O que são benefícios e como implementá-los na sua empresa?

Um grande desafio para a equipe de Recursos Humanos nas empresas é encontrar maneiras de trazer bem-estar para os seus colaboradores.

Quais recursos usar para valorizar os funcionários e deixá-los confortáveis dentro da empresa? Um dos pontos importantes que pode contribuir na vida do colaborador é a oferta de benefícios.

Afinal, o que são benefícios tradicionais e flexíveis? Como implementá-los na sua empresa? Vamos te contar já! Continue a leitura!

O que são benefícios?

Os benefícios são recursos oferecidos aos colaboradores das empresas que podem ser destinados à alimentação, transporte e até mesmo descontos em cursos, atividades de lazer e saúde (spoiler que já vamos contar logo mais!). 

Nesse sentido, os benefícios são vantagens oferecidas pelas empresas aos colaboradores, visando melhorar a qualidade de vida, a motivação e o bem-estar no ambiente de trabalho.

Além dos tradicionais e famigerados Vale-alimentação (VA), Vale-refeição (VR) e Vale-transporte (VT) e outros benefícios obrigatórios, estão surgindo novos benefícios que são mais flexíveis e eficientes.

O que são benefícios flexíveis e eficientes?

Benefícios flexíveis são aqueles que podem ser negociados diretamente entre empresa e o colaborador, ou seja, um benefício que de fato se faz necessário no dia a dia do funcionário.

Sem dúvida, cada colaborador tem um estilo de vida diferente fora do trabalho.

Portanto, se os benefícios que a empresa oferece não tem impacto direto na rotina e no bem-estar do funcionário, então é preciso pensar em opções mais eficientes.

Uma pesquisa da MetLife mostrou que benefícios mais eficazes conseguem ajudar os colaboradores a alcançarem metas e sonhos pessoais.

Podemos utilizar o exemplo da Allya, uma plataforma que centraliza descontos em diversas categorias (cursos, compras, lazer, saúde e muito mais) para os colaboradores economizarem nos gastos do dia a dia.

Sendo assim, o funcionário faz render o salário no final do mês para concretizar as metas pessoais do futuro.

Além do fator “economia” na vida dos funcionários que utilizam esse benefício, outro ponto que impacta diretamente no trabalho diário é o bem-estar financeiro e mental desses colaboradores que conseguem realizar as compras com descontos e economizar dinheiro.

Como implementar uma gestão de benefícios eficientes e flexíveis na empresa?

Funcionário feliz, empresa mais produtiva, certo? Então, como implementar benefícios que realmente são eficientes na vida dos colaboradores?

Primeiro você precisa enxergar que o mercado de trabalho mudou e o RH precisa acompanhar essa mudança.

A jornada de trabalho está mais flexível, as reuniões mais descontraídas, entre outras mudanças que quebraram o cenário “quadrado”, que as empresas tinham em um passado não tão distante assim.

Enfim, ainda dá tempo de implementar esses benefícios eficientes na sua empresa! Converse com seus colaboradores, entenda os hábitos de consumo e a vida financeira da galera.

Portanto, um papo informal (e real) sobre bem-estar financeiro pode ser o primeiro passo para saber qual benefício contribuirá para uma vida sem apertos financeiros.

Quais as vantagens de oferecer os novos benefícios?

Oferecer os novos benefícios que estão transformando a vida do funcionário trazem diversas vantagens para a empresa.

Quando reconhecidos e motivados, os colaboradores tendem a contribuir e a produzir mais no dia a dia. 

Outros fatores positivos para as empresas são os baixos níveis de ausência no trabalho por problemas pessoais e financeiros, maior retenção de talentos, entre outros.

E aí, vamos juntos mudar a cultura do RH ao oferecer benefícios mais eficientes para os colaboradores? Conte com a gente!

Gostou de saber o que são benefícios tradicionais e eficazes? Além de aprender como implementar e entender as vantagens que esse tipo de benefício oferece para as empresas? Leia outros conteúdos no nosso blog!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *