Foco no bem-estar geral do colaborador: principal tendência de RH para 2023

A cada ano que se inicia, novas tendências são lançadas para o setor de Recursos Humanos. Além dessas novidades, mais alguns CEOs e Heads de RH também indicam os seus insights com base nos próximos desafios para 2023, um deles é o foco no bem-estar.

Por isso, neste artigo, nós da Allya contaremos todas as tendências apontadas por esses especialistas, mas, principalmente, o bem-estar do colaborador. Confira a seguir!

Principais tendências de RH para 2023

A primeira tendência apontada por CEOs e Heads de RH, especialistas na área, aponta o foco no bem-estar do funcionário em 2023.

Além da centralização no bem-estar, os profissionais indicaram outros pontos relevantes para o próximo ano, incluindo: 

Conheça as principais tendências de RH para 2023! [Baixe e-book grátis]

Foco no bem-estar em 2023!

A principal tendência de RH para 2023, indicada pelos profissionais, é o foco no bem-estar geral do trabalhador.

Portanto, o bem-estar geral inclui o bem-estar mental, físico, financeiro, social e espiritual. 

Dessa forma, para impactar todos os tipos de bem-estar é preciso incluir essa pauta nas reuniões de planejamento estratégico para encontrar as soluções mais inovadoras no mercado.

Inclusive, o time de Recursos Humanos pode ter problemas se não focar no bem-estar geral dos trabalhadores. Saiba mais a seguir! 

Consequências negativas ao desprezar o bem-estar do colaborador

A busca constante do equilíbrio da vida pessoal e profissional é um desejo de todos os colaboradores e as empresas precisam entender e fazer parte dessa decisão.

Isso é ter o foco no bem-estar geral. 

Cerca de 60 milhões de pessoas, ativas no mercado de trabalho, sofrem com alguma sequela de estresse e 32% delas têm sintomas da Síndrome de Burnout, segundo dados da International Stress Management Association (ISMA). 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já fez o alerta e classificou a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, como um fenômeno ocupacional. 

Portanto, as empresas precisam saber quais são as consequências negativas ao desprezar o bem-estar do colaborador. São elas:

  • perda de interesse do profissional;
  • queda na produtividade do colaborador;
  • adoção de relações negativas no ambiente de trabalho;
  • impactos no restante da equipe que tende a absorver os efeitos negativos;
  • impactos financeiros na instituição. 

Como focar no bem-estar geral do colaborador?

Existem algumas formas de ter foco no bem-estar geral dos funcionários. Citamos algumas delas, a seguir: 

  • falar sobre o bem-estar nas reuniões da organização;
  • acompanhar e divulgar as campanhas de conscientização relacionadas com o bem-estar mental (Janeiro Branco e Setembro Amarelo), bem-estar físico (Outubro Rosa e Novembro Azul), entre outras campanhas;
  • fazer pesquisas de satisfação com os trabalhadores;
  • incentivar os profissionais a debaterem sobre qualidade de vida, estresse, depressão, síndrome de Burnout e outras doenças ocupacionais;
  • oferecer um benefício que foque no bem-estar geral do colaborador, como a Allya

A nossa plataforma de bem-estar financeiro possui, entre outras soluções, uma rede com mais de 30 mil parceiros para o colaborador economizar em diversos produtos e serviços, como terapia online (bem-estar mental), academia (bem-estar físico), passeios de lazer (bem-estar social) e muito mais. 

Mantenha o foco no bem-estar geral do seu colaborador em 2023! Conte com a ajuda da Allya nessa jornada! Entre em contato conosco pelo formulário, logo abaixo! Assine também a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *