Incentivo para estudar: 8 dicas para apoiar seus colaboradores

Para atrair e manter talentos na empresa, muitas instituições desejam se destacar e, para isso, oferecem benefícios corporativos diferenciados. Ao perceber que diversos profissionais precisam de motivação e um incentivo para estudar, as organizações buscam por benefícios relacionados com a educação. 

Quer saber como incentivar os estudos dos seus funcionários e capacitá-los ainda mais para exercerem suas funções na empresa? Então leia esse artigo completo que nós da Allya preparamos para você!

A importância de criar incentivo para estudar na empresa

Criar incentivos para o estudo dentro de uma empresa é uma estratégia fundamental para promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores e para o crescimento sustentável da própria organização

Existem várias razões para criar um incentivo para estudar na empresa. Entre eles, destacamos:

Desenvolvimento de habilidades

O ambiente de trabalho está em constante evolução, com novas tecnologias, metodologias e práticas surgindo regularmente. Investir no estudo e na capacitação dos colaboradores permite que eles adquiram as habilidades necessárias para enfrentar esses desafios em um ritmo acelerado.

Atração e retenção de talentos

Oferecer oportunidades de estudo e desenvolvimento demonstra um compromisso com o crescimento profissional dos colaboradores. Isso não apenas atrai talentos que buscam crescimento contínuo, mas também ajuda a reter os funcionários existentes, que se sentirão valorizados e investidos pela empresa.

Inovação e adaptação

Colaboradores capacitados e atualizados são mais propensos a trazer novas ideias e abordagens para o ambiente de trabalho. Ao promover o estudo, as empresas incentivam a inovação e a capacidade de adaptação às mudanças no mercado.

Melhoria do desempenho

Funcionários que se mantêm atualizados tendem a ser mais produtivos e eficientes em suas funções. O conhecimento adquirido por meio do estudo pode levar a processos aprimorados, melhores práticas e resultados superiores.

Cultura organizacional forte

Ao criar uma cultura que valoriza o aprendizado contínuo, as empresas podem estabelecer um ambiente onde os colaboradores se sintam encorajados a buscar o autodesenvolvimento. Isso contribui para uma cultura de crescimento, colaboração e excelência.

Preparação para futuras demandas

Investir no estudo prepara os colaboradores para assumir novas responsabilidades e cargos à medida que a empresa cresce e evolui. Isso ajuda a garantir que a empresa tenha uma força de trabalho qualificada pronta para enfrentar os desafios futuros.

Como criar incentivo para estudar? 

Existem várias maneiras de criar incentivos para estudar dentro de uma empresa, como:

  • oferecer programas de treinamento;
  • workshops;
  • bolsas de estudo;
  • tempo de estudo remunerado;
  • programas de mentoria;
  • oportunidades de progressão na carreira vinculadas à aquisição de novas habilidades. 

O importante é que esses incentivos sejam acessíveis, relevantes e alinhados aos objetivos da empresa e às necessidades individuais dos colaboradores. Ao fazer isso, as empresas podem colher os benefícios de uma força de trabalho capacitada e motivada, pronta para enfrentar os desafios do mundo empresarial em constante mudança.

Ofereça benefícios corporativos para estudar

Você conhece os benefícios corporativos que oferecem descontos em cursos de graduação, pós-graduação, MBA, especialização e idiomas? 

Além disso, esse incentivo se estende para os dependentes dos colaboradores, portanto, é possível pagar a mensalidade dos filhos com os nossos parceiros de desconto em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Sem dúvidas, essa é uma ótima forma de oferecer incentivos educacionais aos funcionários. 

Nem todas as empresas têm condições de oferecer bolsas de estudo, sejam totais ou parciais, a todos os colaboradores. Então, os benefícios de descontos são excelentes opções para as empresas que querem investir na capacitação dos seus talentos.

A Allya é uma plataforma de descontos que disponibiliza cupons para os profissionais utilizarem em todos os tipos de compras, inclusive nos estudos. O colaborador pode estudar o que deseja, pagar as mensalidades com desconto, economizar dinheiro e ainda ganhar conhecimento para melhorar seu currículo. Demais, né? 

Implemente uma biblioteca na empresa

Ter apenas uma estante de livro para enfeitar a empresa não é uma estratégia eficiente. Se você possui esse móvel com diversos livros, então incentive os seus funcionários a criarem o hábito da leitura

A leitura nos faz estudar, aprimorar nossos conhecimentos sobre determinado assunto, relaxar, ter um momento de reflexão, ampliar nosso vocabulário, ter contato com outras culturas e favorecer nossas habilidades de interpretação. 

Sem dúvidas, ler faz bem para a nossa mente e pode nos ensinar sobre diversos assuntos, inclusive sobre a área de atuação da empresa. Portanto, se possível, monte uma estante cheia de livros ou vá mais além e implemente uma biblioteca na empresa. 

Essa biblioteca pode ter livros de diversos assuntos, como:

  • negócios;
  • gestão de pessoas;
  • Recursos Humanos;
  • finanças;
  • marketing;
  • entre outros temas.

Se os profissionais da sua empresa trabalham em home office, então é possível criar uma biblioteca virtual com diversos livros disponíveis para download. Assim os trabalhadores podem ler em momentos de descontração e relaxamento.

Crie um clube de leitura e de estudos

Toda pessoa que ama ler deseja compartilhar uma dica de leitura com outros apaixonados por livros. Por isso, montar um clube de leitura na empresa pode ser uma ótima forma de criar um incentivo para estudar. 

Isso porque um clube do livro estimula a interação e o compartilhamento de visões com outras pessoas. Dessa forma, os debates sobre os livros são uma ótima oportunidade para buscar conteúdo e fomentar diferentes opiniões.

Além disso, os clubes de estudos também podem ser criados nas empresas, principalmente por estagiários ou profissionais que estejam estudando o mesmo curso. 

Os funcionários que desejam estudar assuntos similares podem se reunir em horários de intervalo, após o expediente ou nos finais de semana, inclusive antes de dias de provas na faculdade, por exemplo, para trocar ideias a respeito da temática. 

Indique cursos online 

O setor de RH, Comunicação Interna e Marketing podem se reunir para criar listas de indicações de cursos online, gratuitos ou pagos. Essas informações podem ser divulgadas semanal, mensalmente ou sempre que encontrarem cursos interessantes para os colaboradores. 

Além disso, a área de RH pode se mostrar solicita ao permitir que os profissionais tenham liberação para participarem dos cursos. Os horários de entrada e saída podem ser modificados até o final do curso. 

Se os líderes ou gestores identificarem algum curso online que pode contribuir para o conhecimento e desenvolvimento dos trabalhadores em determinado assunto, então podem informar ao RH que em determinado dia e horário todos estarão estudando juntos. 

O setor de Recursos Humanos e Comunicação devem estar atentos aos cursos online para cada área específica. Somente assim é possível divulgar essas informações para o funcionário e, se o curso atender às necessidades da empresa, solicitar a sua liberação para participarem do curso durante o seu horário de expediente.

Estimule a ida aos eventos corporativos

A ida a determinado evento corporativo pode ser um início de um incentivo para estudar. Afinal,  nesses eventos existem diversos profissionais que são exemplo de inspiração para os colaboradores. 

Além disso, os temas debatidos nos eventos podem estimular a vontade de buscar capacitação profissional nos funcionários. Por isso, incentive a ida aos eventos e, em determinados casos, invista financeiramente na participação dos trabalhadores em eventos corporativos.

Existem diversas feiras, congressos, simpósios, reuniões-almoço, encontros de negócios e workshop que geram conteúdos importantes para se manter atualizado sobre as tendências de mercado de trabalho. Esses locais ainda são ótimos para trocar experiências com pessoas do mesmo ramo e avaliar a concorrência.

Conceda treinamentos de capacitação

Os treinamentos de capacitação oferecidos pelas empresas também podem ser um tipo de incentivo para estudar, já que os funcionários se sentem mais satisfeitos em ambientes que valorizam o aprendizado e estimulam o investimento em educação. 

Portanto, a empresa pode conceder treinamentos fora ou durante o horário de expediente para que esses conhecimentos contribuam nas atividades diárias.

Ofereça a opção de horários de trabalho flexíveis 

Oferecer horários flexíveis de trabalho é uma estratégia efetiva de incentivo para estudar, pois permite que os colaboradores tenham mais controle sobre seu tempo e possam conciliar suas responsabilidades profissionais e acadêmicas.

Estabeleça metas de desenvolvimento pessoal

Estabelecer metas de desenvolvimento pessoal envolve incentivar os colaboradores a identificar áreas de melhoria ou novas habilidades que desejam desenvolver, definindo metas específicas e mensuráveis. 

Ao oferecer suporte, como acesso a treinamentos, mentorias e coaching, a empresa demonstra seu compromisso com o desenvolvimento profissional de sua equipe. Além disso, realizar avaliações de desempenho dedicadas ao planejamento do desenvolvimento dos colaboradores permite acompanhar o progresso, ajustar estratégias e garantir que as metas sejam alcançadas de forma eficaz.

Esse processo não só fortalece as habilidades individuais, mas também contribui para o crescimento e sucesso da organização como um todo, promovendo um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo.

A empresa precisa liberar o funcionário para estudar segundo a lei?

De acordo com a legislação brasileira, existem alguns casos em que a empresa é obrigada a liberar o funcionário para estudar. A principal referência nesse sentido é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece algumas situações em que o empregador deve conceder a liberação para estudos.

Um desses casos é quando o empregado é menor de 18 anos, sendo movem aprendiz, e está cursando o ensino fundamental ou médio regular. Nessa situação, o empregador deve garantir a liberação do funcionário para que ele possa frequentar as aulas e cumprir os horários estabelecidos pela escola. 

É importante ressaltar que, nesses casos, a empresa não pode descontar o tempo em que o funcionário está na escola do salário ou das horas trabalhadas.

Em outras situações, a liberação para estudos pode depender de acordos, como a negociação de uma carga horária flexível ou o uso de férias ou licenças para estudo. Essas possibilidades podem variar de acordo com as políticas da empresa e outros fatores específicos.

É importante que o colaborador verifique a legislação aplicável ao seu caso específico e se informe sobre os direitos e obrigações relacionados à liberação para estudos.

E aí, agora você sabe como dar um incentivo para estudar para o seu quadro de funcionários. Que tal qualificar e motivar a equipe com essas iniciativas? Aproveite e assine a nossa newsletter para ler mais dicas como essas!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *