Benefícios flexíveis: o que são e quais oferecer na empresa?

Muito além do salário, os profissionais estão cada vez mais exigentes em relação aos benefícios oferecidos pelas empresas. Por outro lado, os RHs já identificaram essa procura e estão buscando meios de atrair e manter os talentos dentro da organização. Por isso, vamos falar dos benefícios flexíveis, os queridinhos do momento que chegaram para ficar! Leia abaixo!

O que são benefícios flexíveis?

Primeiramente, vamos explicar o que são benefícios flexíveis, caso você ainda não tenha escutado falar sobre eles. 

Os beneflex, como também são chamados, são benefícios corporativos que fogem dos modelos tradicionais (VA, VR e VT) e podem se adaptar ao perfil de consumo de cada colaborador que define como ele irá usufruir.

Os benefícios flexíveis vão muito além, já que estão revolucionando a política de benefícios dentro das empresas e surgem como uma ótima forma de valorizar a individualidade e o desejo de cada funcionário. 

Quais benefícios flexíveis oferecer na empresa?

Mais do que respeitar a vontade de cada colaborador, os beneflex conseguem melhorar a qualidade de vida, a saúde mental, o corpo e os bolsos dos trabalhadores. 

Isso porque eles permitem que o colaborador utilize o benefício com aquilo que realmente faz a diferença no dia a dia. 

Então, veja quais são os benefícios flexíveis que podem ser oferecidos na sua empresa:

Vale-terapia

O Brasil é o segundo país das Américas que possui o maior número de pessoas com depressão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Por isso, a saúde emocional dos profissionais vem sendo valorizada e cuidada pelos RHs. Ainda bem, né?

Uma forma de oferecer auxílio psicológico é o vale-terapia, um tipo de benefício flexível que apoia financeiramente as sessões de terapia presencial ou online do colaborador. 

Home office

Embora já tenha se tornado um regime de trabalho obrigatório em muitas empresas, o home office pode ser um benefício flexível para os profissionais.

Conceder a possibilidade de trabalhar de casa é uma ótima forma de evitar trânsito ou transportes públicos lotados. 

Esse benefício pode ser dado de maneira integral (todo trabalho online) ou parcial (intercalando com algumas idas ao escritório).

Plataforma de descontos

Um benefício flexível que impacta os gastos diários dos trabalhadores é a oferta de uma plataforma online que oferece descontos em milhares de produtos e serviços. 

Esse tipo de benefício é democrático porque atende todas as necessidades de cada colaborador, já que oferece desconto em farmácias, academias, cursos, restaurantes, entre outras categorias. 

A Allya oferece uma plataforma com milhares de descontos que ajudam o funcionário economizar diariamente para o salário render mais no final do mês. Já pensou em colocar na sua empresa esse tipo de benefício? 😉

Cartão flexível

Um cartão flexível é um benefício que disponibiliza um valor para o colaborador gastar em categorias (saúde, mobilidade, alimentação e entretenimento) e com o saldo livre (como quiser).

Ele funciona como se fosse um cartão de crédito para o trabalhador gastar em produtos e serviços que desejar. 

As empresas podem criar as regras e valores em cada categoria para estabelecer a melhor usabilidade possível.

Programa de bem-estar financeiro

Para ajudar os funcionários a aprenderem como lidar com o dinheiro, a empresa pode oferecer um programa de bem-estar financeiro

Sabemos que a educação financeira no país não é valorizada no ensino básico nas escolas, então é uma forma de educar os colaboradores a terem uma relação mais positiva com o dinheiro. 

Nesse programa, uma das primeiras ações é uma pesquisa para identificar a situação financeira atual do trabalhador. Em seguida, pode ser disponibilizado conteúdos sobre finanças, consultoria com profissionais da área, entre outras ações.

Gostou das opções de benefícios flexíveis? Então ofereça Allya na sua empresa para atrair e manter talentos! 💖 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *