Benefícios trabalhistas: entenda o que sua empresa precisa oferecer

No mundo dinâmico dos Recursos Humanos, existem dois tipos principais de benefícios trabalhistas: os obrigatórios, que são como regras básicas definidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e os flexíveis, que são como extras que as empresas oferecem além do necessário.

Pode ser uma plataforma de descontos para ajudar o funcionário a economizar dinheiro, auxílio terapia para cuidar da saúde mental, ou até flexibilidade de horário e a opção de trabalhar de casa.

Entender esses benefícios não é só uma questão de seguir as regras, é uma estratégia importante para motivar as equipes e promover o bem-estar na empresa. Então, vamos explorar melhor como esses benefícios, tanto os obrigatórios quanto os flexíveis, fazem a diferença na qualidade de vida dos colaboradores e na competitividade das empresas? Continue a leitura!

O que são benefícios trabalhistas obrigatórios?

Benefícios obrigatórios foram criados pela Consolidação das Leis do Trabalho, CLT, e devem ser oferecidos pelas empresas quando registrarem seus funcionários com carteira assinada. As leis trabalhistas exigem que alguns benefícios sejam entregues ao profissional, como forma de amparo legal pela justiça. 

Isto é, os benefícios obrigatórios são aqueles que as empresas são legalmente obrigadas a oferecer aos seus colaboradores de acordo com a legislação trabalhista e previdenciária do país. Esses benefícios são estabelecidos por leis e regulamentações para proteger os direitos e o bem-estar dos trabalhadores, garantindo condições mínimas de trabalho e remuneração adequada.

Já os benefícios flexíveis são aqueles ofertados de forma espontânea pela empresa aos colaboradores, sem nenhuma cobrança legal. 

Esses benefícios flexíveis são vistos dentro da empresa como uma vantagem competitiva no mercado e uma oferta para a qualidade de vida do trabalhador.

Quais são os benefícios trabalhistas?

Entre os principais benefícios trabalhistas obrigatórios, estão:

  • FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
  • Vale Transporte;
  • Décimo terceiro salário;
  • Férias remuneradas;
  • Licença-maternidade e licença-paternidade;
  • Aviso prévio.

FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma contribuição mensal de 8% do salário depositada em uma conta bancária vinculada ao trabalhador.

Esse fundo deve ser resgatado quando o colaborador for dispensado sem justa causa, para a aquisição de imóveis ou em outros casos previstos na lei.

Vale Transporte

A empresa deve oferecer vale-transporte para o profissional que precisa de transporte público para ir à empresa.

A lei trabalhista permite descontar até 6% do salário do colaborador para quitar os valores das passagens, porém, o valor excedente é de responsabilidade da empresa.

Décimo terceiro salário

A empresa precisa pagar um décimo terceiro salário ao funcionário, de acordo com o período proporcional trabalhado

O pagamento pode ser feito em 2 parcelas, a primeira entre fevereiro e novembro, já a segunda até 20 de dezembro. 

Férias remuneradas

A legislação obriga a empresa a conceder 30 dias de férias remuneradas para cada funcionário contratado via CLT. 

O período de férias pode ser dividido em até 3 vezes, desde que um deles seja maior que 14 dias seguidos e os outros tenham 5 dias, no mínimo.

👉 Saiba como planejar as férias trabalhistas dos colaboradores

Licença-maternidade e licença-paternidade

A licença-maternidade e licença-paternidade são benefícios fundamentais que garantem o direito dos pais a um período de afastamento remunerado após o nascimento ou adoção de um filho.

Para as mães, o benefício ajuda a se recuperarem do parto e a se adaptarem à nova rotina com o bebê. Já a licença-paternidade ajuda os pais a participar do cuidado com o bebê e a dar suporte emocional à mãe.

A licença dura 120 dias para as mães e 5 dias para os pais. A mãe pode começar a licença-maternidade até 28 dias antes da data prevista para o parto.

👉 Confira benefícios corporativos para funcionárias gestantes

Aviso prévio

O aviso prévio garante um período de transição para ambas as partes, permitindo que o funcionário busque novas oportunidades ou que a empresa faça os ajustes necessários. 

Segundo a lei, o aviso prévio deve ser comunicado com 30 dias de antecedência, podendo ser reduzido para 15 dias em algumas situações. Durante esse tempo, o funcionário continua recebendo salário e mantendo benefícios, proporcionando uma transição mais suave e financeiramente estável.

Principais benefícios flexíveis para funcionários

Entre os benefícios trabalhistas flexíveis mais comuns, incluem:

  • plataforma de descontos;
  • auxílio terapia;
  • programas de bem-estar;
  • flexibilidade de horário e home office, entre outros.

👉 Conheça benefícios corporativos para atrair talentos!

Plataforma de descontos

Já pensou fazer seu funcionário economizar o salário, ganhar consciência sobre as despesas e alcançar o bem-estar financeiro

É possível com o benefício da Allya, uma plataforma com mais de 30 mil parceiros de descontos que ajuda o colaborador a economizar nos gastos diários, a ter maior controle financeiro e, consequentemente, conquistar o bem-estar financeiro.  

👉 Conheça as vantagens financeiras ao assinar um clube de assinatura

Auxílio terapia

A saúde mental dos colaboradores pode ser cuidada pelos auxílios de terapia ofertados pela empresa. 

Existem empresas especialistas nesse tipo de benefício corporativo de saúde mental que podem ser facilmente contratadas pelo RH. 

Programas de bem-estar 

A empresa pode criar um programa de bem-estar para cuidar da saúde mental, física e financeira dos trabalhadores. 

Esse programa pode conter palestras, cursos, aulas, debates, materiais didáticos, consultorias individuais, entre outros recursos que visam promover o bem-estar do colaborador. 

Flexibilidade de horário e home office

A flexibilidade de horário e o home office são benefícios espontâneos que não exigem grandes investimentos financeiros por parte da empresa. 

Portanto, a flexibilização e a possibilidade de trabalho remoto podem ser financeiramente interessantes para as empresas e também para colaboradores, já que evitam trânsitos e transporte público, por exemplo. 

Como os benefícios flexíveis motivam os funcionários?

Os benefícios flexíveis desempenham reconhecem a diversidade de necessidades e preferências individuais, contribuindo significativamente para a satisfação e engajamento dos colaboradores.

Dessa forma, os benefícios flexíveis proporcionam vantagens como:

Personalização e valorização

Os benefícios flexíveis permitem que os funcionários escolham opções alinhadas com suas necessidades específicas, proporcionando uma sensação de valorização individual.

Ao oferecer escolhas, a empresa demonstra preocupação com o bem-estar de seus colaboradores, o que fortalece os laços entre empresa e equipe.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Oferecer benefícios como flexibilidade de horário ou opções de trabalho remoto permite que os funcionários mantenham um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

Essa flexibilidade é crucial para a satisfação e o aumento da motivação, reduzindo o estresse associado às demandas diárias.

Incentivo à saúde mental e bem-estar

Benefícios como programas de bem-estar, auxílio terapia ou acesso a atividades físicas promovem a saúde mental e o bem-estar geral dos colaboradores.

Funcionários saudáveis e equilibrados são mais propensos a se sentirem motivados e comprometidos com suas tarefas.

Reconhecimento da diversidade

Ao oferecer benefícios que consideram a diversidade de necessidades familiares, de saúde e estilo de vida, a empresa demonstra um compromisso genuíno com a inclusão e respeito à individualidade.

Esse reconhecimento contribui para um ambiente de trabalho mais positivo e motivador.

Empoderamento financeiro

Benefícios como plataformas de descontos proporcionam aos funcionários oportunidades de economia, promovendo um maior controle financeiro.

O empoderamento financeiro gera motivação, pois os colaboradores se sentem mais seguros em relação ao seu futuro.

Gostou de saber quais são os melhores benefícios obrigatórios e flexíveis que o RH pode oferecer aos funcionários? Fale com a Allya sobre a plataforma de descontos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *