Como reter talentos na empresa? 5 dicas infalíveis!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é comum questionarmos: como reter talentos na empresa e diminuir o turnover

O setor de RH tem muita influência nesse ponto e pode mudar o jogo com algumas estratégias infalíveis. Saiba quais são elas, logo abaixo!

Como identificar talentos na empresa?

Antes de reter talentos na empresa, você precisa identificar quem são eles! É simples: são colaboradores que têm os mesmos valores, visões e propósitos em comum com a empresa. 

Além de se identificarem com a cultura organizacional, esses profissionais:

  • apresentam alta performance;
  • entregam resultados positivos;
  • se desenvolvem dentro da empresa.  

Para falar na linguagem popular: esses talentos sentem orgulho de  “vestir a camisa” da empresa.

Mas aí surge o desafio: como não perder esses talentos para o mercado e diminuir o turnover? Vamos te ajudar com essa missão!

Dicas para reter talentos na empresa

A retenção de talentos na empresa vai muito além de um bom salário (claro, é importante!), mas muitos profissionais procuram empregos em empresas que transmitem confiança, transparência e motivação.

Por isso, para conquistar os corações dos seus colaboradores, saiba o que pode ser feito a partir de já:

1. Crie um clima organizacional saudável

A era das brigas e conflitos no trabalho ficaram para o passado (ainda bem, né?). As empresas estão percebendo que um bom clima organizacional faz toda diferença na rotina do dia a dia. 

Todo mundo quer trabalhar em um local agradável, saudável e sem intrigas, então já sabe né? Comece a investir em um ambiente positivo, colaborativo e favorável para os colaboradores. 

2. Esteja aberto ao diálogo

Sem dúvida, muitos profissionais ficam surpresos com as explicações na hora do pedido de demissão por não saberem do problema que fez o colaborador sair da empresa. 

Então para não ser pego de surpresa converse sempre que possível com seus funcionários para saber as necessidades e preocupações que eles apresentam no trabalho. 

Foto de uma mulher com óculos e roupa social, representando os talentos na empresa.

3. Avalie os benefícios oferecidos

Os benefícios têm o papel de cuidar da vida dos colaboradores. Seja com a alimentação, o transporte, a saúde, os benefícios corporativos foram criados para oferecer bem-estar. 

Mas como os tempos mudaram e as necessidades dos funcionários já não são mais as mesmas de antes, então estude implementar benefícios flexíveis, como plataforma de descontos que fazem o salário do colaborador render mais. 

4. Reconheça os talentos

Nada como um elogio de reconhecimento para fazer o dia do funcionário mais feliz. Aliás, quem nunca ficou com um sorriso no rosto após ganhar um elogio do chefe, não é mesmo?

Então implemente uma cultura de feedback para reconhecer os talentos na empresa e, claro, apontar os pontos negativos que precisam ser melhorados. 

5. Promova o bem-estar 

Estresse no trabalho? Quem nunca? Mas tudo pode ficar melhor se você promover ações de bem-estar mental, físico e financeiro

Portanto, ofereça apoio psicológico a quem precisa, estimule a prática de exercícios físicos, seja flexível na jornada de trabalho home office, crie programas de planejamento financeiro e ofereça benefícios eficientes para auxiliar os colaboradores a terem o tão sonhado bem-estar financeiro

Se o seu objetivo é reter talentos na empresa, então comece já a colocar em prática essas dicas infalíveis! You can do it! 😉

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *