Desafios e tendências para o trabalho home office

Em 2020, o trabalho home office se tornou uma novidade para muitos brasileiros que experimentaram, pela primeira vez, como é trabalhar em casa. Mas, aos poucos, percebemos que essa novidade está virando cada vez mais comum, essencial e necessária nos dias atuais

Neste artigo, vamos falar como o RH precisa lidar com os desafios e tendências que surgiram com essa mudança no cotidiano de trabalho dos funcionários. Veja a seguir!

O trabalho home office

Se antes a maioria da população nunca realizou o trabalho home office, agora é difícil encontrar quem não trabalhe nesse modelo. 

Será que esse formato é o futuro do mercado de trabalho? Será que uma novidade se tornou uma necessidade indispensável para sempre?

Bom, essas respostas só o tempo nos dirá, mas o que precisamos entender é que existem milhares de trabalhadores exercendo suas atividades diretamente das suas casas. Então, o RH das empresas precisa se preparar para administrar e gerenciar esse esquema de trabalho, no mínimo. 

Desafios do trabalho home office

Provavelmente você passou ou está passando por muitos desafios com o formato de trabalho home office na sua empresa, mas vamos listá-los, abaixo. Confira!

Falta das ferramentas tecnológicas

Como todo mundo foi pego de surpresa, muitos funcionários sofreram — e ainda sofrem — com a falta de equipamentos, internet com alta velocidade, ferramentas de comunicação e outras tecnologias

Com certeza, todo profissional de RH ficou com o cabelo em pé com tantas reclamações e solicitações para resolverem problemas relacionados com a falta de estrutura básica para trabalhar em casa.

Ser líder à distância 

Se ser líder já é uma tarefa difícil e desafiadora, imagina exercer a liderança à distância, não é mesmo?

O trabalho home office, inevitavelmente, faz com que algumas conexões profissionais e comunicações sejam perdidas no dia a dia. Esse é um grande desafio para o setor de RH: como ajudar as lideranças a exercerem seus papéis mesmo a quilômetros de distância?

Cabe a esses profissionais pensarem em estratégias e ferramentas que consigam aproximar as pessoas. Sim, sabemos que não é fácil! 😅

Realizar adaptação dos colaboradores

O profissional de RH sabe que a adaptação dos funcionários à cultura da empresa é uma tarefa trabalhosa no dia a dia corporativo, mas no formato home office esse quesito se superou. 

É grande a dificuldade para adaptar os colaboradores no novo ambiente de trabalho e exercer todas suas tarefas diárias.

Além disso, os novos funcionários também geram uma preocupação maior, porque ainda não conhecem o clima organizacional, ritmo de trabalho, entre outras particularidades da instituição. 

Mudanças na política de benefícios

Muitos benefícios corporativos que faziam sentido quando os funcionários iam até à empresa, hoje em dia já não fazem nenhum. Os benefícios para o transporte não são importantes quando o esquema de trabalho é home office, por exemplo. 

Portanto, o RH precisa estudar e modificar seu pacote de benefícios para adaptá-lo às mudanças e aos novos comportamentos dos colaboradores em casa. 

Problemas com o bem-estar dos funcionários

Em junho de 2020, as buscas no Google por “saúde mental no home office” aumentaram drasticamente comparando ao mesmo período no ano anterior no Brasil, segundo a própria plataforma de pesquisa. 

O RH, que antes se preocupava com o bem-estar dos colaboradores dentro da empresa, passou a se preocupar com o bem-estar mental no trabalho remoto. 

Além dos problemas psicológicos ocasionados com o isolamento e o trabalho em casa, outros tipos de bem-estar também foram impactados, como o bem-estar físico, financeiro e social.

As tendências de RH para o home office

O início do home office para os colaboradores e os profissionais de RH foi difícil, mas muitas tecnologias e práticas foram criadas para amenizar os problemas relacionados com o novo formato de trabalho (agora não tão novo mais!). 

Algumas ferramentas digitais já existiam, mas ganharam ainda mais utilidade na rotina de trabalho em casa. Portanto, se você estava procurando uma solução para tornar o home office mais apropriado para os trabalhadores, veja o que pode ser feito:

Envio das ferramentas tecnológicas

Aos poucos, as empresas enviaram ou ofereceram recursos financeiros para os funcionários terem mais equipamentos, pacote de internet com mais velocidade, ferramentas de comunicação, entre outros recursos.

Móveis para melhorar a ergonomia dos funcionários na hora de trabalhar, como cadeiras, também podem ser requisitados e oferecidos pelos RHs das empresas. 

Liderança à distância é possível

Fazer a gestão remota e comandar os trabalhos dos colaboradores é possível se o líder e as equipes estiverem dispostos a enfrentarem as barreiras do ambiente virtual. 

O RH pode pedir para os líderes passarem as tarefas com clareza e ficarem à disposição de possíveis dúvidas. Além disso, é ideal usar ferramentas de gestão para acompanhar o progresso da equipe, o alcance das metas e os resultados entregues. 

Gerenciamento e adaptação online dos colaboradores

O RH precisa se adaptar às ferramentas online para manter a cultura e o clima organizacional por meio de reuniões, conversas e mensagens para deixar o funcionário ciente da realidade da empresa e melhorar sua experiência no trabalho remoto.

Já o processo de onboarding pode ser feito por videochamada de integração, videochamada com os gestores, criação de contas de e-mail ou logins de acesso aos sistemas antes do funcionário começar, entre outras ações.

Reavaliação dos benefícios corporativos

Nesse novo formato, o RH precisa estar ligado às tendências de benefícios corporativos que se adaptam à nova realidade dos colaboradores que estão em casa, como os benefícios flexíveis.

Já no mercado há alguns anos, esse tipo de benefício se tornou ainda mais eficiente no esquema home office, já que atende as necessidades individuais de cada funcionário. 

A plataforma de descontos da Allya é um desses benefícios que entrega o que cada profissional está procurando. São mais de 30 mil parcerias de descontos em farmácias, cursos, restaurantes com delivery, entre outros serviços e produtos que podem ser acessados pelo celular ou computador, sem precisar sair de casa. 

Cuidados com o bem-estar dos colaboradores no trabalho home office

Uma das tendências mais humanas de RH, sem dúvida, é a preocupação e os cuidados com o bem-estar mental, físico, financeiro e social dos funcionários trabalhando remotamente.

As empresas podem ajudar de várias maneiras: 

  • oferecendo terapia online (bem-estar mental);
  • incentivando as atividades físicas por meio de aulas online (bem-estar físico);
  • disponibilizando benefícios corporativos que impactam diretamente o bolso dos colaboradores, como a plataforma de descontos em compras da Allya (bem-estar financeiro).

Além disso, também é preciso cuidar do bem-estar social, que está relacionado com a interação e engajamento entre os indivíduos. No ambiente online, também é possível interagir e engajar os colaboradores!

Seus funcionários estão realizando o trabalho home office? Se sim, busque as tendências apontadas neste texto e melhore o dia a dia dos profissionais! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *