Pesquisa sobre bem-estar dos funcionários: como fazer?

Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey & Company, revelou que 79% dos entrevistados enxergam o bem-estar como importante, e 42% o consideram uma prioridade. Sem dúvidas, esse índice está cada vez mais valorizado pela população. 

Pensando nisso, nós da Allya mostraremos como fazer uma pesquisa sobre o bem-estar dos colaboradores da sua empresa. Veja a seguir!

O que é uma pesquisa de bem-estar no trabalho?

Uma pesquisa sobre bem-estar no trabalho é um conjunto de perguntas relacionadas com a qualidade de vida, felicidade, produtividade, motivação e satisfação na vida pessoal e profissional. 

O primeiro passo para uma instituição entender como anda o nível de bem-estar dos funcionários é aplicando uma pesquisa.

Com os resultados em mãos, o setor de Recursos Humanos pode buscar iniciativas para melhorar o bem-estar no trabalho, e fora dele.

O mal-estar dos colaboradores

De fato, muitos funcionários estão enfrentando dificuldades em relação ao bem-estar físico, mental, financeiro e social. 

Um estudo da NPR, organização americana de mídia independente, revelou um quadro impressionante sobre os trabalhadores: 38% enfrentam dificuldades financeiras graves e 67% declaram aumento de esgotamento.

Sem dúvidas, esse mal-estar dos trabalhadores é um problema global que merece a atenção dos responsáveis pelo bem-estar dos colaboradores na empresa.

Como fazer uma pesquisa sobre bem-estar

Abaixo, veja como fazer uma pesquisa de bem-estar com os profissionais da sua empresa: 

  1. Automatize o processo: use um software para coletar as respostas para facilitar a análise das mesmas;
  2. Crie uma pesquisa curta: monte um questionário curto, mas eficiente para evitar que os colaboradores abandonem a pesquisa;
  3. Permita respostas abertas: apesar de serem mais complexas para os funcionários responderem, esse tipo de pergunta costuma oferecer informações mais relevantes;
  4. Dê tempo suficiente para responder: permita que o profissional tenha tempo para responder às questões com calma e com prazo suficiente;
  5. Recompense seus funcionários: ofereça incentivos para quem participa da pesquisa, como vale-presente, cupom de desconto, entre outros;
  6. Use os dados para iniciar as ações de bem-estar: feche a pesquisa de bem-estar após receber as respostas de todos os trabalhadores. Em seguida, inicie as ações na empresa;
  7. Contrate fornecedores de bem-estar: busque fornecedores que se preocupam com o bem-estar dos profissionais, como a Allya que oferece descontos em academias (bem-estar físico), terapia online (bem-estar mental), opções de lazer (bem-estar social) e economia nos gastos (bem-estar financeiro). 

Perguntas para uma pesquisa sobre bem-estar dos colaboradores

Se você não sabe quais perguntas podem ser feitas na pesquisa sobre bem-estar dos funcionários, então veja algumas sugestões, a seguir: 

  • Como está o seu bem-estar físico, mental, financeiro e social?
  • O que você acha sobre as nossas iniciativas de bem-estar na empresa?
  • O que podemos melhorar em relação às ações de bem-estar no trabalho?
  • Você sente falta de benefícios corporativos de bem-estar?
  • Como você classificaria o nosso clima corporativo?
  • Você se sente estressado no trabalho?
  • O que você acha de um programa de bem-estar na empresa?
  • Você está interessado em participar do nosso programa de bem-estar?
  • Há algo que você queira adicionar para nos ajudar a melhorar o bem-estar dos funcionários em nossa instituição?

Agora é hora de criar e aplicar a sua pesquisa de bem-estar no trabalho. Para oferecer um benefício corporativo de bem-estar, indique a Allya na sua empresa. Para ler outros conteúdos, assine a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *