Rotatividade de pessoal: o que é, impactos e como reduzir na empresa

Os colaboradores estão se demitindo a todo momento? Essa situação, muito comum em empresas brasileiras, é conhecida como rotatividade de pessoal.

A rotatividade é um indicador importante do RH que deve ser acompanhado para evitar a perda de talentos e melhorar o ambiente de trabalho.

Pensando nisso, nós da Allya contaremos o que é a rotatividade de pessoal, como calculá-la e ainda 5 ações para diminuir essa taxa. Confira, a seguir!

O que é rotatividade de pessoal?

A rotatividade de pessoal, também conhecida pelo termo em inglês turnover, é um indicador de RH que mostra a quantidade de demissões que uma empresa teve em um período.

Quando essa taxa está alta, significa que a empresa está com dificuldade na retenção de talentos e pode perder profissionais importantes. Uma rotatividade alta pode acontecer por diversos motivos, mas os principais são:

  • falta de uma gestão humanizada;
  • pouca valorização dos profissionais;
  • clima organizacional negativo;
  • erro de perfil na hora de contratar;
  • remuneração e benefícios abaixo do mercado;
  • sobrecarga de funções no time.

Segundo um estudo da consultoria Robert Half, o Brasil é o país que lidera o índice de rotatividade de pessoal, com um turnover que chega aos 56%.

Principais tipos de rotatividade

A rotatividade pode acontecer por diversos motivos. Portanto, para o setor de Recursos Humanos entender as causas da saída de pessoal, é preciso saber que existem 4 tipos de rotatividade que devem ser acompanhados, a fim de buscar soluções para diminuir essa taxa. São elas:

  1. Voluntária: quando o próprio colaborador pede a demissão;
  2. Involuntária: quando a empresa desliga o profissional;
  3. Funcional: quando o colaborador percebe que seu desempenho está baixo e decide se desligar;
  4. Disfuncional: quando um profissional com alto desempenho se demite da empresa.

Entre os 4 tipos, a disfuncional é a que causa mais impacto. Quando profissionais bons decidem sair da empresa mostra que a organização está com dificuldades de motivar, engajar e reter seus talentos.

Os impactos do turnover na empresa

Ter uma alta rotatividade de pessoal é um número que nenhum profissional de RH gostaria de ter. Isso acontece porque uma alta taxa de turnover pode implicar em diversas consequências para a empresa e os funcionários, como:

  • baixa motivação e produtividade da equipe;
  • altos custos com demissões e contratações;
  • ambiente de trabalho ruim;
  • sobrecarga de trabalho devido à falta de pessoal;
  • falta de interação entre os profissionais;
  • mais colaboradores pedindo demissão.

A rotatividade de pessoal é uma taxa que deve ser sempre acompanhada pelos profissionais de Recursos Humanos. 

Este indicador ajuda a entender o clima organizacional e permite realizar ações estratégicas que melhoram o ambiente de trabalho.

👉 Descubra como medir os indicadores da sua empresa!

Como calcular a rotatividade?

Para acompanhar a rotatividade de pessoal, é preciso saber como calcular essa taxa. Para isso, a fórmula mais utilizada é a que considera a quantidade de pessoas contratadas e desligadas em um período.

Taxa de rotatividade = [(contratados + desligados) ÷ 2] ÷ total de colaboradores × 100

Por exemplo, supondo que uma empresa com 100 funcionários tenha contratado 15 pessoas em um mês e que 12 tenham saído, a taxa de turnover ficaria assim:

[(15 + 12) ÷ 2] ÷ 100 × 100

[27 ÷ 2] ÷ 100 × 100

13,5 ÷ 100 × 100

0,135 × 100 = 13,5%

Neste exemplo, a taxa de rotatividade de pessoal ficaria em 13,5%, o que é considerado uma alta taxa de turnover. O ideal é que a taxa se mantenha em menos de 5%.

turnover de funcionários Allya

Como reduzir a rotatividade de pessoal nas empresas?

Existem várias ações que o RH pode colocar em prática, visando diminuir a rotatividade de pessoal. Para ajudá-lo nessa empreitada, separamos, abaixo, 5 dicas de como diminuir a taxa de turnover e conseguir reter talentos!

1. Cuidar do bem-estar financeiro

Oferecer uma remuneração e benefícios corporativos incompatíveis com o mercado é um dos motivos para as empresas terem um alto turnover. Para reverter essa situação, é fundamental que a empresa se preocupe com o bem-estar financeiro dos colaboradores.

Para fazer isso, sua empresa pode contar com a Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que oferece milhares de descontos em produtos e serviços. Assim, os colaboradores economizarão na hora de estudar, cuidar do bem-estar mental e físico, ter opções de lazer e muito mais!

2. Desenvolver planos de carreira

Todo profissional fica mais motivado quando trabalha em um ambiente que tem para onde crescer. Isso evita que ele queira sair da empresa e o mantém engajado para crescer no local.

Por isso, uma boa ação para diminuir a rotatividade é criar planos de carreiras e mostrar para os colaboradores as oportunidades que existem na empresa.

📈 Conheça a técnica do MSN que pode acelerar carreiras!

3. Realizar pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma ótima forma de analisar como está o clima organizacional da empresa. A partir dela, o RH pode saber se os colaboradores estão motivados e até o que é possível fazer para melhorar o clima organizacional.

Para fazer uma boa pesquisa, o ideal é manter a resposta dos colaboradores anônima, para que eles se sintam mais seguros de responder. Além disso, é importante realizar as pesquisas com frequência, para estar sempre acompanhando o clima da empresa.

4. Criar uma cultura de feedback

Oferecer feedbacks construtivos aos funcionários é uma ótima forma de diminuir a rotatividade. Com eles, a empresa consegue estreitar a comunicação com o colaborador e alinhar objetivos e necessidades.

Além disso, estabelecer uma cultura de feedback também permite que o próprio funcionário comece a dar mais sugestões de melhoria. Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo e assim diminuir a rotatividade de pessoal.

😉 Aprenda a pedir feedback dos colaboradores de forma estratégica!

5. Fazer entrevistas de desligamento

Por fim, uma das melhores práticas para diminuir o turnover é fazer entrevistas de desligamentos. A partir delas, o RH descobre o real motivo da saída do profissional e ainda sabe o que pode ser melhorado na empresa.

Com essas dicas em mãos, você certamente conseguirá criar um ambiente de trabalho mais positivo e diminuir a rotatividade de profissionais na empresa!

Lembre-se que uma das maneiras de diminuir a rotatividade é cuidar do bem-estar financeiro dos colaboradores. Conte com a Allya nessa missão! Para receber mais dicas como essas e diversas novidades do mundo de RH e benefícios, aproveite para assinar a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *