Motivação e satisfação no trabalho: qual a diferença?

Não é a mesma coisa! Se você pensou que motivação e satisfação no trabalho são sinônimos, então precisamos dizer que você se enganou. Mas calma! Os dois termos são importantes para sua empresa e, por isso, nós da Allya vamos contar quais as diferenças entre eles. Também vamos contar o que motiva os colaboradores dentro da empresa. Leia!

O que são motivação e satisfação no trabalho?

Vamos começar explicando o que é motivação e satisfação no trabalho para você entender como esses sentimentos são importantes para sua empresa.

A motivação no trabalho é um sentimento que move a vontade de estar em um determinado emprego, ou seja, é o desejo diário de cumprir todas as metas e entregar os resultados estipulados.

A satisfação é uma percepção do profissional em relação ao que ele espera do seu trabalho e aquilo que está recebendo em troca, como ambiente de trabalho positivo, iniciativas que cuidem da sua saúde mental, salário compatível com o mercado, benefícios e outros.

Qual a diferença entre motivação e satisfação no trabalho? 

A motivação é o impulso que engaja os profissionais a buscarem um bom desempenho, muitas vezes é estimulado por um feedback positivo, um bônus ou uma promoção. Já a satisfação é o sentimento de contentamento e bem-estar relacionado ao seu trabalho que resulta da valorização percebida pelo profissional.

Assim. de modo geral, pode-se dizer que a motivação tem a ver com o desempenho e o resultado dos profissionais em troca de um feedback positivo, um bônus ou uma promoção, por exemplo.

Já a satisfação gera um sentimento do resultado da felicidade ou infelicidade, dependendo da valorização que o profissional sente por parte da empresa.

Sendo assim, a grande diferença é que a motivação depende mais do profissional e a satisfação é a percepção causada pela empresa. Sabe quando o colaborador diz: “Será que essa empresa me valoriza?”. Então, é isso!

Como a motivação e a satisfação interferem no desempenho dos funcionários?

Já tem um tempinho que as empresas começaram a perceber que funcionários motivados e satisfeitos são mais produtivos e entregam melhores resultados.

“Colaboradores felizes, empresas contentes”, lembra? Então, é preciso criar estratégias que colaborarão com a motivação e a satisfação dos seus funcionários.

Esses sentimentos dos profissionais impactam o desempenho no trabalho, gerando resultados negativos quando estão desmotivados ou insatisfeitos. Por isso, vamos contar o que você pode fazer para reverter essa situação a seguir.

Qual a importância da motivação no ambiente de trabalho?

É imprescindível que as empresas se preocupem com a motivação no ambiente de trabalho, já que todos saem ganhando.

Se os funcionários estão motivados, então terão bom desempenho, entregarão resultados e ganharão mais feedbacks positivos.

Por consequência, as empresas passam a ter mais produtividade, mantém talentos, diminuem a taxa de turnover, criam um clima organizacional positivo, entre outros benefícios.

Qual a importância da satisfação dos colaboradores?

Saber o nível de satisfação dos funcionários é muito importante para entender o que precisa ser melhorado dentro da empresa.

Por isso, converse com os profissionais e faça pesquisas de clima organizacional para saber se eles se sentem satisfeitos com o cargo de trabalho, benefícios corporativos, programas de incentivo e plano de carreira.

Além de oferecer um bom salário, de acordo com o nível do colaborador, você pode oferecer benefícios que promovam bem-estar financeiro, por exemplo.

O que motiva uma pessoa a trabalhar em uma empresa?

Promover ações positivas no trabalho aumentam a motivação e o nível de satisfação dos funcionários. 

Resumidamente, as empresas que geram mais oportunidades, criam um ambiente mais inclusivo, promovem o bem-estar mental, físico e financeiro, entre outras atitudes, contam com colaboradores mais motivados, satisfeitos e engajados.

Então, o RH pode criar programas de benefícios eficientes que impactam diretamente a vida do colaborador, dentro e fora da empresa.

Para isso, nossa dica é a plataforma da Allya que oferece descontos exclusivos em diversos estabelecimentos por todo o Brasil nas categorias de saúde & bem-estar, farmácias, educação, serviços, lazer, comer & beber e e-commerces & lojas.

Gostou de saber a diferença entre motivação e satisfação no trabalho? Agora já sabe o que fazer para deixar os funcionários mais motivados e satisfeitos dentro da empresa!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *