Opções de benefícios diferenciados para funcionários

Está difícil encontrar e reter talentos na sua empresa? Então conheça os benefícios diferenciados para funcionários que podem gerar motivação, satisfação e engajamento no trabalho. 

RH, se você estava procurando uma solução para atrair e manter os profissionais qualificados, então leia esse texto até o final. 

Benefícios diferenciados para funcionários: o que são?

Os benefícios corporativos surgiram para agregar valor à remuneração dos colaboradores como uma nova forma de recompensá-los financeiramente. 

Com o passar dos anos, esses atrativos se tornaram mais estratégicos e ganharam maior destaque nas descrições das vagas. 

Isso porque o mercado de trabalho se tornou mais competitivo e passou a oferecer benefícios diferenciados para funcionários.

Além disso, as preocupações do RH com as necessidades individuais de cada profissional e o cuidado com o bem-estar do colaborador viraram questões necessárias. 

Por que oferecer benefícios diferenciados para funcionários?

Existem diversos motivos para oferecer esses benefícios corporativos que são capazes de motivar e satisfazer cada colaborador, mas podemos citar alguns, abaixo: 

Novos colaboradores adeptos à tecnologia

As novas gerações estão ingressando no mercado de trabalho e, com elas, uma sede pelas tecnologias que atendam suas necessidades. 

Esses jovens trabalhadores cresceram em uma era em que a tecnologia já fazia parte da rotina de cada um deles. 

Portanto, é esperado que esses novos funcionários desejem benefícios inovadores e, preferencialmente, que estejam ligados a aplicativos de celular. 

Consequentemente, empresas que não oferecem esse tipo de inovação e modernidade, acabam perdendo talentos. 

Experiência do funcionário

Os novos trabalhadores procuram por empresas que ofereçam muito além de um trabalho, mas experiências que possam compensar as horas trabalhadas. 

Sendo assim, empresas que oferecem benefícios corporativos que possam disponibilizar experiências para o colaborador têm mais chances de manter os cargos de trabalho ocupados. 

Sabemos que cada vez mais os profissionais estão se tornando nômades digitais ou trabalhando em formato home office, então é um grande desafio para as empresas atraírem esses colaboradores. 

Mas você pode entregar benefícios inovadores que ofereçam experiências, como a plataforma de desconto da Allya que possui cupom para parques, cinema, spas, eventos e outras vivências. 

Nova cultura organizacional

Não são apenas as novas gerações que desejam trabalhar em empresas que se preocupam com as necessidades individuais e o bem-estar dos colaboradores. 

Todo profissional quer ser valorizado e fazer parte de um ambiente corporativo mais descontraído e diferenciado. 

Por isso, o RH precisa cuidar para adaptar a nova cultura da empresa para alinhar com as expectativas dos funcionários. 

Além de um pacote de benefício atraente e inovador, também é necessário oferecer boas condições de trabalho, ambiente amigável, plano de carreira, entre outras vantagens. 

Cases para inspirar a sua seleção de benefícios diferenciados

Se ainda não se convenceu que os benefícios corporativos diferenciados e inovadores são a bola da vez, então precisa descobrir o que grandes empresas já estão cantando essa bola faz tempo.

Facebook

Sim, a maior rede social do mundo oferece benefícios diferenciados no mercado há algum tempo para os seus colaboradores. 

Os funcionários que trabalham na empresa criada pelo Mark Zuckerberg possuem benefícios de auxílio psicológico, assistência à fertilidade, licença de óbito de 10 dias, ajuda com a mudança de casa, entre muitos outros. 

Salesforce

O quadro de funcionários da Salesforce, multinacional líder em CRM, também tem direito a um pacote de benefícios bem diferente de muitas empresas. 

Todos os colaboradores podem tirar a licença maternidade e paternidade de 26 semanas (sem distinção de gênero), plano de opção de compras de ações (Stock Options), programa de assistência psicológica e comportamental, entre outros. 

Intel

A empresa de tecnologia Intel também oferece benefícios diferentões para os seus colaboradores, como orientação nutricional, serviços básicos de assistência domiciliar, assistência à adoção e programas de fertilidade, além de muitos outros. 

Quais são os melhores benefícios diferenciados para funcionários?

Agora vamos ao que mais te interessa: a indicação de benefícios diferenciados para colaboradores. Saiba como surpreender os profissionais, logo abaixo:

Plataforma de descontos

Imagina oferecer ao funcionário um aplicativo com mais de 30 mil parcerias de descontos para ele utilizar quando quiser. 

Esse app existe e se chama Allya, um benefício corporativo que ajuda o colaborador a economizar em academias, farmácias, lojas online, cursos, delivery e muito mais. 

Viagem de incentivo

Já pensou em dar uma viagem de incentivo para os seus funcionários? Bacana, né? Esse benefício pode ser como um prêmio quando uma meta é alcançada ou um objetivo é concluído. 

Com certeza vai agradar os profissionais, principalmente os “Millennials”, geração que valoriza mais experiências que um prêmio físico, por exemplo.   

Salário sob demanda

Essa novidade no mundo dos benefícios corporativos oferece a possibilidade do colaborador receber pelas horas ou dias trabalhados, mesmo sem fechar o mês. 

É uma ótima solução para aliviar o estresse financeiro e ajudar com o pagamento de contas urgentes. 

Programa de Educação Financeira

Sabemos que a Educação Financeira não é um tema debatido nas escolas e, por isso, muitas pessoas não aprendem a ter uma boa relação com o dinheiro na vida adulta. 

Então, a sua empresa pode oferecer um programa de Educação Financeira que leve palestras, debates e conversas para o ambiente de trabalho. 

Creches internas na empresa

Empresas que oferecem um benefício corporativo para os cuidados dos filhos dos funcionários podem se destacar no mercado. 

Se for possível, que tal disponibilizar um espaço dentro da própria empresa para ajudar os papais e mamães que precisam trabalhar no ambiente corporativo? 

Trabalho home office

O home office e a flexibilidade de horários são atrativos que seduzem muitos profissionais, principalmente no momento que vivemos atualmente. 

Se a atividade desenvolvida pelo colaborador pode ser realizada remotamente, então ofereça o regime de trabalho parcial ou integral direto de casa. 

Ajuda psicológica

A saúde mental é um dos pilares do bem-estar dos profissionais e pode ser cuidada através de benefícios corporativos. 

Ofereça benefícios corporativos de ajuda psicológica, como auxílio terapia presencial ou online. 

Outra opção é a criação de um programa de saúde mental bem estruturado e com especialistas para trazer impactos positivos para todos na empresa.

Se surpreendeu com os benefícios diferenciados para funcionários? Então utilize-os para atrair e manter talentos, RH!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *