Como promover o bem-estar do funcionário na empresa?

Você já se questionou como é possível promover o bem-estar do funcionário na empresa? Calma! Você, RH, não está sozinho nessa! 

Essa atividade entrou na lista das principais prioridades das organizações nos últimos meses, segundo um estudo global feito pela Salesforce. Por isso, para ajudar você nesse desafio para 2021, nós da Allya vamos dar algumas dicas sobre o que fazer para melhorar o bem-estar dos colaboradores no trabalho. Confira!

O que é o bem-estar do funcionário na empresa?

Primeiramente, vamos começar explicando o que é o bem-estar do funcionário na empresa.

Esse conceito está relacionado aos 3 pilares dos colaboradores: mente, corpo e bolso.

Portanto, o bem-estar do profissional é o cuidado com a saúde mental, com o corpo físico e com as finanças dos profissionais

Assim, o RH tem papel fundamental em criar estratégias e executar as ações para promover esses três pilares no trabalho e fora dele. 

Como promover o bem-estar do funcionário?

Existem algumas ações que podem ser colocadas em prática pelo setor de Recursos Humanos e nós vamos indicar quais são elas, logo abaixo!

Cuide do ambiente de trabalho

Um dos fatores que impactam o bem-estar dos colaboradores é o ambiente de trabalho, seja presencial ou remoto. 

Por isso, procure atender todas as necessidades básicas dos profissionais no dia a dia, como ergonomia, iluminação, segurança e higiene. 

Se o regime de trabalho é home office, então procure saber se todos têm cadeira, mesa, computador, entre outros itens de escritório essenciais para realizar as atividades diárias.

Estimule o exercício físico

Não praticar esportes e ficar muito tempo sentado pode gerar doenças que precisam de afastamentos no trabalho, por exemplo. 

Sendo assim, estimule a prática de atividades físicas dentro ou fora da empresa para cuidar da saúde física dos profissionais

Uma boa solução é a oferta de parceria de descontos em academias para incentivar o funcionário, como por meio do benefício da Allya que oferece descontos em academias próximas do colaborador. 

Clima organizacional em dia!

O clima organizacional é fundamental para manter talentos dentro da empresa, então procure melhorá-lo sempre que possível. 

Faça pesquisas sobre o clima na empresa para determinar os pontos fortes e fracos apontados pelos colaboradores. Também, procure receber feedbacks dos profissionais e pense em melhorias para deixar os times mais motivados.

Invista em benefícios eficientes

Muitos funcionários estão insatisfeitos com os benefícios oferecidos pelas empresas por não acharem vantajoso utilizar ou por não ser eficiente no dia a dia. 

Por isso, repense sua política de benefícios e procure agradar a todos para não perder os talentos da sua empresa

Um benefício perfeito que engloba todas as categorias de consumo é o benefício de desconto da Allya, que oferece uma plataforma para o funcionário economizar com a alimentação, saúde, educação, lazer, entretenimento e muito mais.

Ofereça ajuda psicológica

O número excessivo de tarefas e outros problemas no trabalho podem causar estresse, cansaço mental, depressão e Síndrome de Burnout.

Portanto, os RHs precisam oferecer benefícios de ajuda psicológica para os colaboradores buscarem o bem-estar na rotina profissional e pessoal. 

A priorização da saúde mental dos profissionais é fundamental para tornar o setor de RH mais humano e solidário com todos na empresa. 

Gostou deste artigo? Esperamos que essas simples ações possam promover o bem-estar do funcionário na empresa. Conte com a Allya sempre! 💗

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *