8 benefícios obrigatórios e flexíveis que sua empresa pode oferecer

Todo setor de RH precisa procurar quais são os benefícios obrigatórios que devem ser entregues aos funcionários, se ele for contratado com o sistema CLT, por exemplo. 

Além disso, também é importante saber quais são os benefícios flexíveis ou espontâneos, aqueles que a empresa deseja oferecer para ter um diferencial, para motivar os colaboradores e promover o bem-estar na empresa. Saiba mais!  

O que são benefícios obrigatórios? E flexíveis?

Benefícios obrigatórios foram criados pela Lei Trabalhista e devem ser oferecidos pelas empresas quando registrarem seus funcionários com carteira assinada. As leis trabalhistas exigem que alguns benefícios sejam entregues ao profissional, como forma de amparo legal pela justiça. 

Já os benefícios flexíveis são aqueles ofertados de forma espontânea pela empresa aos colaboradores, sem nenhuma cobrança legal. 

Esses benefícios flexíveis são vistos dentro da empresa como uma vantagem competitiva no mercado e uma oferta para a qualidade de vida do trabalhador. 

4 benefícios obrigatórios para oferecer

Vamos citar alguns benefícios obrigatórios que podem ser entregues aos funcionários, caso o tipo de contratação seja exigida por lei. Confira:

FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma contribuição mensal de 8% do salário depositada em uma conta bancária vinculada ao trabalhador.

Esse fundo deve ser resgatado quando o colaborador for dispensado sem justa causa, para a aquisição de imóveis ou em outros casos previstos na lei.

Vale Transporte

A empresa deve oferecer vale-transporte para o profissional que precisa de transporte público para ir à empresa.

A lei trabalhista permite descontar até 6% do salário do colaborador para quitar os valores das passagens, porém, o valor excedente é de responsabilidade da empresa.

Décimo terceiro salário

A empresa precisa pagar um décimo terceiro salário ao funcionário, de acordo com o período proporcional trabalhado

O pagamento pode ser pago em 2 parcelas, a primeira entre fevereiro e novembro, já a segunda até 20 de dezembro. 

Férias remuneradas

A legislação obriga a empresa a conceder 30 dias de férias remuneradas para cada funcionário contratado via CLT. 

O período de férias pode ser dividido em até 3 vezes, desde que um deles seja maior que 14 dias seguidos e os outros tenham 5 dias, no mínimo.

4 benefícios flexíveis para funcionários

Veja agora quais são os melhores benefícios flexíveis que a sua empresa pode oferecer aos colaboradores de forma espontânea, independente do regime de trabalho (CLT ou PJ). Confira:

Plataforma de descontos

Já pensou fazer seu funcionário economizar o salário, ganhar consciência sobre as despesas e alcançar o bem-estar financeiro

É possível com o benefício da Allya, uma plataforma com mais de 30 mil parceiros de descontos que ajuda o colaborador a economizar nos gastos diários, a ter maior controle financeiro e, consequentemente, conquistar o bem-estar financeiro.  

Auxílio terapia

A saúde mental dos colaboradores pode ser cuidada pelos auxílios de terapia ofertados pela empresa. 

Existem empresas especialistas nesse tipo de benefício corporativo de saúde mental que podem ser facilmente contratadas pelo RH. 

Programas de bem-estar 

A empresa pode criar um programa de bem-estar para cuidar da saúde mental, física e financeira dos trabalhadores. 

Esse programa pode conter palestras, cursos, aulas, debates, materiais didáticos, consultorias individuais, entre outros recursos que visam promover o bem-estar do colaborador. 

Flexibilidade de horário e home office

A flexibilidade de horário e o home office são benefícios espontâneos que não exigem grandes investimentos financeiros por parte da empresa. 

Portanto, a flexibilização e a possibilidade de trabalho remoto podem ser financeiramente interessantes para as empresas e também para colaboradores, já que evitam trânsitos e transporte público, por exemplo. 

Gostou de saber quais são os melhores benefícios obrigatórios e flexíveis que o RH pode oferecer aos funcionários? Fale com a Allya sobre a plataforma de descontos!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';