Colaboradores querem mais saúde mental e satisfação no trabalho

Atualmente, encontrar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal se tornou uma prioridade para muitos trabalhadores. Essa vontade tem forte relação com uma pesquisa recente que indicou que 86% dos funcionários estariam dispostos a trocar de emprego em busca de uma melhor saúde mental e mais satisfação no trabalho.

Nós da Allya contaremos mais sobre essa pesquisa e como o RH pode melhorar a saúde mental e a satisfação dos profissionais na empresa. Confira a seguir!

Trocar de emprego por saúde mental e satisfação no trabalho

De acordo com uma pesquisa, publicada na Exame, conduzida pela Infojobs, 86% dos participantes considerariam trocar de emprego em busca de melhor saúde mental e maior satisfação no trabalho. 

O estudo foi conduzido online, com a participação de 2.017 indivíduos, incluindo profissionais de RH e gestão de pessoas, no Brasil, com idades variando de 17 a 60 anos, durante os meses de agosto e setembro deste ano.

A pesquisa revelou que 61% dos participantes não experimentam satisfação ou felicidade em seus empregos, e uma grande maioria, 76%, conhece alguém que teve que se afastar do trabalho por motivos relacionados à saúde mental.

👉 Entenda melhor o que é felicidade corporativa e como promovê-la! 

O que os profissionais de RH podem aprender com essa pesquisa?

Os profissionais de Recursos Humanos podem aprender diversos ensinamentos com essa pesquisa realizada pela Infojobs. São eles:

  • Importância da saúde mental: o estudo destaca que a saúde mental é crucial para a empregabilidade, e sem ela, é difícil manter um emprego.
  • Insatisfação no trabalho: a maioria dos funcionários não se sente satisfeitos ou felizes no trabalho, o que deve ser um alerta para os profissionais de RH.
  • Conscientização sobre saúde mental: muitos entrevistados conhecem alguém que teve que se afastar do trabalho por motivos de saúde mental, ressaltando a importância da conscientização e do apoio a questões de saúde mental no ambiente de trabalho.
  • Necessidade de estratégias de bem-estar: os profissionais de RH devem desenvolver estratégias para melhorar o bem-estar geral dos colaboradores no dia a dia de trabalho e na vida pessoal.
saúde mental dos funcionários Allya

Como melhorar a saúde mental e a satisfação dos funcionários?

Para melhorar a saúde mental e a satisfação no trabalho, os profissionais de RH podem realizar ações que podem contribuir positivamente pela saúde mental e bem-estar geral dos colaboradores. Veja quais são:

1. Realizar pesquisas de satisfação

Realizar regularmente pesquisas de satisfação dos funcionários para avaliar seu nível de contentamento no trabalho.

2. Promover uma cultura organizacional positiva

Promover uma cultura organizacional positiva e inclusiva que valorize a diversidade e cultive a empatia entre os colaboradores. Por exemplo, a implementação de programas que visem a diversidade, como recrutamento de equipes diversas e iniciativas para criar um ambiente inclusivo.

3. Oferecer recursos para terapia

Oferecer recursos de apoio à saúde mental, como terapia, aconselhamento e treinamento de gerenciamento do estresse. A plataforma de bem-estar financeiro da Allya, por exemplo, é uma ótima opção para economizar e incentivar o acesso à terapia online e às academias, beneficiando o bem-estar mental, físico e financeiro.

4. Criar oportunidades de desenvolvimento profissional

Proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional e crescimento pessoal para que os funcionários se sintam realizados em seus cargos.

5. Implementar um programa de bem-estar 

Implementar um programa de bem-estar no local de trabalho que ofereça recursos para apoiar tanto a saúde física quanto mental dos colaboradores.

6. Promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Adotar políticas e práticas que promovam um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Como oferecer horários flexíveis ou trabalho remoto para permitir que os funcionários ajustem suas horas de trabalho de acordo com suas necessidades pessoais.

Como está a satisfação no trabalho e bem-estar geral dos seus colaboradores? A missão da Allya é promover o bem-estar mental, físico e financeiro por meio da nossa plataforma com milhares de descontos. Conte com a gente! Assine também a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *