Os funcionários precisam de incentivo para estudar!

Para atrair e manter talentos na empresa, muitas instituições desejam se destacar e, para isso, oferecem benefícios corporativos diferenciados. Ao perceber que diversos profissionais precisam de motivação e um incentivo para estudar, as organizações buscam por benefícios relacionados com a educação. 

Quer saber como incentivar os estudos dos seus funcionários e capacitá-los ainda mais para exercerem suas funções na empresa? Então leia esse artigo completo que nós da Allya preparamos para você!

Como criar incentivo para estudar? 

Muitos profissionais buscam por um incentivo para estudar, principalmente quando estão entrando no mercado de trabalho ou quando se sentem desmotivados em determinado momento da carreira. 

Mas como é possível incentivar esses colaboradores, que podem não ter condições financeiras, quando são recém-contratados ou estão endividados, por exemplo? 

A motivação precisa vir de quem deseja aprimorar seus conhecimentos e melhorar seu currículo. Porém, os RHs podem criar estratégias para incentivar os estudos dos seus funcionários.  

Como a empresa pode incentivar os estudos?

Se você possui colaboradores que precisam de um incentivo para estudar, então precisa saber quais as ações que vão motivá-los a buscar conhecimento e torná-los profissionais mais capacitados. Confira abaixo, as melhores dicas para colocar em prática!

1. Ofereça benefícios corporativos para estudar

Você conhece os benefícios corporativos que oferecem descontos em cursos de graduação, pós-graduação, MBA, especialização e idiomas? 

Além disso, esse incentivo se estende para os dependentes dos colaboradores, portanto, é possível pagar a mensalidade dos filhos com os nossos parceiros de desconto em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Sem dúvidas, essa é uma ótima forma de oferecer incentivos educacionais aos funcionários. 

Nem todas as empresas têm condições de oferecer bolsas de estudo, sejam totais ou parciais, a todos os colaboradores.Então, os benefícios de descontos são excelentes opções para as empresas que querem investir na capacitação dos seus talentos.

A Allya é uma plataforma de descontos que disponibiliza cupons para os profissionais utilizarem em todos os tipos de compras, inclusive nos estudos. O colaborador pode estudar o que deseja, pagar as mensalidades com desconto, economizar dinheiro e ainda ganhar conhecimento para melhorar seu currículo. Demais, né? 

2. Implemente uma biblioteca na empresa

Ter apenas uma estante de livro para enfeitar a empresa não é uma estratégia eficiente. Se você possui esse móvel com diversos livros, então incentive os seus funcionários a criarem o hábito da leitura

A leitura nos faz estudar, aprimorar nossos conhecimentos sobre determinado assunto, relaxar, ter um momento de reflexão, ampliar nosso vocabulário, ter contato com outras culturas e favorecer nossas habilidades de interpretação. 

Sem dúvidas, ler faz bem para a nossa mente e pode nos ensinar sobre diversos assuntos, inclusive sobre a área de atuação da empresa. Portanto, se possível, monte uma estante cheia de livros ou vá mais além e implemente uma biblioteca na empresa. 

Essa biblioteca pode ter livros de diversos assuntos, como:

Se os profissionais da sua empresa trabalham em home office, então é possível criar uma biblioteca virtual com diversos livros disponíveis para download. Assim os trabalhadores podem ler em momentos de descontração e relaxamento.

livros de RH Allya

3. Crie um clube de leitura e de estudos

Toda pessoa que ama ler deseja compartilhar uma dica de leitura com outros apaixonados por livros. Por isso, montar um clube de leitura na empresa pode ser uma ótima forma de criar um incentivo para estudar. 

Isso porque um clube do livro estimula a interação e o compartilhamento de visões com outras pessoas. Dessa forma, os debates sobre os livros são uma ótima oportunidade para buscar conteúdo e fomentar diferentes opiniões.

Além disso, os clubes de estudos também podem ser criados nas empresas, principalmente por estagiários ou profissionais que estejam estudando o mesmo curso. 

Os funcionários que desejam estudar assuntos similares podem se reunir em horários de intervalo, após o expediente ou nos finais de semana, inclusive antes de dias de provas na faculdade, por exemplo, para trocar ideias a respeito da temática. 

4. Indique cursos online 

O setor de RH, Comunicação Interna e Marketing podem se reunir para criar listas de indicações de cursos online, gratuitos ou pagos. Essas informações podem ser divulgadas semanal, mensalmente ou sempre que encontrarem cursos interessantes para os colaboradores. 

Além disso, a área de RH pode se mostrar solicita ao permitir que os profissionais tenham liberação para participarem dos cursos. Os horários de entrada e saída podem ser modificados até o final do curso. 

Se os líderes ou gestores identificarem algum curso online que pode contribuir para o conhecimento e desenvolvimento dos trabalhadores em determinado assunto, então podem informar ao RH que em determinado dia e horário todos estarão estudando juntos. 

O setor de Recursos Humanos e Comunicação devem estar atentos aos cursos online para cada área específica. Somente assim é possível divulgar essas informações para o funcionário e, se o curso atender às necessidades da empresa, solicitar a sua liberação para participarem do curso durante o seu horário de expediente.

5. Estimule a ida aos eventos corporativos

A ida a determinado evento corporativo pode ser um início de um incentivo para estudar. Afinal,  nesses eventos existem diversos profissionais que são exemplo de inspiração para os colaboradores. 

Além disso, os temas debatidos nos eventos podem estimular a vontade de buscar capacitação profissional nos funcionários. Por isso, incentive a ida aos eventos e, em determinados casos, invista financeiramente na participação dos trabalhadores em eventos corporativos.

Existem diversas feiras, congressos, simpósios, reuniões-almoço, encontros de negócios e workshop que geram conteúdos importantes para se manter atualizado sobre as tendências de mercado de trabalho. Esses locais ainda são ótimos para trocar experiências com pessoas do mesmo ramo e avaliar a concorrência.

6. Conceda treinamentos de capacitação

Os treinamentos de capacitação oferecidos pelas empresas também podem ser um tipo de incentivo para estudar, já que os funcionários se sentem mais satisfeitos em ambientes que valorizam o aprendizado e estimulam o investimento em educação. 

Portanto, a empresa pode conceder treinamentos fora ou durante o horário de expediente para que esses conhecimentos contribuam nas atividades diárias.

E aí, agora você sabe como dar um incentivo para estudar para o seu quadro de funcionários. Que tal qualificar e motivar a equipe com essas iniciativas? Aproveite e assine a nossa newsletter para ler mais dicas como essas! 

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';