
  • 31% se preocupam em criar programas de saúde física;
  • 23% das empresas desejam promover o bem-estar financeiro dos colaboradores.

As prioridades mudaram porque as empresas perceberam que as preocupações vão muito além de benefícios que proporcionam uma boa alimentação ou a locomoção entre a casa e o trabalho, por exemplo.  

Bem-estar no trabalho: mental, físico e financeiro

Bom, mas como gerar o bem-estar dos funcionários de uma maneira muito mais ampla? 

  1. O primeiro passo é procurar medir o nível de bem-estar dos profissionais e entender como sua empresa está em relação a isso;
  2. depois, você precisa reservar um tempinho para investir no bem-estar dos seus colaboradores

Então, comece a planejar já!

Agora é a hora de promover e incentivar os 3 pilares do bem-estar (mental, físico e financeiro) dos seus funcionários. Detalhamos como você pode realizar cada um deles, logo abaixo!

Como promover o bem-estar mental no trabalho?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017, indicou que as empresas são responsáveis por promover a saúde mental dos funcionários.

Desde então, algumas empresas passaram a se preocupar com esse tema e perceberam que os problemas relacionados à saúde mental geram a perda de produtividade e, consequentemente, interferem nos resultados

Nossas dicas para promover o bem-estar mental dos colaboradores são:

  • oferta de programas de saúde mental;
  • terapias online;
  • palestras com essa temática com todos os funcionários;
  • entre outros.  

Como promover o bem-estar físico no trabalho?

O funcionário que pratica exercícios físicos apresenta uma série de benefícios à saúde, como baixos níveis de estresse, aumento da disposição, eleva a autoestima, mantém o foco e se sente mais positivo na vida pessoal e profissional.

Um estudo da Universidade Columbia (EUA) identificou que o tempo mínimo de atividade física necessário é de 30 minutos diários para compensar 1 dia inteiro dos profissionais que trabalham sentados.

Portanto, as empresas podem oferecer ações de bem-estar físico por meio de benefícios que estimulem a prática de atividades físicas, como acesso a academias, estúdios, aulas virtuais, entre outras atividades.

Como promover o bem-estar financeiro no trabalho?

Mais de 63,2 milhões de pessoas estão com o “nome sujo” no Serasa e isso pode afetar sua empresa de alguma maneira. Entenda a seguir!

Uma pesquisa da Creditas e do Ibope Inteligência revelou que o endividamento prejudica a performance dos funcionários nas empresas e, como consequência, os índices de rotatividade crescem porque os profissionais buscam novos empregos na tentativa de quitarem as dívidas.

Mas os RHs das empresas podem mudar esse cenário e manter esses talentos oferecendo programas e benefícios que promovam o bem-estar financeiro aos profissionais, a fim de organizarem melhor as finanças, criarem um planejamento financeiro e economizarem para o futuro.

Portanto, nossa dica é disponibilizar uma plataforma de benefícios corporativos, como a Allya que oferece descontos nos gastos diários dos colaboradores, ajudando o salário render muito mais. 💸

Gostou de saber como promover os 3 pilares do bem-estar no trabalho? Agora é só colocar em prática! Conte com a Allya!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';