Indicador de Bem-Estar Financeiro dos colaboradores

Você sabia que o estresse financeiro está deixando os funcionários menos produtivos? Esse dado foi comprovado pelo estudo Bank of America Employee Workplace Benefits Reports, em 2017, que mostrou que mais de 100 horas de trabalho por colaborador são perdidas anualmente por conta das preocupações financeiras.

Portanto, neste texto, vamos mostrar porque é importante criar e medir o Indicador de Bem-Estar Financeiro na sua empresa. Confira abaixo!

Indicador de Bem-Estar Financeiro: o que é?

Vamos começar explicando o que é Indicador de Bem-Estar Financeiro, criado pelo SPC Brasil e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Esse indicador possui uma numeração de 0 a 100, que mostra que quanto mais próximo de 100, maior o nível médio de bem-estar financeiro; quanto mais perto de 0, menor o nível de bem-estar.

Esse índice pode ser aplicado na população para medir o nível de Bem-Estar Financeiro dos cidadãos, mas também é possível ser aplicado nos funcionários da sua empresa.

O conceito desse indicador é simples: 

  • Ter controle sobre as finanças.
  • Liberdade financeira para aproveitar a vida.
  • Foco e compromisso com os objetivos financeiros.
  • Proteção financeira contra os imprevistos.

Por que o bem-estar financeiro dos colaboradores é importante?

Embora muitas empresas não conheçam o Indicador de Bem-Estar Financeiro, o ideal é medir o nível dos seus funcionários para ter as vantagens seguintes:

  • Funcionários que alcançam o bem-estar financeiro produzem mais e melhor.
  • Profissionais felizes financeiramente conseguem focar em seus objetivos pessoais e profissionais, mantendo o foco de crescimento na empresa (retenção). 
  • A ação de cuidar do bem-estar dos trabalhadores é um atrativo para novos colaboradores do mercado (atração).
  • Demonstrar interesse pela vida financeira do funcionário é uma prática que colabora com a cultura da empresa. 

Como medir esse indicador de bem-estar?

Para medir o Indicador de Bem-Estar Financeiro na sua empresa, você pode usar uma pesquisa online criada por empresas que se preocupam com esse tipo de bem-estar dos trabalhadores, como a Allya.

O RH da sua instituição também pode criar e aplicar uma pesquisa de bem-estar financeiro para saber as dores e problemas dos profissionais em relação ao dinheiro. 

Essa pesquisa irá mostrar um panorama da saúde financeira dos seus colaboradores para encontrar as soluções para melhorar esse indicador. Veja abaixo!

Como melhorar esse índice de bem-estar?

Viu só como é importante cuidar do Indicador de Bem-Estar Financeiro dos seus funcionários para ter retornos positivos para a empresa?

Mas, afinal, como melhorar esse índice na prática para os profissionais terem o nível de bem-estar mais próximo de 100? Saiba o que fazer: 

  • O primeiro passo é a aplicação da pesquisa de bem-estar financeiro. 
  • Crie um Programa de Bem-estar Financeiro com palestras, cursos e consultorias para compartilhar conhecimento sobre Educação Financeira. 
  • Divulgue conteúdos de finanças nos canais de divulgação da empresa para incentivar a economia e a mudança de hábitos financeiros.
  • Ofereça benefícios corporativos que ajudam o colaborador a economizar o salário, como a plataforma de descontos da Allya
  • Mantenha um acompanhamento contínuo sobre o nível do bem-estar financeiro dos seus funcionários. 

Está na hora de acompanhar o Indicador de Bem-Estar Financeiro dos seus colaboradores! Conte com a ajuda da Allya! 💖💰

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *