Funcionários buscam equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Cada vez mais, os colaboradores estão desejando encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Principalmente, pelo fato de muitos trabalhadores realizarem home office e/ou passarem o dia todo 100% conectados na internet.

Quais são os resultados dessa rotina sem limites claros sobre o que é trabalho e o que é vida pessoal? A resposta é simples: o aumento do desejo por flexibilidade no trabalho! Saiba mais a seguir! 

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O sonho de muitos trabalhadores é ter um equilíbrio entre a vida corporativa e pessoal, principalmente depois do início da pandemia. 

Mas essa não é uma tarefa fácil para os profissionais e para os RHs das empresas. Afinal, é complicado delimitar onde termina um e começa outro.

Alcançar esse equilíbrio significa ter tempo e energia para se dedicar à carreira, manter seus projetos pessoais, passar um tempo com a família, ter momentos de lazer e vida social.

Conseguir o autocontrole sobre essas duas áreas tão importantes das nossas vidas é um ótimo indicador de que você está tendo qualidade de vida e bem-estar.

Case de sucesso: flexibilidade no trabalho

Saber estabelecer limites para aproveitar a vida e trabalhar o suficiente para produzir o que a empresa necessita é o sonho de todos os brasileiros. Mas como conseguir na prática?

Uma matéria no site Benefit News apresentou um case de sucesso de uma empresa que adotou a flexibilidade da carga horária e alcançou resultados impressionantes. 

Becca Callahan, CEO da Wonderlic, empresa americana de avaliação de talentos, realizou um experimento na corporação e garantiu que sua equipe começasse a trabalhar menos.

Após adotar uma semana de trabalho de 4 dias, a empresa viu sua produtividade, as vendas e as receitas aumentarem. 

Além disso, os funcionários da Wonderlic receberam ofertas de grandes empresas, como Amazon e Meta (Facebook), que oferecem uma remuneração e benefícios incríveis, mas preferiram continuar na Wonderlic por se sentirem renovados e revigorados.

Qualidade x quantidade de trabalho

Outra matéria no site Benefit News relatou como os empregadores podem ajustar suas expectativas em relação às horas de trabalho dos seus funcionários.

Embora as empresas e colaboradores tenham lutado pela adoção do trabalho flexível durante a pandemia, os resultados desse modelo de trabalho estão bem longe do esperado.

Segundo Wolf Kirsten, presidente da International Health Consulting, 65,3% dos colaboradores em home office estão trabalhando mais e em horários mais irregulares. 

Sabemos que nem sempre trabalhar mais é sinônimo de qualidade de trabalho. Portanto, o resultado disso é que muitas pessoas estão trabalhando demais e produzindo menos.

Como oferecer flexibilidade na vida profissional? 

Existem ações que podem ser testadas nas empresas para identificar se a satisfação, motivação e produtividade dos trabalhadores podem aumentar.

Além disso, essas estratégias para equilibrar a vida profissional e pessoal precisam distribuir o tempo entre as duas esferas de forma flexível, conciliando as atividades no dia a dia. Saiba como: 

  • Home office: o colaborador realiza suas atividades da sua própria casa.
  • Sistema híbrido: o funcionário revesa alguns dias presenciais na empresa e outros dias em casa. 
  • Horário flexível: não existem horários de início e término da jornada definidos.
  • Jornada flexível: não é preciso definir os dias de trabalho na semana, então podem variar em qualquer dia.
  • Remuneração flexível: pode ganhar por horas trabalhadas ou por projetos realizados. 
  • Horizontalidade hierárquica: não há estrutura hierárquica definida, ou seja, todos têm direito a dar opiniões, sugestões e a mesma participação nos processos de decisão. 
  • Benefícios flexíveis: oferta de benefício que oferece mais flexibilidade no uso, como a plataforma da Allya que oferece descontos para usar com a saúde, bem-estar, farmácias, academias, cursos, cinema, serviços, lazer, restaurantes, e-commerces, lojas, entre outros.

Viu como é possível ajudar os colaboradores a encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal? Coloque em prática nossas dicas e se cadastre na nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *