Como fazer uma pesquisa de satisfação financeira com os colaboradores

Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido para atrair e manter talentos! Por isso, nós da Allya, vamos dar dicas para o RH da sua empresa identificar o nível de satisfação financeira dos colaboradores e aproveitar as oportunidades de engajamento que essa ação pode oferecer. Confira abaixo!

Como contornar as dificuldades em atrair e manter talentos?

Antes de explicarmos o que é satisfação financeira, precisamos falar como está cada vez mais comum nos depararmos com a seletividade dos profissionais ao aceitarem uma oportunidade de emprego. 

Há alguns anos, as empresas tinham mais facilidade na hora de escolher entre os colaboradores livres no mercado.

No entanto, hoje em dia, os setores de RH e recrutamento e seleção estão com dificuldades em encontrar mão-de-obra qualificada e disponível

Por isso, as empresas buscam novas formas de atrair e reter seus talentos, envolvendo algumas ações do time de RH e de employer branding, focando no bem-estar dos colaboradores e transformando o mundo corporativo em um universo mais humanizado e leve.

Existem algumas ações que podem ser envolvidas em um projeto para encantar profissionais e ajudar sua empresa a: manter aquele colaborador talentoso, evitar perder mão-de-obra qualificada, diminuir custos com novas contratações e abaixar o índice de turnover na empresa. São elas:

  • focar no bem-estar dos funcionários (mental, físico e financeiro);
  • oferecer qualidade de vida;
  • saber o nível de satisfação financeira do colaborador;
  • fornecer benefícios financeiros, como a plataforma da Allya, que possui milhares de descontos para os colaboradores economizarem e terem uma boa satisfação financeira.

O que é a satisfação financeira?

A palavra ‘satisfação’, no dicionário da língua portuguesa, tem algumas definições: ato ou efeito de satisfazer; alegria; contentamento; prazer; indenização e pagamento.

Já o termo ‘financeira’ está relacionado às finanças, ou seja, condições financeiras e recursos financeiros.

Desse modo, a satisfação financeira nada mais é do que o prazer e alegria com as próprias condições financeiras.

Assim, podemos dizer que esse é o estado de quem alcançou o bem-estar financeiro e tem: 

  • controle sobre as finanças;
  • liberdade financeira para aproveitar a vida;
  • foco e compromisso com os objetivos financeiros;
  • reserva de emergência contra imprevistos.

Como fazer uma pesquisa de satisfação financeira?

Para descobrir os pontos negativos da empresa em relação à satisfação financeira dos colaboradores, e implementar melhorias nos benefícios que a organização oferece, a melhor saída é realizar uma pesquisa de satisfação financeira.

É possível aplicar uma pesquisa quantitativa, que é a maneira de questionar determinado público em busca de dados numéricos para validar hipóteses, rejeitá-las ou a título informativo.

O formato da pesquisa pode ser em papel impresso ou aplicado em uma plataforma online, que disponibiliza gráficos para uma análise mais efetiva.

Lembre-se que a linguagem da pesquisa de satisfação financeira precisa corresponder com a comunicação usual da sua empresa. 

Como criar as perguntas da pesquisa?

Como citamos acima, é importante ter em mente que se trata de uma pesquisa quantitativa. Portanto, pense em questões objetivas e diretas, sem margens para interpretações equivocadas e que gerem menos dúvidas possíveis. 

Confira, a seguir, algumas sugestões de perguntas para a pesquisa de satisfação financeira. 

  • De 0 a 5 sendo 0 muito ruim e 5 ótimo, qual seu nível de satisfação financeira atual?
  • De 0 a 5 sendo 0 muito ruim e 5 ótimo, você se considera satisfeito com os benefícios oferecidos?
  • De 0 a 5 sendo 0 muito ruim e 5 ótimo, você acha que a empresa se preocupa com o bem-estar financeiro dos colaboradores?
  • De 0 a 5 sendo 0 muito ruim e 5 ótimo, qual seu nível de satisfação em relação à sua remuneração atual?

Ah! Não podemos deixar de ressaltar que é sempre importante considerar a cultura da empresa, além de ter os objetivos bem alinhados para evitar ruídos na comunicação, principalmente na divulgação dos resultados. 

Como aplicar a pesquisa de satisfação financeira?

Após a criação das perguntas e inseridas na plataforma da sua escolha, agora é hora de comunicar ao colaborador a importância dessa pesquisa, bem como sua finalidade da mesma, a fim de engajar o público-alvo na ação. 

Na divulgação, é importante lembrar se a pesquisa precisa ou não ser nominal e o prazo para a entrega das respostas.

Além disso, se possível, procure realizar uma comunicação transparente e informe o prazo para as ações serem iniciadas após a colheita dos resultados da pesquisa.

Quais os benefícios das pesquisas para as empresas? 

Existem várias vantagens ao aplicar uma pesquisa de satisfação financeira para o seu negócio.

Uma delas é que o RH terá um parâmetro em relação ao nível de satisfação financeira dos colaboradores. Apartir daí, poderá criar um plano de ações para atrair e manter talentos, como contratar benefícios corporativos financeiros. Além disso, esse tipo de estratégia pode:

  • diminuir a rotatividade de profissionais;
  • aumentar o engajamento;
  • melhorar o desempenho da produtividade;
  • entre outros retornos positivos.

Vantagens ao aplicar essa pesquisa para os funcionários

Ao realizar uma pesquisa de satisfação financeira, a empresa causará uma boa impressão ao se mostrar preocupada com as finanças dos seus colaboradores.

Essa preocupação gera uma sensação de cuidado por parte da instituição com os seus empregados, motivando o colaborador e fazendo com que ele permaneça engajado.

No entanto, apenas a aplicação da pesquisa não é suficiente para atrair e manter um profissional, mas as ações após a divulgação dos resultados mostra o comprometimento por parte da empresa. 

Afinal, quanto mais respostas verídicas e sinceras, melhores serão os apontamentos e os resultados que a empresa terá. Consequentemente, práticas mais assertivas poderão aumentar a satisfação financeira e o bem-estar dos seus colaboradores. 

Gostou do conteúdo sobre satisfação financeira dos colaboradores? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e conferir mais dicas para atrair e reter talentos! Ah! Indique a Allya para promover bem-estar financeiro na sua empresa!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *