Saiba o que é absenteísmo e como o RH pode reduzir essa taxa na empresa!

O absenteísmo é uma importante métrica do setor de Recursos Humanos, capaz de indicar a quantidade de faltas e atrasos no trabalho que um time possui. Quando essa métrica é deixada de lado, esse comportamento pode prejudicar o funcionamento eficiente da equipe e também transformar o ambiente de trabalho em um local desafiador.

Para evitar esse cenário, nós da Allya preparamos este artigo, para explicar melhor esse importante indicador e ensinar estratégias eficazes para reduzi-lo, promovendo um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo!

O que é absenteísmo?

O absenteísmo é um indicador que mostra as faltas e atrasos no ambiente de trabalho. Essas ausências compreendem desde faltas ao serviço até o não cumprimento de prazos, que podem prejudicar o andamento de projetos e o desempenho geral da equipe.

Um fato importante a se considerar sobre o absenteísmo, é que ele é uma métrica que sempre existirá nas empresas. Afinal de contas, existem muitos imprevistos que podem fazer com que o colaborador não consiga cumprir sua função.

No entanto, é fundamental monitorar e gerenciar o absenteísmo. Quando o indicador está alto, ele pode refletir uma equipe desmotivada e com pouca produtividade. Além disso, uma alta taxa de absenteísmo pode influenciar outras métricas, como o turnover.

Portanto, é necessário que os profissionais de Recursos Humanos acompanhem esse indicador e adotem estratégias para garantir a estabilidade e o desempenho da equipe.

O que causa o absenteísmo?

O absenteísmo pode surgir por diversos motivos diferentes e prejudicar o desempenho de uma equipe. As principais causas da alta dessa taxa inclui:

  • problemas de saúde mental;
  • falta de reconhecimento no trabalho;
  • sobrecarga de tarefas;
  • níveis elevados de estresse;
  • condições de trabalho ruins;
  • relacionamento distante com os colegas.

Essas são apenas algumas causas de uma alta taxa de absenteísmo no ambiente de trabalho. Mas identificá-las é crucial para reduzir a métrica.

Somente quando o time de Recursos Humanos sabe porque o absenteísmo está alto, será possível aplicar estratégias a fim de reduzir essa taxa e melhorar o ambiente de trabalho.

turnover de funcionários Allya

Como reduzir a taxa de absenteísmo?

Para reduzir a taxa de absenteísmo, existem diversas estratégias que ainda ajudam a impactar o bem-estar dos colaboradores. Veja a seguir!

1. Entender o motivo de faltas e atrasos

O primeiro passo para lidar com uma alta taxa de absenteísmo é compreender os motivos por trás das faltas e atrasos. Assim será possível desenvolver estratégias eficazes para reduzir essa métrica.

Por exemplo, se a falta de motivação no trabalho for um fator, o RH pode oferecer incentivos para o alcance de metas ou estabelecer um plano de carreira estável.

Para descobrir o motivo das faltas, é possível realizar entrevistas individuais, pesquisas de satisfação ou solicitar feedback dos colaboradores para entender os reais motivos da taxa estar alta.

👉 Descubra como pedir feedback dos colaboradores

2. Focar na saúde e bem-estar

De acordo com a OMS, a saúde mental é uma das principais causas de absenteísmo no Brasil. Diante desse cenário, é crucial que as empresas priorizem o bem-estar dos colaboradores.

Para fazer isso, é possível deixar mais acessível os principais serviços de saúde, como terapia online ou academia. Nesse caso, o RH pode oferecer aos colaboradores a Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que oferece descontos especiais em diversos produtos e serviços.

Dessa maneira, a empresa consegue promover o bem-estar e permite que seus colaboradores cuidem da saúde.

3. Oferecer um plano de carreira

Um plano de carreira é essencial para motivar os funcionários, pois define claramente todas as oportunidades que um profissional tem de crescer na empresa.

Dessa maneira, os profissionais se sentem mais engajados e motivados para realizar o seu trabalho. Isso ajuda a reduzir as taxas de absenteísmo e faz com que os colaboradores sejam mais presentes nos projetos da empresa.

Atualmente, existem diversos métodos diferentes para você criar um plano de carreira e até técnicas que ajudam a acelerar a jornada profissional do colaborador. Um exemplo disso é a técnica MSN, que agiliza o crescimento de um profissional na empresa.

4. Fazer pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma ferramenta valiosa para os Recursos Humanos. A partir delas é possível saber como está o clima organizacional de uma empresa e aplicar medidas para melhorá-la e assim reduzir a taxa de absenteísmo.

Com essas pesquisas, o RH pode ter insights diretos da equipe, permitindo compreender melhor as necessidades e preocupação dos colaboradores.

Para conduzir essas pesquisas, o profissional de RH pode desenvolver questionários para os colaboradores responderem de forma anônima. É possível fazer também entrevistas individuais para entender o nível de satisfação de cada pessoa na empresa.

💡 Saiba como fazer uma pesquisa de satisfação na empresa

5. Criar uma cultura de feedback

Estabelecer uma cultura de feedback é fundamental para reduzir o absenteísmo. O feedback regular fornece um direcionamento valioso para os colaboradores e também fortalece a comunicação e a transparência na empresa.

Mas, além de dar feedback, é crucial que o RH saiba solicitar e acolher as opiniões dos colaboradores. Isso cria um ambiente de confiança, onde os funcionários se sentem ouvidos e valorizados, contribuindo para o engajamento e a redução das faltas e atrasos. 

👉 Aprenda a desenvolver a escuta ativa no ambiente de trabalho!

6. Valorizar os funcionários

A falta de reconhecimento no trabalho também é uma das principais causas de absenteísmo. Para acabar com essa situação, é fundamental que as empresas adotem práticas consistentes de valorização de profissionais.

Para isso, é possível reconhecê-los a partir de elogios, prêmios ou oportunidades de desenvolvimento, ajudando a aumentar o engajamento e a presença constante no trabalho. 

Aplicando essas práticas, você poderá reduzir as taxas de absenteísmo na empresa e assim criar um ambiente de trabalho melhor! Se você gostou dessas dicas e quer estar sempre por dentro das melhores práticas de RH, aproveite para assinar a nossa newsletter! Conte com a Allya para promover o bem-estar e diminuir o absenteísmo do colaborador!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *