10 vantagens de oferecer benefícios aos funcionários

São diversas as vantagens de oferecer benefícios aos funcionários, por isso, vamos listá-las para você neste artigo.

Apesar de serem populares entre as empresas, muitas ainda não enxergam a oferta de benefícios corporativos como um ponto vantajoso para a corporação e colaboradores.

Então, para saber mais, siga com a leitura! 

O que são benefícios corporativos?

Antes de falar sobre as vantagens de oferecer benefícios aos funcionários, nós iremos explicar o que são eles. 

Os benefícios corporativos são ofertados pelas empresas aos profissionais com o objetivo de complementar o salário e ajudar na vida financeira dos colaboradores

Esse tipo de “remuneração” extra concedida aos trabalhadores ajudam de forma indireta o impacto no final do mês. 

Portanto, as empresas precisam ter muita atenção na escolha do pacote de benefícios para impactar positivamente o bolso dos seus funcionários. 

Vantagens de oferecer benefícios aos funcionários

Agora vamos falar sobre as vantagens de oferecer benefícios aos profissionais na sua empresa. Veja:

1. Valorização do colaborador

As empresas valorizam os funcionários pelos trabalhos desenvolvidos e resultados atingidos. Por isso, uma das formas de agradecer essas atividades realizadas é a oferta de benefícios corporativos.

Por outro lado, os colaboradores também reconhecem que os benefícios oferecem mais qualidade de vida e enaltecem essa ação da empresa.

2. Gera mais motivação

Os profissionais sempre buscam incentivos para aumentar a motivação no trabalho, seja o salário, a cultura da empresa, o crescimento profissional e benefícios ofertados.

Isso porque a motivação faz com que o funcionário procure dar o melhor de si e, consequentemente, a empresa ganha com os retornos dos resultados entregues. 

Portanto, os benefícios ajudam a motivar os colaboradores e faz com que eles se sintam mais felizes na rotina de trabalho. 

3. Aumenta a produtividade

De fato, os funcionários que perdem a concentração por conta das preocupações externas podem ter pouca produtividade no dia a dia. 

Por isso, oferecer os benefícios corretos que promovem o bem-estar pode contribuir para um melhor desempenho físico, mental e financeiro. 

Sendo assim, o profissional sentirá maior concentração e disposição para exercer suas atividades, aumentando a produtividade cotidiana.  

4. Promove o bem-estar 

Muitas empresas acreditam que apenas salários altos podem contribuir na qualidade de vida dos seus colaboradores. 

Porém, atualmente, os trabalhadores buscam encontrar o bem-estar físico, mental e financeiro, contando com a ajuda da empresa. 

Sendo assim, os benefícios corporativos que geram o bem-estar são vantajosos para o funcionário e para a organização. 

5. Diminui a rotatividade

A oferta de benefícios reduz a rotatividade, já que pode manter o colaborador dentro da empresa por um longo período. 

Sendo assim, os gastos com novas contratações, capacitações e treinamentos são menores

A empresa só tende a ganhar com a baixa rotatividade, já que, além do impacto financeiro, esse fator também pode afetar a produção. 

6. Atrai talentos

Hoje em dia, as empresas sabem da importância de uma boa reputação no mercado de trabalho, por conta dos clientes e pelo interesse dos profissionais. 

Quando uma companhia ganha notoriedade por conta dos seus benefícios ofertados e sua cultura organizacional, as chances de atrair novos talentos são altas. 

Além de manter o quadro de funcionários motivado, a empresa consegue atrair novos profissionais para fazerem parte da equipe. 

7. Incentiva o cuidado com a saúde 

Muitos benefícios corporativos têm o poder de cuidar da saúde dos colaboradores por meio da alimentação, consulta médica e descontos em farmácias por exemplo. 

Sendo assim, o trabalhador pode cuidar da saúde física e mental por meio dos benefícios destinados para essas finalidades. 

Ao ter esse acesso aos serviços de cuidados com a saúde, o funcionário não apresenta mais desculpas para não cuidar de si. 

8. Aumenta o engajamento

Alguns benefícios corporativos podem ajudar a engajar os colaboradores no ambiente de trabalho e fora dele. 

Existem benefícios que contribuem diretamente para a colaboração e comunicação entre os funcionários, como programa de descontos que oferecem cupons para idas em eventos, por exemplo. 

Desse modo, os colegas de trabalho podem fazer indicações sobre os benefícios oferecidos e compartilhar experiências juntos. 

9. Diminui as faltas

Um dos grandes problemas das empresas é lidar com as faltas dos funcionários e, consequentemente, o atraso das demandas. 

Por isso, ao oferecer benefícios que estimulam a prática de exercícios, cuidados com a saúde e o bem-estar, podem diminuir as idas ao médico, dentista e outros compromissos que permitem faltas no trabalho. 

Sendo assim, o benefício melhora a vida do colaborador e, ainda, mantém o trabalho diário e o horário do expediente. 

10. Melhora o clima organizacional

Os sentimentos dos trabalhadores criam o clima organizacional da empresa, portanto, se estão se sentindo bem, melhoram o clima no ambiente de trabalho. 

Sabemos que o clima dentro de uma organização é fundamental para o desempenho profissional de cada trabalhador e pelo crescimento da empresa. 

Se os colaboradores estão felizes e motivados, então certamente irão contribuir por um clima mais leve e agradável dentro da empresa. 

Qual benefício corporativo mais vantajoso?

Podemos dizer que existe um benefício muito vantajoso no mercado, já que oferece mudanças positivas nas vidas dos trabalhadores e aumentam a produtividade do RH: o programa de descontos

Esse benefício funciona em uma plataforma online de descontos que pode ser acessada pelo computador ou celular. 

São disponibilizados descontos em diversas categorias para gerar mais economia e fazer o salário do colaborador render mais. 

Nossa sugestão é a plataforma da Allya que possui milhares de descontos para o trabalhador economizar diariamente. Quem não gosta de um cupom, né? 

Como o RH pode oferecer benefícios mais vantajosos?

O RH é um setor estratégico porque precisa tomar decisões que impactam a vida dos funcionários e o desenvolvimento da organização. Portanto, essa área precisa analisar o pacote de benefícios oferecidos e fazer as mudanças necessárias para gerar mais vantagens para todos na empresa. 

Converse com os trabalhadores para saber os pontos fracos do seu plano de benefícios e o que precisa ser melhorado. Também estude as opções do mercado que entregue benefícios eficientes, proporcionem economia e gerem bem-estar aos colaboradores. 

Viu as vantagens de oferecer benefícios aos funcionários? Então comece agora a oferecer benefícios mais vantajosos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *