Os seus benefícios atendem às necessidades do colaborador?

Você acredita que os benefícios oferecidos pela sua empresa atendem às necessidades reais dos seus funcionários no dia a dia?

Pois é! Se você faz parte do RH e ainda não pensou nisso, então é necessário começar a refletir já!

Entenda melhor logo abaixo!

Por que entender as necessidades dos seus funcionários?

Você sabia que identificar e considerar as expectativas dos seus colaboradores é uma etapa fundamental para o planejamento estratégico da sua empresa?

Isso porque entender quais são as necessidades dos trabalhadores dentro e fora da empresa é uma ação que melhora o engajamento, a satisfação e a produtividade no dia a dia. 

Afinal, os colaboradores são responsáveis por executar as atividades operacionais da empresa, o que os torna uma peça fundamental para o funcionamento do negócio.

Sendo assim, é essencial conhecer as necessidades e expectativas de cada profissional e como eles contribuem na qualidade dos produtos e serviços que executam.

Portanto, uma ótima forma de oferecer o que o funcionários precisa é proporcionando benefícios corporativos.

Saiba mais a seguir!

Como descobrir as necessidades dos colaboradores?

Agora que você sabe a importância de conhecer as demandas dos trabalhadores da sua empresa, chegou o momento de criar estratégias para descobrir o que cada um precisa.

Veja o que pode ser feito:

1. Pesquisa de satisfação sobre os benefícios

O primeiro passo para descobrir como atender as exigências dos profissionais é aplicar um questionário sobre os benefícios corporativos oferecidos.

Esse tipo de pesquisa ajuda a entender quais são as frustrações e insatisfações a respeito dos benefícios que a empresa já oferece.

Além de descobrir as falhas, o formulário deve ter um campo para as ideias e sugestões dos colaboradores. Afinal, os profissionais utilizam os benefícios no dia a dia e sabem das vantagens e desvantagens de cada um.

Sendo assim, os trabalhadores podem dar opiniões sobre o que pode ser feito para melhorar o pacote de benefício para o próximo ano. Porém, cabe ao time de RH descobrir se as sugestões são válidas e podem ser seguidas.

Como fazer uma pesquisa de satisfação sobre benefícios?

É mais simples do que você imagina criar um questionário de satisfação dos benefícios corporativos.

O primeiro passo é a elaborar perguntas para saber os pontos positivos e negativos dos benefícios oferecidos, além das sugestões de melhorias. 

Para isso, dê preferencia a uma ferramenta de pesquisa online, que facilite o preenchimento de quem trabalha em casa ou no formato híbrido.

Após a realização das perguntas, o segundo passo é a divulgação da pesquisa para que todos entendam a relevância de responder o questionário.

Então, é importante deixar claro como funciona o processo de resposta, além de estabelecer uma data de início e um prazo final para a entrega.

Depois, será preciso colocar o formulário em prática para ter as respostas dos colaboradores.

Por fim, é necessário a apuração dos resultados e a divulgação dos pontos positivos e negativos, além de colocar em ação um plano estratégico para atender às necessidades dos colaboradores.

2. Reuniões de feedbacks sobre os benefícios oferecidos

Outra maneira de descobrir se os benefícios atendem às necessidades dos funcionários é realizar reuniões de feedbacks com os profissionais. 

Para isso, marque um dia e horário para conversar com cada colaborador e descobrir a opinião deles em relação ao benefício corporativo que a empresa oferece.

Assim, essa conversa pode ser mais descontraída e leve, então, deixe claro que essa reunião será sobre os benefícios para evitar qualquer estresse.

Separe um momento antes de começar as reuniões para analisar e saber exatamente o que precisa ser dito.  

Aproveite essa conversa para ouvir o que cada colaborador tem a dizer sobre os pontos positivos e negativos do pacote de benefícios.

Como fazer uma reunião de feedback sobre benefícios?

Como dissemos, a conversa sobre benefícios corporativos pode ser feita de forma individual, conhecido também como reunião 1:1 (one-on-one).

Porém, se preferir falar com as equipes, então faça um planejamento sobre como essa reunião será realizada.

Afina, esse tipo de conversa em grupo precisa ser organizada para que o RH ouça o que cada funcionário deseja falar sobre os benefícios corporativos. 

Sendo assim, alinhe uma ordem para que todos possam contribuir com suas opiniões e ideias sobre benefícios.

Além disso, anote todos os pontos mencionados durante a conversa para que a reunião seja produtiva e ajude na hora de buscar benefícios que atendam as necessidades dos profissionais.

3. Eventos e palestras sobre benefícios corporativos

Existe outra forma de descobrir se o pacote atual de benefícios corporativos atende às expectativas dos funcionários: realizando eventos e promovendo palestras na empresa.

Essa opção pode ser mais trabalhosa e demorar para trazer os resultados, já que os eventos precisam ser elaborados e os palestrantes precisam ser convidados.

Mas se você tem interesse, então promova eventos com dinâmicas e atividades para descobrir se os benefícios atuais correspondem às necessidades e expectativas dos colaboradores.

Além disso, você também pode realizar palestras com representantes comerciais de diferentes tipos de benefícios corporativos. 

Os benefícios precisam ser apresentados nessas palestras para que os funcionários descubram o que eles realmente precisam. 

Como promover eventos e palestras sobre benefícios?

O RH precisará descobrir quais são as empresas de benefícios corporativos que buscam atender às necessidades do dia a dia dos colaboradores, inclusive que ajudem a melhorar as finanças pessoais. 

Em seguida, entre em contato com o comercial dessas empresas para combinar como realizará o evento.

Cada empresa pode apresentar o seu benefício aos funcionários, de forma presencial ou remota (virtualmente).

O ideal é que cada representante possa mostrar como o seu produto consegue atender as demandas diárias dos profissionais.

No final da palestra, o RH pode abrir espaço para perguntas que tirem as dúvidas dos trabalhadores.

Quais benefícios oferecidos atendem todas as necessidades dos colaboradores?

Já ouviu falar sobre a pirâmide de Maslow? Essa teoria mostra que o ser humano possui diversas necessidades, mas algumas são mais urgentes que outras. 

A ordem das necessidades humanas são:

  • fisiológicas (se alimentar, beber água, descansar);
  • segurança (segurança de empregabilidade, por exemplo, um lugar que ofereça estabilidade);
  • sociais (pertencer a um grupo);
  • necessidade de estima (sentir-se valorizado);
  • necessidade de crescimento (buscar mais crescimento profissional). 

Encontrar um benefício corporativo que atenda todas essas necessidades humanas pode ser difícil, mas não é impossível!

A Allya é um benefício corporativo que oferece uma plataforma com milhares de descontos que atendem as necessidades de quem:

  • quer se alimentar (restaurantes, mercados deliveries…);
  • se divertir e entreter (cinema, eventos, shows…);
  • buscar crescimento profissional (cursos de idiomas, cursos superiores…);
  • desejar se cuidar (farmácias, academias…) e muito mais.

Legal, né? Com certeza esse benefício atende as necessidades dos seus colaboradores! #ficaadica 😌

Agora você sabe que os benefícios oferecidos podem atender às necessidades dos seus colaboradores. Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter para profissionais de RH! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Este post tem um comentário

  1. Avatar
    Rodrigo Silva

    Que legal…!!
    Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
    que puder… Boa sorte..!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *