Pesquisa de satisfação no ambiente de trabalho é importante!

Um dos grandes, e talvez mais difíceis, desafios dos RHs é saber como gerar motivação aos colaboradores. Pensando nisso, nós da Allya vamos contar a importância de fazer uma pesquisa de satisfação no ambiente de trabalho para entender os pontos positivos e negativos na empresa. 

Quer saber mais? Então leia nosso post até o final!

O que é pesquisa de satisfação no ambiente de trabalho?

Primeiramente, se você não sabe o que é uma pesquisa de satisfação no ambiente de trabalho, acalme-se! Nós vamos acabar com essa dúvida.

Possivelmente, muitas empresas apresentam questionários e formulários para identificar o índice de satisfação dos clientes. Portanto, assim como a empresa se preocupa com a satisfação do cliente, também é preciso se preocupar com esse nível em relação aos funcionários. 

Além disso, sabemos que a motivação e satisfação no trabalho estão relacionadas com a produtividade e a qualidade dos resultados dos profissionais. 

Por que é importante esse tipo de pesquisa para a empresa?

O RH pode até saber de muitas coisas sobre a empresa, mas não consegue adivinhar o que os funcionários acham sobre a organização. Nessas horas faz falta uma bola de cristal, né?

Então, o jeito é ouvir o que os colaboradores têm a dizer! Seja em formato de pesquisa online, impressa em papel, realizada por softwares, enfim, precisa ser feita!

O principal objetivo desse tipo de pesquisa é a utilização das respostas e resultados para melhorias para o bem-estar dos profissionais e para o crescimento da empresa. 

Deu para perceber a importância desse tipo de pesquisa no trabalho até aqui, né? Então vamos seguir adiante!

Tipos de pesquisa de satisfação para realizar no trabalho

Se você se interessou pela pesquisa de satisfação, então nós vamos dar algumas dicas de temas para serem abordados nos questionários. São eles:

Pesquisa de clima organizacional

Nada de climão na empresa! Faça pesquisas de satisfação sobre o clima organizacional no dia a dia, seja presencial ou remoto.

Assim, o profissional de RH pode criar perguntas que abordam:

  • relacionamento com líderes e colegas;
  • expectativas em relação ao futuro na empresa;
  • nível de estresse;
  • se a quantidade de demandas está pesada;
  • entre outras questões.

Dessa forma, os setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas irão identificar os erros que precisam ser corrigidos para criar um ótimo clima organizacional na empresa.

Pesquisa de satisfação de benefícios

Para identificar se a oferta dos benefícios está impactando positivamente a vida dos profissionais também é preciso de uma pesquisa de satisfação. Afinal, será que o benefício de vale-refeição está realmente ajudando a rotina de trabalho do colaborador?

Para isso, a melhor maneira para acabar com esse questionamento é perguntando o que o funcionário acha sobre o pacote de benefícios oferecidos. 

Pesquisa de avaliação de eventos

Fez um evento na empresa e não sabe se os colaboradores gostaram? Então crie um formulário específico sobre esse acontecimento para descobrir a verdade!

Pode ser sobre a festa de confraternização da empresa, um evento institucional, uma data comemorativa, entre outros. 

Assim, o RH consegue identificar o que o pessoal mais gostou e o que não curtiram para garantir que a próxima celebração será melhor ainda!

Pesquisa de bem-estar financeiro

A pesquisa de bem-estar financeiro é indicada para saber a relação dos colaboradores com o dinheiro, se é positiva ou negativa. 

Esses resultados também estarão relacionados com o bem-estar da empresa, já que níveis baixos de bem-estar financeiro impactam a produtividade, motivação, engajamento e os resultados dos profissionais. 

Então, procure avaliar esse índice para oferecer programas e benefícios que melhorem a vida financeira dos funcionários, por exemplo, a plataforma de descontos da Allya que faz o salário render no final do mês. 

Já sabe a importância da pesquisa de satisfação no ambiente de trabalho, né? Agora é só aplicar e utilizar os resultados para melhorar a vida dos colaboradores e da empresa!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *