Análise de sentimento para ajudar na escolha dos benefícios corporativos

No cenário corporativo atual, a gestão de Recursos Humanos é muito mais do que apenas administrar folhas de pagamento e processos de contratação. É uma área dinâmica que busca constantemente formas de melhorar o bem-estar dos colaboradores, visando aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho. Uma ferramenta poderosa usada nesse processo, inclusive, é a análise de sentimentos. 

Neste artigo, nós da Allya, exploraremos o que a análise de sentimentos realmente é, sua importância para as empresas e como essa análise pode contribuir na escolha dos melhores benefícios corporativos na empresa. Acompanhe!

O que é análise de sentimento no ambiente de trabalho?

A análise de sentimento no ambiente de trabalho refere-se ao processo de avaliar as opiniões, emoções e atitudes dos funcionários em relação à empresa, ao trabalho e aos colegas. 

Esse processo pode ser realizado por meio de pesquisas, análise de dados de comunicação interna, feedbacks individuais e outras ferramentas disponíveis no mercado.

Atualmente, a técnica tem sido explorada a partir da inteligência artificial, que em conjunto com a interpretação humana, tende a trazer bons resultados e a demandar menos tempo da equipe de RH. 

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Como fazer uma análise de sentimento na empresa?

Para realizar uma análise de sentimento é essencial adotar uma abordagem estruturada, que permita capturar e interpretar os sentimentos dos colaboradores em relação à empresa e à equipe com a qual trabalha.

A boa notícia é que existem várias ferramentas e métodos disponíveis para facilitar esse processo, cada um com suas vantagens e aplicabilidades. Abaixo, citamos algumas das principais ferramentas:

1. Pesquisas manuais de engajamento e satisfação

Realizar pesquisas regulares de engajamento e satisfação dos funcionários de maneira manual, é uma maneira direta de coletar feedback

Perguntas abertas e fechadas podem ser incluídas para avaliar diferentes aspectos, desde o ambiente de trabalho até a satisfação com a liderança, por exemplo.

2. Análise de feedbacks e comentários

Monitorar as interações dos funcionários em plataformas internas, como e-mails, fóruns ou redes sociais corporativas, pode fornecer insights valiosos sobre os sentimentos e preocupações da equipe de forma coletiva.

3. Análise de Redes Sociais

Além das plataformas internas, monitorar as redes sociais externas pode oferecer uma visão mais ampla da reputação da empresa e do sentimento dos funcionários.

pesquisa Allya

4. Net Promoter Score de funcionários (eNPS)

Por fim, o eNPS, é uma métrica que mede a disposição dos funcionários em recomendar a empresa como um lugar para se trabalhar. O cálculo é feito com base em uma pergunta simples, como “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esta empresa como um lugar para se trabalhar?”. 

Um eNPS positivo sugere um ambiente de trabalho saudável e funcionários engajados, uma nota baixa, no entanto, pode indicar a necessidade de melhorias.

O que a análise de sentimento avalia?

A análise de sentimento avalia uma variedade de aspectos. Entre eles estão: 

  • satisfação no trabalho e com a empresa;
  • engajamento e motivação;
  • percepção da cultura organizacional;
  • relacionamento com colegas e liderança;
  • expectativas em relação ao futuro da empresa;
  • níveis de estresse e bem-estar no trabalho.

Assim, ao combinar diferentes métodos e ferramentas, as empresas podem obter uma compreensão abrangente do sentimento dos funcionários. Além disso, também é possível identificar áreas de melhoria para promover um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

A importância da ferramenta para o ambiente corporativo

Entender o sentimento dos colaboradores é fundamental para a gestão eficaz de recursos humanos. Quando os funcionários se sentem valorizados, ouvidos e apoiados, por exemplo, estão mais propensos a se dedicar ao trabalho. Além disso, tendem a ser mais criativos e permanecer na empresa por mais tempo. 

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela consultoria Robert Half, 89% das companhias já reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores. 

A pesquisa também destaca que os gestores que reconhecem essa ligação notam colaboradores mais produtivos, inovadores e criativos. Assim como mais cooperativos com colegas de equipe, leais à empresa e até mesmo motivados a superar as expectativas e metas estabelecidas.

Redução da rotatividade

Por outro lado, colaboradores insatisfeitos podem impactar negativamente o ambiente de trabalho, causando desmotivação, alta rotatividade e queda na produtividade.

De acordo com um estudo da Robert Half, o Brasil lidera o índice de rotatividade no mundo, com uma taxa de turnover chega a 56%, superando países como Reino Unido, França e Bélgica.

Nesse contexto, a análise de sentimento torna-se uma ferramenta importante para medir o nível de satisfação dos colaboradores e permitir o desenvolvimento de melhorias, como a inclusão de benefícios corporativos mais assertivos.    

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Ajuda na escolha de benefícios corporativos

Um dos principais benefícios da análise de sentimento dos funcionários é sua capacidade de informar a seleção dos melhores benefícios corporativos. 

Ao compreender as necessidades, preferências e preocupações dos colaboradores, o departamento de RH pode personalizar os pacotes de benefícios para atender às demandas específicas da equipe.

Por exemplo, se a análise de sentimento revelar que os funcionários estão enfrentando dificuldades financeiras, o RH pode priorizar benefícios relacionados ao bem-estar financeiro, como programas de educação financeira, planos de aposentadoria e descontos em serviços. 

É neste ponto que a Allya se destaca como uma solução valiosa. A plataforma de bem-estar financeiro oferece milhares de descontos de produtos e serviços, como saúde, estudos, academia, terapia e muito mais.

Ao proporcionar aos colaboradores acesso a esses descontos, os benefícios ajudam a aliviar o estresse financeiro e promovem uma maior qualidade de vida à pessoa. 

Esse bem-estar reflete-se no ambiente corporativo, resultando em profissionais mais produtivos e engajados.

Agora você já conhece mais sobre a análise de sentimento e como ela pode colaborar com a escolha do benefício corporativo, inscreva-se em nossa newsletter para receber mais insights sobre Recursos Humanos, bem-estar financeiro e benefícios corporativos.

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Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

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