Qual o novo perfil do profissional de Recursos Humanos? Saiba aqui!

Assim como o mercado de trabalho passa por mudanças e atualizações a todo momento, os colaboradores também se renovam para acompanhar as transformações ao seu redor. Por isso, neste texto, nós da Allya vamos contar qual é o novo perfil do profissional da área de Recursos Humanos. Confira a seguir!  

Novo perfil do profissional de RH

Todo setor nas empresas passa por alterações relevantes. Por isso, o perfil do profissional precisa acompanhar essas mudanças, para descobrir novas maneiras de gestão de RH e valorizar o capital humano. 

Conheça as transformações mais recentes nesse departamento que pedem um novo perfil do profissional de Recursos Humanos. 

1. Aberto às tecnologias digitais 

Estar aberto à inovação, ou seja, às tecnologias digitais é uma das principais características do perfil do profissional de RH dos tempos atuais.

Portanto, os integrantes desse departamento precisam buscar novas tecnologias e se adaptar a elas. 

Há alguns anos, os funcionários dessa área precisavam fazer ligações ou ir pessoalmente até os parceiros de desconto para os colaboradores da empresa.

Agora, esses profissionais têm  ferramentas, como a plataforma online Allya, que oferece milhares de descontos em todos os tipos de compras. Assim o trabalhador consegue  acessá-los pelo smartphone ou computador.

2. Prioriza o bem-estar dos colaboradores

O novo perfil do profissional de RH passa a gerir relacionamentos ao invés de pessoas. O foco passa a ser na jornada e nas experiências dos trabalhadores, transformando os recursos humanos em relações humanas.

Para isso, o bem-estar dos funcionários precisa ser a prioridade desse setor. Sendo assim, esse profissional tem a responsabilidade por garantir o bem-estar mental, físico, financeiro e social de todos os colaboradores.

Ações como oferta de terapia online, descontos em academia, programas de bem-estar financeiro, eventos para interações sociais, são primordiais nessa nova versão do RH.

3. Transforma custo em valor

Atualmente, o perfil do profissional de Recursos Humanos mudou a mentalidade para transformar custo em valor. O que isso quer dizer?

Todos os investimentos devem ser focados nos funcionários ao invés do custo , já que os colaboradores são responsáveis pela inovação nas empresas

Dessa forma, os integrantes dessa área devem investir em cursos, treinamentos e outras categorias de capacitação profissional para todos na instituição. 

Afinal, funcionários mais capacitados produzem mais e entregam melhores resultados quando aprimoram seus conhecimentos e habilidades. 

4. Gera um ambiente de trabalho agradável 

O novo perfil do profissional de Recursos Humanos sabe que precisa gerar um ambiente de trabalho agradável.

Além de incentivar o bem-estar dos colaboradores, esse departamento deve criar ações que colaborem na construção de uma cultura organizacional para impactar positivamente o ambiente corporativo.

Ao oferecer ótimas experiências e despertar bons sentimentos nas relações do ambiente de trabalho, o RH consegue promover a felicidade corporativa.

Ou seja, a felicidade corporativa é um estado emocional dos funcionários que vivenciam uma ótima experiência durante o trabalho. 

Benefícios do novo perfil do profissional de RH

Quando uma empresa investe nas ações desse novo perfil do profissional de Recursos Humanos, ela tende a conquistar diversos benefícios. São eles:

  • fortalecer a resiliência do time;
  • engajar os colaboradores;
  • aumentar a produtividade;
  • reter funcionários;
  • permitir uma comunicação aberta;
  • tornar o ambiente corporativo mais empático;
  • clientes mais felizes.

Gostou de saber as características do novo perfil do profissional de RH? Então assine a nossa newsletter para ler mais conteúdos como esse. Aproveite e indique a Allya para atualizar as parcerias de descontos da sua empresa.

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *