RH, você sabe como cuidar do bem-estar dos funcionários?

Antes tarde do que nunca! Muitas empresas estão olhando e dando a devida importância para o bem-estar dos trabalhadores. Esse fator sempre foi fundamental dentro das instituições, porém, o movimento está acontecendo faz pouco tempo. Mas tudo bem porque ainda dá tempo de cuidar do bem-estar dos profissionais. Saiba como abaixo! 

Cuidar do bem-estar dos colaboradores

Cuidar do bem-estar dos funcionários é uma tendência mundial e que está começando a preocupar as empresas brasileiras. Ainda bem, né? 🙌

Uma pesquisa da Top Employers Institute concluiu que 76% das melhores empresas globais já se preocupam com o estresse, qualidade de vida, carga de trabalho e outros fatores relacionados ao bem-estar de seus colaboradores.

Assim como as empresas ao redor do mundo estão se preocupando e tomando iniciativas para melhorar esse fator, as companhias brasileiras também precisam se atentar a esse assunto. 

No Brasil, a pandemia foi o start para as empresas se dedicarem mais ao tema. Um estudo do Grant Thornton Brasil revelou que o bem-estar dos funcionários passou a ser uma das prioridades das instituições. 

Como cuidar do bem-estar mental?

Bom, com certeza, essa é a pergunta que muitos profissionais de RH estão fazendo neste momento. 

Mas o primeiro passo é saber quais são os tipos de bem-estar e como cuidá-los. Veja abaixo!

O que é bem-estar mental?

O bem-estar mental é um estado de equilíbrio que consegue controlar as emoções positivas e negativas.

Ele é a capacidade de lidar com as situações externas sem impactar negativamente os sentimentos internos.  

O indivíduo que possui o bem-estar mental equilibrado consegue lidar melhor com os problemas pessoais e profissionais. 

Como cuidar do bem-estar mental?

Uma das melhores formas de cuidar do bem-estar mental é oferecendo ajuda psicológica para os funcionários. 

Esse auxílio pode ser em formato de benefício corporativo ou a criação de um programa de bem-estar mental na empresa. 

Existem alguns benefícios no mercado que oferecem terapias, aulas e dinâmicas para cuidar da mente dos profissionais. 

Já um programa de bem-estar implementado na empresa pode trazer palestras, conversas com especialistas, debates e outros formatos de apoio psicológico dentro da instituição. 

Benefícios do bem-estar mental

Ao dar importância para a saúde mental dos seus colaboradores, tanto eles quanto as empresas ganharão muitos benefícios. 

O bem-estar mental equilibrado ajuda a diminuir a ansiedade dos profissionais e faz eles se sentirem mais relaxados no dia a dia. 

O estado de positividade contribui para uma maior motivação diária para realizar todas as atividades exigidas. 

O que é o bem-estar físico?

O bem-estar físico se refere aos benefícios do nosso corpo quando praticamos exercícios físicos e cuidamos da nossa saúde alimentar. 

Os cuidados com o corpo e alimentação oferecem mais força, resistência muscular, resistência cardiovascular e flexibilidade.

Consequentemente, o indivíduo se sente mais feliz com seu corpo e aumenta a sua auto-estima diariamente. 

Como cuidar do bem-estar físico?

Muitas empresas já cuidam do bem-estar físico dos profissionais quando oferecem benefícios para utilizarem as academias. 

Também é possível oferecer aulas e exercícios no ambiente de trabalho para estimular os cuidados com o corpo. 

Mas o mais comum é a oferta de benefícios corporativos que oferecem parcerias de descontos em academias. 

A plataforma de descontos da Allya possui várias academias cadastradas que oferecem descontos para colaboradores, além de cursos com aulas para treinar em casa. Fica a dica! 😉 

Benefícios do bem-estar físico

Os cuidados com a saúde física dos trabalhadores traz vários benefícios para todos dentro da instituição. 

Os treinos e exercícios melhoram a concentração, foco, comprometimento e determinação dos colaboradores. 

Dessa forma, com a saúde em dia, as faltas no trabalho para ir ao médico diminuem e a execução das tarefas são mais precisas e assertivas. 

O que é bem-estar financeiro?

O bem-estar financeiro é o estado do indivíduo que consegue pagar suas despesas financeiras, pode aproveitar a vida, se sente seguro quanto ao futuro e tem uma reserva para resolver algum imprevisto. 

O indivíduo que alcança o bem-estar financeiro consegue levar a vida pessoal e profissional de uma maneira leve, sem preocupações por ligações de cobranças e outros fatores que tirem o foco das atividades. 

Mas poucos brasileiros sentem o bem-estar financeiro porque não sabem como lidar com as finanças e não recebem as ajudas necessárias, principalmente das empresas onde trabalham.

Como cuidar do bem-estar financeiro?

É possível ajudar os funcionários a alcançarem o bem-estar financeiro se as empresas analisarem a situação financeira através de pesquisas internas. 

Os resultados obtidos ajudarão a encontrar a melhor maneira de estimular a relação positiva com o dinheiro, como através de um programa de Educação Financeira com palestras e debates sobre o tema. 

Outra possibilidade é a oferta de benefícios financeiros, como a plataforma de desconto da Allya que atende as necessidades individuais de cada colaborador e gera economia em todos os tipos de gastos. 

Benefícios do bem-estar financeiro 

As maiores vantagens para os funcionários que alcançam o bem-estar financeiro é a diminuição do estresse causado pelas preocupações com o dinheiro, maior concentração e aumento da produtividade no trabalho

Por outro lado, as empresas se beneficiam com a maior retenção de talentos, diminuição da rotatividade, melhoria dos resultados entregues e, consequentemente, a lucratividade. 

O que é bem-estar social?

O bem-estar social está relacionado ao engajamento e interação entre os seres humanos, ou seja, os relacionamentos pessoais e profissionais que criamos. 

As conexões humanas geram esse estado quando nos sentimos incluídos em determinados grupos sociais, como em uma roda de colegas do trabalho.  

Como cuidar do bem-estar social?

Atualmente, as empresas estão se preocupando mais com a experiência do colaborador oferecendo práticas e exercícios que aumentem o engajamento.

Essa é uma ótima forma de cuidar do bem-estar social dos trabalhadores dentro da instituição. 

Por isso, ofereça atividades que criem conexões, engajamento e motivação entre os profissionais dentro e fora do ambiente corporativo. 

Benefícios do bem-estar social

Ao cuidar do bem-estar social na empresa, os funcionários se tornaram mais unidos e colaborativos

O senso de equipe e de união são as maiores vantagens de promover esse tipo de bem-estar. 

Enfim, RH, comece já a cuidar do bem-estar dos funcionários dentro da sua empresa! Conte com a Allya!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *