Como melhorar a experiência do colaborador na empresa?

O RH é o coração e o cérebro de qualquer empresa, pois ele influencia na experiência do colaborador.

Afinal, esse setor é responsável pelas relações humanas para criar um clima organizacional agradável e pelas estratégias de gestão de pessoas para o crescimento da empresa. 

Pensando nisso, nós trouxemos em ações de RH que podem impactar a experiência do colaborador e aumentar o engajamento com a empresa. Confira!

Ações de RH que impactam a experiência do colaborador

Dentre as várias práticas de RH, podemos citar o cuidado com o processo seletivo dos profissionais, onboarding, integração com as equipes, política de benefícios, entre outras. 

Portanto, essas ações de RH são atividades diárias que contribuem para a experiência do colaborador (Employee Experience) dentro da empresa, e os setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas precisam estar sempre ligados nas novas práticas para manter o engajamento. 

Por isso, vamos contar quais são as práticas de RH inovadoras para começar a praticar já! Veja a seguir!

Afinal, como melhorar a experiência do colaborador?

Como amamos essa área amorzinho (💖), nós buscamos as práticas mais recentes e inovadoras para aplicar no seu dia a dia. São elas:

1. Promova a diversidade 

Um ambiente que deseja oferecer uma boa experiência ao usuário precisa promover a diversidade no local de trabalho — físico ou online. 

Para isso, faça uma análise do ambiente profissional e verifique se existem perfis diversos, com diferentes:

  • etnias;
  • raças;
  • orientação sexual;
  • religião;

Entre outras características que tornam uma empresa fechada com a diversidade. 🌈

2. Valorize e bonifique de uma forma diferente

Para melhorar a experiência do colaborador é preciso ir muito além dos tradicionais e famigerados benefícios de refeição, transporte, entre outros que já estão manjados pelos profissionais. 👀

Pense em benefícios que valorizem e sejam importantes para os colaboradores, além de impactar mais do que a vida profissional. 

Podemos sugerir aqueles que oferecem experiências com descontos em cinemas, teatros, museus, parques de diversão, entre outros — como o benefício corporativo da Allya que oferece descontos exclusivos em diversos produtos e serviços de lazer e entretenimento. 

3. Ofereça flexibilidade

O mundo corporativo está cada vez mais online, então procure não forçar métodos antigos e tradicionais dentro da empresa. 

Se for possível realizar as atividades profissionais em formato home office ou em horários flexíveis, ofereça essas opções aos funcionários. 

4. Sem censura na comunicação! 

As vozes de todos dentro da empresa são importantes, do mais baixo ao mais alto cargo. Portanto, abra o diálogo para todos quando quiser saber a opinião dos colaboradores. 🔊

Sendo assim, uma das boas práticas do RH que promove a experiência do funcionário dentro da empresa é a comunicação clara, participativa e valorizada de cada profissional.  

5. Ofereça as ferramentas de trabalho

A infraestrutura para realização das atividades profissionais é muito importante, dentro da empresa ou na casa do funcionário.

Para que os colaboradores desenvolvam seus serviços, a empresa precisa entregar uma infraestrutura que comporte todos os funcionários. 

Muitas vezes, o trabalhador perde tempo com uma atividade que poderia ter sido finalizada mais rápido com uma ferramenta tecnológica.

Enfim, essas são algumas das nossas dicas de práticas inovadoras para oferecer uma ótima experiência do colaborador na empresa e se destacar no mercado. 

E aí, você curtiu nosso artigo sobre como melhorar a experiência do colaborador na empresa, então vai gostar de outros conteúdos sobre esse setor no nosso blog!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *