Saúde e bem estar no trabalho: como promover?

Uma empresa que se preocupa com a saúde e bem-estar no trabalho pode sair na frente da concorrência! Mas, muito além disso, ao estimular a prática de exercícios físicos, oferecer suporte psicológico e educar financeiramente os colaboradores, as empresas recebem em troca mais motivação, satisfação e produtividade durante a rotina de trabalho. Saiba mais sobre esse assunto, logo abaixo!

O que é saúde e bem-estar no trabalho?

Ainda bem que as empresas passaram a se preocupar com a saúde e o bem-estar no trabalho (física, mental e financeira). 🙌

Afinal, elas enxergaram que essa tendência do saúde e bem-estar no trabalho chegou para ficar nas empresas de todos os tamanhos e segmentos. Portanto, ninguém quer ficar de fora dessa novidade. 

Embora já tenham se preocupado com o bem-estar no trabalho há alguns anos, agora o movimento é mais forte porque os últimos acontecimentos no mundo virou o ambiente corporativo de ponta-cabeça.

Como saber se uma empresa precisa promover o bem-estar?

Podemos observar e enxergar muitos pontos que impedem a saúde e bem-estar no trabalho dos colaboradores, são eles:

  • Cansaço mental;
  • Falta de ânimo físico;
  • Problemas financeiros / endividamento;
  • Pandemia;
  • Alta competitividade;
  • Excesso de trabalho;
  • Pouco tempo para realizar as tarefas;
  • Medo de perder o emprego;
  • Tarefas repetitivas;
  • Aumento de responsabilidades;
  • Diversas cobranças;
  • Poucos benefícios ou benefícios não eficientes;
  • Salário baixo;
  • Problemas com o chefe;
  • Brigas com colegas de trabalho;
  • Fofocas;
  • Outros.

Ao ver essa lista de situações e problemas que impedem o bem-estar no ambiente de trabalho, quais já apareceram na sua empresa?

Calma! Não entre em pânico porque é possível evitar as consequências desses problemas se você começar a criar ações e estratégias que promovam o bem-estar aos colaboradores. Veja, a seguir!

Como promover o bem-estar no trabalho?

Ainda bem que existem várias formas de promover o tão desejado bem-estar para os colaboradores! Ufa! 😅

Mas antes de iniciar a jornada do bem-estar dentro da sua empresa, sugerimos que você faça uma pesquisa de satisfação para levantar os principais problemas apontados pelos profissionais. 

Dessa forma, você terá resultados mais assertivos se conseguir identificar as dificuldades pessoais e profissionais dos colaboradores que estão impedindo o bem-estar no dia a dia. 

Quais são os 3 tipos de bem-estar para o colaborador?

Nós iremos começar a inserir você no mundo do bem-estar no trabalho apresentando os 3 pilares fundamentais dessa jornada. 

Lembre-se que esses pilares do bem-estar trarão muitos benefícios para os funcionários e, consequentemente, para a sua empresa também.

Afinal, os impactos da falta do bem-estar podem ocasionar uma série de problemas, como excesso de faltas no trabalho, pouca produtividade, falta de criatividade, diversas idas ao médico, entre outros fatores negativos. Nenhuma empresa quer isso, né?

O que é bem-estar físico?

Vamos iniciar com o primeiro pilar: a saúde física dos profissionais. As empresas precisam incentivar a prática de exercícios físicos nos ambientes de trabalho ou fora dele. 

Os benefícios desse estímulo ajudam o colaborador a ter mais disposição, mais confiança e autoestima elevada. 

Além de trazer benefícios para o corpo, essas práticas físicas impactam positivamente até mesmo no cérebro. 

Esse dado foi comprovado por cientistas da Universidade da Califórnia, em parceria com a Universidade de Tsukuba, no Japão, que revelou que com apenas 10 minutos diários de exercícios físicos leves é possível alterar algumas estruturas do cérebro que estimulam a memória e as funções neurais ligadas ao aprendizado

O que é bem-estar mental?

Agora vamos falar do segundo pilar: o bem-estar mental. A OMS (Organização Mundial de Saúde) já alertou que esse tema faz parte das responsabilidades das empresas, mas poucas realmente se preocupam com a gravidade desse problema. 

Infelizmente, 5,8% da população brasileira sofre de depressão, colocando o país no topo do ranking no número de casos de depressão na América Latina, segundo a OMS.

Portanto, muitos profissionais podem sofrer com esse problema mental e as empresas não sabem como lidar com essa situação. 

Mas é possível promover o bem-estar mental através de benefícios e iniciativas, como auxílio para terapia, programa de saúde mental dentro da empresa, pesquisas anônimas, palestras com especialistas, entre outras. 

O que é bem-estar financeiro?

Por último e, não menos importante, o terceiro pilar: bem-estar financeiro. Para identificar esse indicador na sua empresa, o primeiro passo é uma pesquisa para descobrir os tipos de perfis de profissionais, já que eles possuem salários diferentes, número de membros de familiares, escolaridade, idade, entre outras diferenças. 

Sendo assim, você terá uma visão das dificuldades e necessidades que cada colaborador possui em relação ao dinheiro no dia a dia. 

Para você ter uma noção do impacto dos problemas financeiros no ambiente corporativo, podemos usar um estudo realizado pela PwC nos Estados Unidos que identificou que 53% dos funcionários de empresas americanas não conseguem se concentrar no trabalho quando estão com problemas financeiros. 

Mas o RH pode fazer algo para mudar isso! Procure oferecer benefícios corporativos que promovam o bem-estar financeiro, crie programas de educação financeira, ofereça cursos e palestras sobre esse tema, entre outras ações. 

Nossa super dica é o benefício da Allya, uma plataforma de descontos exclusivos que faz o colaborador economizar nas despesas diárias.

Gostou do nosso artigo sobre saúde e bem-estar no trabalho? Então acompanhe a Allya por aqui no blog e nas redes sociais!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar
    Maria

    Encontrei o Artigo por coincidência em uma pesquisa através
    do Google. Interessante artigo

    1. Avatar
      Allya

      Olá! Que legal que nos encontrou. Continue nos acompanhando por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *