Os 3 principais benefícios corporativos mais procurados em 2023

Para além do salário, os principais benefícios corporativos desempenham um papel fundamental na estratégia de Recursos Humanos. Afinal, em tempos de crise econômica, em que o poder de compra diminui, oferecer benefícios adicionais significa proporcionar melhor qualidade de vida e promover:

  • bem-estar;
  • engajamento;
  • produtividade.

Por isso, nós da Allya mostraremos quais são os 3 benefícios corporativos mais procurados em 2023 para atrair e reter talentos. Confira a seguir!

O que são benefícios corporativos?

Antes de falarmos sobre os principais benefícios mais buscados pelos trabalhadores em 2023, relembraremos o que são benefícios corporativos

Os benefícios corporativos desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida dos funcionários. 

Isso porque o principal objetivo desse recurso é proporcionar algo que gere um impacto positivo na vida profissional e pessoal dos colaboradores. 

No entanto, oferecer apenas os benefícios obrigatórios, aqueles indicados pela lei para profissionais no regime CLT, não é suficiente.

O ideal é oferecer benefícios relevantes para atrair e reter talentos, principalmente aqueles que se preocupam com o bem-estar geral dos colaboradores.

💡 Veja os 6 benefícios que aumentam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Por que os benefícios corporativos são importantes?

Oferecer benefícios corporativos traz diversas vantagens tanto para a empresa quanto para os trabalhadores. Confira abaixo:

Aumenta a satisfação dos colaboradores

Ao oferecer benefícios que realmente suprem as necessidades dos funcionários, a empresa demonstra compromisso com o bem-estar dos profissionais. Isso pode resultar em maior satisfação no trabalho e, consequentemente, em um ambiente mais positivo.

Atrai e retém talentos

Oferecer um pacote de benefícios atrativo é uma estratégia poderosa para atrair novos talentos e reter os profissionais mais qualificados. Os benefícios se tornam um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Melhora da imagem da empresa

Uma empresa que investe no bem-estar dos colaboradores e valoriza suas necessidades ganha uma imagem positiva tanto para o público interno quanto externo. Isso fortalece a reputação da empresa como marca empregadora.

Aumento de produtividade e desempenho

Funcionários que se sentem valorizados e cuidados tendem a ser mais engajados e produtivos em suas atividades. Isso porque os benefícios corporativos impulsionam a motivação da equipe, refletindo nas entregas e resultados.

👉 Aprenda como aumentar a produtividade no RH!

Reduz o absenteísmo e o turnover

Com benefícios que favorecem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, os colaboradores tendem a faltar menos no trabalho. Além disso, eles também ajudam a reduzir a rotatividade de profissionais, tornando o ambiente mais estável e produtivo.

Promove um bom clima organizacional

Benefícios corporativos bem estruturados contribuem para a construção de um ambiente de trabalho saudável e amigável. Isso estimula a colaboração e o espírito de equipe entre os funcionários.

3 principais benefícios mais procurados em 2023

A consultoria Willis Towers Watson (WTW) revelou os 3 principais benefícios corporativos em alta neste ano. Conheça quais são e como implementá-los na sua empresa. Veja:

1. Flexibilidade de horários e modalidades de trabalho

Uma pesquisa realizada pela rede social profissional LinkedIn trouxe um dado relevante: 78% dos profissionais afirmam que a pandemia despertou o desejo de trabalhar com mais flexibilidade.

Por conta disso e de novas modalidades de jornada de trabalho, os colaboradores de hoje buscam oportunidades mais flexíveis, que lhes permitam conciliar suas responsabilidades profissionais com as pessoais. 

Como oferecer flexibilidade na empresa?

Oferecer opções de trabalho mais flexíveis e novos modelos de trabalho são estratégias poderosas para atrair e manter talentos engajados em 2023.  

É possível permitir a realização de home office para dar mais conforto e comodidade aos colaboradores durante a jornada de trabalho.

O trabalho híbrido também é uma ótima opção para aqueles profissionais que desejam ir alguns dias no escritório e ficar alguns dias em casa, equilibrando responsabilidades profissionais e pessoais.

A jornada reduzida é uma alternativa de modelo de trabalho mais flexível para trabalhadores que desejam mais tempo livre. 

2. Programas de bem-estar e saúde

A consultoria WTW mostrou também que, entre 2015 e 2021, 33% das empresas adotaram iniciativas relacionadas à saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, os programas de bem-estar e saúde ficaram em 2º lugar no ranking dos principais benefícios corporativos mais buscados em 2023.

Esses programas abrangem uma variedade de atividades voltadas para a promoção do bem-estar mental, físico, financeiro e social dos colaboradores. 

👉 Conheça os 3 pilares do bem-estar no trabalho: mental, físico e financeiro!

Como implementar programas de bem-estar na empresa?

O primeiro passo é mobilizar o RH, envolvendo a empresa com questionários e pesquisas sobre o bem-estar dos colaboradores. Em seguida, é preciso fazer um diagnóstico para entender as necessidades em saúde mental, física e financeira. 

Feito isso, é necessário realizar o planejamento e iniciar a execução de iniciativas. Uma ótima ação é a introdução de uma nova política de benefícios, como a plataforma de bem-estar financeiro da Allya, que proporciona economia nos gastos em:

Essas ações demonstram o compromisso da empresa com o bem-estar geral dos funcionários, criando um ambiente saudável e produtivo.

3. Desenvolvimento profissional e oportunidades de crescimento

Os profissionais de hoje têm uma grande valorização pelo aprendizado contínuo e progresso em suas carreiras. Por isso, buscam cada vez mais empresas que ofereçam programas de desenvolvimento profissional e oportunidades de crescimento. 

Por isso, essas iniciativas apareceram em 3º lugar na lista dos principais benefícios corporativos mais procurados pelos colaboradores em 2023. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Page Outsourcing, o treinamento e o desenvolvimento de carreira são os benefícios considerados essenciais por 79,6% dos profissionais entrevistados. 

Como desenvolver os funcionários na empresa?

Promover o crescimento e oferecer oportunidades de desenvolvimento para os funcionários é uma estratégia que valoriza o capital humano da empresa. 

Para implementar essa prática, é essencial realizar avaliações de desempenho individual, identificando pontos fortes, áreas de melhoria, interesses e aspirações dos colaboradores. A partir dessas avaliações, é possível criar planos de desenvolvimento personalizados para cada funcionário, estabelecendo metas claras e prazos realistas.

Oferecer oportunidades de treinamento, mentoria e reconhecimento também é fundamental para o crescimento profissional dos colaboradores. Por meio de cursos, workshops, bolsas de estudo e feedbacks construtivos, é possível estimular o aprimoramento contínuo e motivar os funcionários a alcançar novas conquistas.

RH, agora você sabe quais são os principais benefícios corporativos mais buscados em 2023. Confie na Allya para oferecer um benefício de bem-estar aos seus colaboradores! Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas como essas para garantir a satisfação da sua equipe! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *