Check-up dos colaboradores: o RH pode incentivar a realização dos exames!

É um fato: quando os funcionários estão saudáveis, eles tendem a ser mais produtivos no trabalho. Por isso, realizar exames médicos regulares, conhecidos como check-up, é fundamental.

Por isso, neste artigo, nós da Allya falaremos sobre a importância de incentivar o check-up, se as empresas desejam investir na saúde e no bem-estar dos colaboradores.

Mas quais exames devem ser feitos? Quais as maiores vantagens ao incentivar o check-up aos trabalhadores? Como você pode promover o check-up na sua empresa? Continue a leitura deste artigo para descobrir!

O que é check-up de exames?

O termo “check-up” é bastante comum, mas nem todos entendem o que ele significa. Basicamente, é uma avaliação médica que envolve uma série de exames para verificar a saúde, geralmente realizada anualmente. 

No entanto, vale ressaltar que nem sempre é necessário fazer todos os tipos de exames, a menos que o médico identifique uma necessidade específica. Para isso, ele deve considerar:

  • idade;
  • gênero;
  • histórico familiar;
  • estilo de vida do paciente

Portanto, um check-up eficaz começa com uma avaliação clínica cuidadosa e uma comunicação aberta entre o paciente e o médico para entender as necessidades de saúde.

👉 O RH pode ajudar na prevenção de doenças ocupacionais no trabalho!

Exames mais comuns de um check-up geral

Os exames de check-up geral são essenciais para avaliar a saúde de uma pessoa. Existem diversos tipos de exames laboratoriais que podem ser solicitados pelo médico, dependendo dos fatores de cada paciente. No entanto, os mais comuns são: 

  • Exames de fezes e urina: esses testes básicos podem identificar várias condições, como infecções urinárias, diabetes, anemias e cânceres, analisando amostras coletadas pelo próprio paciente.
  • Hemograma completo: esse exame de sangue verifica a quantidade e qualidade de células sanguíneas, ajudando a identificar problemas como leucemia, anemia, níveis de glicemia e colesterol elevados, entre outros.
  • Eletrocardiograma e ecocardiograma: esses exames focam na saúde do coração, identificando condições como doenças congênitas, insuficiência cardíaca, arritmias e taquicardias.
  • Teste ergométrico: também relacionado ao coração, este teste avalia o sistema cardiovascular enquanto a pessoa caminha em uma esteira com eletrodos. Pode ajudar a identificar o risco de infarto e doença arterial coronariana.
  • Teste de pressão arterial: a pressão arterial é monitorada para prevenir problemas como infarto, derrame e hipertensão. Isso pode ser feito com aparelhos digitais ou esfigmomanômetro.

Além disso, no check-up médico para as mulheres, existem exames ginecológicos específicos que ajudam a detectar doenças que afetam seu sistema reprodutivo, como papanicolau, ultrassonografia transvaginal e mamografia para detectar tumores malignos que podem levar ao câncer de mama.

Já os homens, a partir dos 40 anos, devem fazer o exame de toque retal e exame de dosagem da enzima PSA, ambos exames preventivos para identificar o câncer na próstata.

👉 Novembro Azul: como o RH pode cuidar da saúde masculina?

Dia Nacional da Saúde Allya

A importância da empresa incentivar o check-up médico

Os check-ups de saúde ajudam a identificar problemas de saúde em estágios iniciais, permitindo o tratamento inicial antes que se tornem sérios e afetem a vida pessoal e profissional.

Assim, os exames auxiliam os colaboradores a compreender melhor sua própria saúde e oferecem orientações sobre como melhorar seus hábitos de vida para evitar problemas de saúde no futuro.

Por isso, quando as empresas incentivam a realização de check-ups , promovem uma cultura de saúde e bem-estar, destacando a importância da prevenção e da promoção da saúde.

Isso mostra aos profissionais que a empresa se preocupa com seu bem-estar, aumentando a confiança e a satisfação no trabalho.

Vantagens ao incentivar o check-up aos colaboradores

Fazer check-ups regulares gera benefícios tanto para os funcionários quanto para as empresas. Saiba quais são:

Benefícios para os trabalhadores

  • Acesso a informações de saúde: os exames fornecem informações valiosas sobre a saúde dos trabalhadores, permitindo que compreendam melhor sua condição.
  • Redução do risco de doenças: a detecção precoce de problemas de saúde durante os check-ups pode reduzir o risco de doenças graves no futuro.
  • Melhora na produtividade: profissionais saudáveis tendem a ser mais produtivos no trabalho, pois se sentem melhor fisicamente e mentalmente.
  • Melhora da saúde mental: o cuidado com a saúde mental também é abordado nos check-ups, ajudando os colaboradores a lidar com o estresse e outros desafios emocionais.
  • Melhor qualidade de vida: com informações e cuidados adequados, os funcionários podem desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Benefícios para as empresas

  • Redução do absenteísmo e presenteísmo: colaboradores saudáveis faltam menos ao trabalho e são mais engajados, reduzindo o absenteísmo e o presenteísmo.
  • Melhor clima organizacional: a promoção do check-up cria um ambiente de trabalho mais saudável e preocupado com o bem-estar, melhorando o clima organizacional.
  • Valorização e cuidado percebidos: quando as empresas demonstram interesse na saúde e no bem-estar de seus trabalhadores, isso é percebido e valorizado, fortalecendo o vínculo entre empregador e empregado.
  • Redução do turnover: funcionários satisfeitos e saudáveis são mais propensos a permanecer na empresa, reduzindo a rotatividade de pessoal.
  • Aumento na produtividade: com colaboradores saudáveis e motivados, a produtividade tende a aumentar, contribuindo para o sucesso da empresa.
  • Trabalho em equipe: um ambiente de trabalho saudável promovido pelo check-up pode facilitar a colaboração e melhorar os resultados do trabalho em equipe.

Como o RH pode incentivar os funcionários a realizarem o check-up?

O RH pode realizar várias ações para motivar os colaboradores a fazerem check-ups laboratoriais. Essas ações ajudam a criar uma cultura de cuidado com a saúde no ambiente de trabalho, incentivando os profissionais a priorizarem sua saúde e bem-estar. Saiba como:

1. Ter uma comunicação efetiva 

Enviar e-mails ou mensagens que expliquem a importância do check-up e destaquem os benefícios para a saúde dos colaboradores.

2. Promover palestras e workshops

Realizar sessões informativas, palestras ou workshops sobre saúde e bem-estar para conscientizar os funcionários sobre a importância do check-up.

3. Oferecer Benefícios de descontos

Infelizmente, realizar exames laboratoriais pode pesar no bolso de muitos brasileiros. Por isso, oferecer benefícios corporativos com descontos na área da saúde é uma forma de incentivar os colaboradores. 

Uma boa ideia são as plataformas de bem-estar financeiro, como a Allya, que oferecem descontos em diversos tipos de compras, inclusive em laboratórios para exames médicos.

4. Disponibilizar horários flexíveis

Permitir que os funcionários tenham horários flexíveis para fazer os exames, facilitando a conciliação com suas responsabilidades de trabalho.

Cuidar da saúde dos seus colaboradores deve ser cultural na sua empresa. A realização de exames de check-up ajuda a prevenir doenças e auxilia em possíveis diagnósticos importantes para o sucesso dos tratamentos.

Conte com a Allya para ajudar você nessa missão! Se inscreva na nossa newsletter para receber outros conteúdos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *