Cuide da educação financeira dos colaboradores

Se missão dada é missão cumprida, então as empresas precisam se preparar para cumprirem o desafio que vamos propor para ano que vem: promover a educação financeira aos funcionários.

Afinal, começo do ano é a época que nos organizamos para passarmos os meses sem apertos financeiros. Por isso, vamos ensinar como promover o bem-estar financeiro na sua empresa. Confira!

O que é educação financeira?

A educação financeira é um estudo que ajuda a organizar e a melhorar a relação dos indivíduos com o dinheiro. 

Esse conhecimento precisa ser adquirido em algum momento da vida para poder orientar o ser humano a administrar os gastos e sobrar dinheiro no final do mês. 

Ao aprender a lidar com o dinheiro, o indivíduo consegue melhorar o seu bem-estar financeiro, que nada mais é do que a prática de pagar os boletos, aproveitar a vida como quiser e, ainda, conseguir poupar para o futuro. O sonho de todo brasileiro, né? 😇

Mas infelizmente, 61 milhões de brasileiros começaram o ano de 2020 endividados, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). 

E as previsões seguintes não são boas, afinal, muitas pessoas perderam seus empregos, tiveram gastos inesperados, entre outros problemas que foram acarretados pela pandemia do Covid-19. 

Por isso, as empresas precisam oferecer educação financeira aos seus funcionários para que o ano que vem seja melhor que o anterior!

Por que oferecer educação financeira aos colaboradores?

Você já percebeu que existe uma quantidade enorme de pessoas endividadas no Brasil e que pode aumentar no próximo ano, mas o que isso tem a ver com a sua empresa?

Bom, podemos citar alguns dados de um estudo realizado pela Creditas e o Ibope Inteligência que mostrou como os funcionários reagem quando estão com dívidas:

  • 39% sofrem com problema de sono;
  • 27% possuem a autoestima baixa;
  • 10% acham que não terão sucesso profissional.
  • 32% passam a realizar trabalho extra. 
  • 26% se sentem mais desmotivados no trabalho. 
  • 10% não conseguem ter concentração e fazem entregas de má qualidade para a empresa.
  • 37% procuram um novo emprego para conseguir se livrar das dívidas. 

Deu para perceber como os impactos do endividamento dos funcionários são prejudiciais à saúde financeira da empresa, né? 😞

Pois é, esses são alguns dos problemas que o endividamento causado pela falta do conhecimento financeiro pode causar nos colaboradores e, consequentemente, nas organizações empresariais. 

O que as empresas podem fazer pela educação financeira?

Chegamos na melhor parte! Existem, sim, soluções que a empresa pode buscar para ajudar os trabalhadores a lidarem melhor com o dinheiro. 

Dessa forma, se o profissional ganha consciência financeira, ele consegue o tão sonhado bem-estar e não gera impactos negativos no dia a dia de trabalho. Confira o que pode ser feito, a seguir!

Pesquisa de educação financeira

Já parou para pensar como está a vida financeira dos seus colaboradores? Se ainda não, então é melhor começar logo!

Aplique uma pesquisa financeira nos seus funcionários para descobrir qual a relação que eles possuem com o dinheiro. Assim podemos seguir para o próximo passo! 

Incentive a consciência financeira

Utilize seus canais de comunicação com os colaboradores para ajudá-los a se planejarem melhor financeiramente. 

Dê dicas, informações úteis, sugestões, entre outros tipos de conteúdos sobre educação financeira que ajudam a economizar. 

Ofereça benefícios financeiros

Revise seu pacote de benefícios corporativos e traga novas soluções mais flexíveis e que estimulem a economia diária. 

Nossa sugestão é a plataforma da Allya que possui descontos em 30 mil parceiros das categorias de saúde, educação, alimentação, entretenimento, esportes e muito mais. 

Crie um programa de educação financeira

Um programa de educação financeira consiste em montar um plano de estudo com especialistas do setor financeiro. 

Faça palestras, workshops e treinamentos com quem entende do assunto e pode passar conhecimento para os funcionários. 

Revise seu plano de educação financeira 

Estude a melhor forma e o momento ideal para revisar as políticas do seu plano de educação financeira para manter os profissionais sempre atualizados. 

Verifique se é melhor revisar no trimestre, semestre ou anualmente. Dessa forma, sua empresa estuda novos formatos e traz sempre novidades para manter os trabalhadores engajados e motivados no programa. 

Se você curtiu esse artigo sobre educação financeira para funcionários, então vai gostar de outros conteúdos que estão aqui no nosso blog. Boa leitura!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *