Como reduzir o estresse financeiro dos colaboradores?

Estresse! Quase ninguém escapa dele, não é verdade? Esse sentimento se torna pior quando está ligado com as questões financeiras. Mas se ele ultrapassar a linha da vida pessoal e invadir a vida profissional, as empresas precisam fazer algo para ajudar os profissionais nesse desafio, afinal, como reduzir o estresse financeiro?

Pensando nisso, nós vamos contar como isso é possível com ações e atitudes mais simples do que você imagina. Confira!

Como reduzir o estresse financeiro?

Como reduzir o estresse financeiro? Essa é a pergunta que muitos brasileiros desejam saber a resposta, mas, principalmente, 63,8 milhões de brasileiros que estão endividados, segundo último levantamento de inadimplentes em novembro de 2019, realizado pelo Serasa Experian.

Além do endividamento, outros fatores podem causar esse tipo de estresse, como boletos atrasados, cheque especial, cartão de crédito, prestação atrasada, entre outros.

As cobranças por ligações, mensagens de celular, e-mails, entre outros, também geram esse tipo de estresse que ninguém merece sentir. 😢

Assim, algumas práticas no dia a dia ajudam a diminuir o estresse financeiro e a empresa é responsável por ajudar nessas ações, saiba a seguir!

Como reduzir o estresse dos funcionários?

Sabemos que o RH tem o poder de melhorar o clima organizacional e promover o bem-estar, principalmente o financeiro, portanto, ele tem papel importante nessa missão!

Por isso, preparamos algumas dicas incríveis para esse setor começar a seguir já! Veja abaixo!

1. Conheça as causas do estresse financeiro no trabalho

Para começar a entender o cenário, nossa primeira dica é entender as principais causas do estresse financeiro dos profissionais. Faça uma pesquisa anônima para entender a relação com o dinheiro que os colaboradores têm para ter ideias sobre como ajudar a resolverem esses problemas.

2. Sugestões de mudanças com o comportamento financeiro

Sabe aquela história de um dia após o outro? Então, ela precisa ser aplicada nos seus funcionários. 

Comece dando dicas de economia que evitam desperdício de dinheiro na rotina do trabalho. Pode ser em formato de e-mail, redes sociais, banners no painel, entre outras formas de lembrar a conscientização financeira. 

3. Uma conversa séria sobre saúde financeira

Nada como um especialista no assunto para tornar tudo mais claro e mais fácil. O time de RH pode chamar um profissional para conversar sobre educação financeira com mais propriedade. 

Portanto, estude as pessoas do mercado financeiro e encontre aquela que tem a comunicação mais semelhante com o perfil dos seus colaboradores. Se for uma empresa com pessoas mais jovens endividadas, que tal um influencer da internet para bater um papo com essa galera?

4. Ajude na organização das finanças

Se os profissionais sentem dificuldades na organização das finanças, então ajude-os nesse ponto com alguma solução tecnológica, como um aplicativo financeiro

Mas se preferirem do jeito old school, então encontre uma planilha de organização de gastos para quem deseja organizar o dinheiro do modo tradicional. 

5. Faça questionamentos sobre metas e objetivos futuros

Quais são os planos, sonhos e metas dos seus colaboradores? Faça esse questionamento para poderem refletir a respeito. 

Muitas vezes, as pessoas só precisam de um empurrão para poderem pensar no futuro com mais clareza.

6. Estimule a economia e promova o bem-estar financeiro

Agora é hora de ajudar de verdade! Se você quer que seus funcionários não tenham estresse financeiro, então o pacote de benefícios tem que impactar diretamente os gastos diários em todos os momentos da vida.

Pense em benefícios eficientes que ajudem o profissional a economizar, como uma plataforma de descontos em diversos estabelecimentos e categorias.

Para facilitar para você, nós temos uma sugestão de benefício corporativo que faz o salário do colaborador render muito mais por meio de descontos em cursos, restaurantes, academias, lojas e muito mais: a Allya. Quem avisa amigo é, hein!

Dessa forma, você promove o bem-estar financeiro aos seus funcionários, que nada mais é do que a tranquilidade de pagar as contas, aproveitar o que a vida tem de melhor, sobrar dinheiro no final do mês e planejar o futuro. Legal, né?

Se gostou de saber mais sobre como reduzir o estresse financeiro dos seus colaboradores, então acesse a nossa categoria exclusiva sobre o assunto!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *