Felicidade corporativa: entenda o que é e como promovê-la! 

No mundo empresarial de hoje, muita gente foca em eficiência e produtividade que esquece de um ingrediente fundamental: a felicidade corporativa

Nada de pensamento utópico! Promover o bem-estar e a satisfação no ambiente profissional não só deixa tudo mais leve, mas também é um super impulsionador para criar equipes engajadas e para a empresa atingir seus objetivos. 

Neste artigo, nós da Allya, falaremos porque a felicidade é tão importante no meio corporativo. Vamos mostrar como investir no sorriso dos funcionários não só deixa o clima mais positivo, mas também é uma jogada estratégica que fortalece os alicerces do sucesso da empresa.

O que é felicidade corporativa?

A felicidade corporativa refere-se ao estado de satisfação, bem-estar e contentamento dos colaboradores dentro de um ambiente de trabalho. 

Isso acontece quando a empresa cria aspectos como a cultura organizacional, relacionamentos interpessoais, reconhecimento profissional, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além do senso de propósito e realização no trabalho. 

Empresas que buscam promover a felicidade corporativa geralmente investem em estratégias que visam melhorar o ambiente de trabalho e o engajamento das equipes, contribuindo para um clima organizacional mais positivo e produtivo.

Além da contribuição pela felicidade corporativa durante a rotina do dia a dia, esse conceito também colabora pelo bem-estar físico, mental e financeiro dos profissionais.

Por que a felicidade corporativa é tão importante?

A felicidade corporativa garante uma série de vantagens para os colaboradores e para a instituição, como: 

  • aumento da retenção de talentos
  • diminuição do absenteísmo;
  • maior engajamento e entusiasmo;
  • oferta de qualidade de vida no trabalho;
  • promoção ao bem-estar mental, físico e financeiro;
  • aumento de produtividade;
  • melhora o clima organizacional;
  • contribui para a cultura da empresa.

Fatores que trazem felicidade no trabalho 

Segundo um estudo publicado na Harvard Business Review, colaboradores mais felizes são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. 

Portanto, conheça alguns fatores que trazem a felicidade para o ambiente corporativo e vida pessoal dos trabalhadores. São eles:

  • ter a felicidade como uma das prioridades do RH;
  • estimular o reconhecimento;
  • criar laços e conexões;
  • oferecer flexibilidade;
  • permitir a autonomia e autogestão;
  • realizar práticas sustentáveis, como ESG;
  • fazer uma comunicação corporativa eficiente e sem ruídos;
  • entender quem são os colaboradores e quais as suas necessidades.

Como o RH pode promover a felicidade corporativa?

Está se perguntando como promover a felicidade corporativa? Então confira a resposta, logo abaixo! 

1. Realizar pesquisas de satisfação

A melhor forma de descobrir quem são os seus funcionários e quais as suas maiores necessidades é realizando pesquisas de satisfação no trabalho.

Após questionar os profissionais para levantar os pontos positivos e negativos da empresa, é hora de procurar soluções para favorecer a felicidade no trabalho.

2. Gerar experiências positivas ao colaborador

Desde o onboarding, o RH precisa proporcionar experiências positivas aos profissionais, a fim de mantê-los mais motivados e engajados.

As principais práticas desse conceito são:

  • promoção da diversidade;
  • compensação financeira ideal;
  • oferta de flexibilidade;
  • entrega das ferramentas essenciais de trabalho.

3. Investir em capacitação e desenvolvimento

É preciso investir em capacitação e desenvolvimento para todos os colaboradores da empresa, principalmente na formação de líderes

Afinal, o ser humano se sente mais realizado e feliz quando percebe que está aprendendo e evoluindo durante a realização das suas funções.

4. Oferecer benefícios que proporcionam o bem-estar

A felicidade corporativa está associada à qualidade de vida e ao bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho, e fora dele. 

Por isso, a oferta de benefícios que promovam o bem-estar físico, mental e financeiro é fundamental para colocar em prática esse conceito.

A Allya é uma aliada ao bem-estar dos funcionários, já que oferece milhares de descontos em todos os tipos de compras de produtos e serviços, oferecendo bem-estar financeiro por meio da economia em gastos com academia (bem-estar físico), terapia online (bem-estar mental), cursos profissionalizantes e muito mais.

O que achou do conceito da Felicidade Corporativa? Quer promovê-la na sua empresa? Então assine a nossa newsletter para mais dicas e indique a Allya para o RH da sua instituição!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *