Dicas de home office para o bem-estar físico, mental e financeiro

Todo mundo que trabalhou de casa por mais de 1 ano sente os efeitos que o trabalho remoto causou no seu corpo, mente e bolso. Pensando nisso, nós da Allya queremos dar algumas dicas de home office para quem ainda vai continuar com esse esquema de trabalho, de maneira parcial ou totalmente em casa. Saiba mais a seguir! 

Dicas de home office

Por sabermos que o teletrabalho causou marcas de confinamento no nosso físico, mente e finanças, queremos dar boas dicas de home office que devem ser realizadas no dia a dia dos colaboradores. 

O RH deve organizar essa mudança, já que entende melhor como funciona esse esquema de trabalho depois de tantos meses. 

Afinal, sabemos que muitos trabalhadores se acostumaram com o teletrabalho e acham normal transitar do sofá à mesa, da mesa à cama, e assim por diante.

Mas as empresas precisam fazer algo para mudar esse estilo de vida e trabalho, se quiserem funcionários saudáveis, motivados, engajados e produtivos.  

Os impactos do home office nos profissionais 

Veja quais os impactos que o home office causou nos colaboradores nesse período de confinamento que retirou de cena o trabalho presencial: 

1. Home office e os impactos no nosso corpo

Sem dúvidas, muitos trabalhadores deixaram de exercitar os seus corpos para ir até o trabalho. 

O exercício de locomoção deixou de fazer parte da rotina dos colaboradores, como usar o transporte público, andar de bicicleta, ir a pé ou de carro. 

Além disso, os investimentos em academia também foram deixados de lado, já que os profissionais estavam trabalhando em casa e não tinham mais motivação para sair e ir à academia. 

Consequentemente, muitos colaboradores sentiram seus corpos mais pesados, com mais dores musculares e com pouca disposição para realizarem atividades físicas. 

Uma pesquisa do Reino Unido descobriu que mais de 80% das pessoas que trabalharam em casa durante a pandemia sentiram alguma dor nas costas, pescoço ou ombro.

2. Home office e a nossa saúde mental

O medo de perder o emprego, a falta da segurança de um ambiente de trabalho, dificuldades de separar as atividades domésticas e profissionais, entre outros tantos problemas que impactaram a saúde mental de muitos colaboradores. 

Uma pesquisa da empresa Workana, realizada com funcionários dos países das Américas (Brasil incluso) e Europa, revelou que o home office afetou a saúde mental de 4 em cada 10 funcionários. 

O home office gerou impactos psicológicos em muitos trabalhadores que tiveram que se adaptar rapidamente ao novo formato de trabalho.

Além da saúde mental, o bem-estar social também foi impactado porque a falta de socialização e a dependência total dos eletrônicos geram ansiedade no ser humano.

3. Home office e gastos financeiros

O formato de trabalho remoto também trouxe um grande dilema para os colaboradores: a disciplina com o dinheiro

Em períodos de crise, o brasileiro precisa aprender a lidar com as suas finanças, deve sair das dívidas e criar uma reserva de emergência

Porém, infelizmente, poucos funcionários possuíam essa consciência financeira e não souberam lidar com o dinheiro no confinamento. 

Uma pesquisa do Instituto Axxus, startup de tecnologia da Unicamp, revelou que 86% dos brasileiros tiveram sua vida financeira muito prejudicada com a pandemia.

Os motivos indicados por esse alto índice foram o desequilíbrio financeiro, como o consumo excessivo, a falta de planejamento financeiro e o aumento das dívidas.

Como o RH pode promover bem-estar no home office?

O home office não é o vilão dessa história, pelo contrário, ele pode funcionar muito bem se as empresas realizarem de forma correta. 

Isso porque já existem diversas instituições que adotaram o trabalho remoto definitivamente, mesmo com o retorno aos escritórios

Portanto, se a sua empresa irá permanecer no home office ou criará um esquema híbrido (alguns dias no escritório e alguns dias em casa), então saiba como melhorar essa experiência, logo abaixo! 

Estimule o bem-estar físico no home office

Uma das dicas de home office é estimular o exercício de atividades físicas após o expediente de trabalho.

Incentive a prática em academias próximas da casa do colaborador, que podem ser encontradas facilmente com o aplicativo de descontos Allya

Esse app indica os estabelecimentos próximos da localização do funcionário para ele escolher o melhor local para economizar. 

Além de descontos em academias presenciais, o benefício da Allya possui cursos online de atividades físicas que podem ser realizados em casa, caso o profissional preferir.

O RH também precisa informar da importância de manter o corpo hidratado e lembrar os trabalhadores de terem água sempre ao alcance da mão.

Cuide do bem-estar mental no home office

Para cuidar do bem-estar mental dos profissionais enquanto trabalham em casa, incentive a criação de um local de trabalho adequado e ajude com os móveis e ferramentas necessárias. 

Peça para os líderes e gestores de se comunicarem com clareza com a equipe para evitar estresse e irritações desnecessárias. 

Além disso, converse sempre com os funcionários para saber como está sendo a experiência do trabalho remoto e o que pode ser melhorado.

A prática de ioga, meditação ou terapia online também podem ser realizadas com desconto com o benefício da Allya

Promova o bem-estar financeiro no home office

As nossas últimas dicas estão relacionadas com as finanças pessoais dos trabalhadores durante o home office. 

Promova a mudança de pequenos hábitos diários, como a economia com descontos em todos os gastos possíveis.

Poucas pessoas têm acesso às informações relevantes sobre dinheiro, então a criação de um programa de bem-estar financeiro, mesmo online, pode ajudar os colaboradores a melhorarem suas finanças. 

O primeiro passo é o conhecimento, depois a prática no dia a dia e os retornos financeiros futuros, como a saída do mundo das dívidas, a criação da reserva de emergência e a iniciação nos investimentos.  

Essas são algumas dicas de home office para promover o bem-estar físico, mental e financeiro. Procure colocá-las em prática na sua empresa! Conte com a ajuda da Allya! 💖

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *