Como escolher as empresas de benefícios corporativos? Saiba aqui!

Todo RH tem esta missão: escolher as melhores empresas de benefícios corporativos para gerar motivação nos funcionários, aumentar a produtividade e trazer retornos positivos para a empresa. Mas, infelizmente, essa não é uma tarefa fácil e muitos profissionais podem se decepcionar com os benefícios oferecidos. 

Por isso, vamos te ajudar a escolher as empresas mais incríveis de benefícios corporativos. Confira a seguir! 

O que são empresas de benefícios corporativos?

Empresas de benefícios corporativos são parceiras estratégicas que auxiliam as organizações na oferta de um conjunto diversificado de benefícios e vantagens para seus colaboradores.

Isto é, essas empresas atuam como intermediárias entre a empresa contratante e as instituições que fornecem os benefícios, garantindo uma gestão eficiente e personalizada, de acordo com as necessidades e perfil dos colaboradores.

De modo geral, as empresas de benefícios corporativos possuem uma equipe de profissionais experientes e capacitados, incluindo especialistas em recursos humanos, finanças e seguros, que trabalham em estreita colaboração com as empresas clientes para identificar as demandas e objetivos específicos relacionados aos benefícios que mais fazem sentido naquele contexto.

Por essa razão, o processo de trabalho das empresas de benefícios corporativos inclui a análise detalhada das necessidades dos colaboradores e dos objetivos da empresa, considerando o perfil dos funcionários, as expectativas da equipe de gestão e as políticas da empresa.

Com base nessas informações, são apresentadas propostas de benefícios personalizadas que podem incluir opções como plano de saúde, seguro de vida, previdência privada, vale-alimentação, auxílio-educação, entre outros.

Uma das principais vantagens de contar com essas empresas é a expertise e o conhecimento do mercado de benefícios, o que possibilita a identificação das melhores opções disponíveis, com qualidade e custo-benefício atrativos.

Além disso, essas organizações estão sempre atualizadas sobre as regulamentações e tendências do setor, o que contribui para a oferta de benefícios adequados e em conformidade com as legislações vigentes.

Ao contar com uma empresa de benefícios corporativos, as organizações podem otimizar seus recursos, oferecer um pacote de benefícios mais completo e atrativo para seus colaboradores, melhorar a satisfação e retenção de talentos, além de fortalecer sua marca como uma empresa que valoriza o bem-estar e a qualidade de vida de seus funcionários.

Dessa forma, as empresas de benefícios corporativos desempenham um papel estratégico na gestão de pessoas, contribuindo para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis, motivadores e competitivos.

Por meio de suas soluções personalizadas, essas empresas auxiliam as organizações a proporcionar benefícios relevantes e alinhados com as expectativas dos colaboradores, fortalecendo sua reputação no mercado e ampliando suas possibilidades de crescimento e sucesso.

O RH e as empresas de benefícios corporativos

O setor de RH sabe da importância de escolher com cuidado e atenção as empresas de benefícios, mas muitos profissionais não sabem como pesquisar e encontrar as melhores opções para os colaboradores. 

Afinal, existem várias opções no mercado e diversas tendências sendo criadas. Portanto, escolher a empresa que possui o benefício ideal é um grande desafio. 

Qual a importância de escolher as empresas de benefícios corporativos?

O primeiro passo é entender melhor a importância de escolher a empresa de benefícios. Veja quais são as vantagens em acertar nesta oferta:   

Retenção e atração de talentos

Muitos recrutadores do setor de RH sabem da dificuldade de encontrar profissionais qualificados no mercado de trabalho. 

Por isso, quando um funcionário desempenha um ótimo trabalho dentro da empresa, uma das estratégias para mantê-lo no cargo é oferecer benefícios atraentes.  

Além disso, essa oferta também pode atrair talentos para as empresas. Pense nisso! 💡 

Motiva os funcionários

Os benefícios corporativos têm o poder de motivar os colaboradores porque impactam diretamente a qualidade de vida no dia a dia. 

Sendo assim, ao conceder os benefícios atraentes, os profissionais vão exercer suas atividades mais motivados e, consequentemente, vão criar equipes mais engajadas. 

Se os benefícios corporativos se estendem ao uso das famílias dos funcionários, então eles se sentem ainda mais motivados na rotina de trabalho.

Redução do índice de faltas e atrasos

Não oferecer benefícios corporativos eficientes pode gerar faltas e atrasos durante a jornada do colaborador

Além disso, a insatisfação com os benefícios também leva os empregados a se ausentar dos seus empregos. 

Portanto, escolha corretamente as empresas de benefícios para reduzir o absenteísmo no trabalho. 

Aumento da produtividade

Ao oferecer os benefícios que geram motivação nos colaboradores, consequentemente, as equipes se tornam mais produtivas. 

Isso porque bons benefícios corporativos conseguem estimular e valorizar os funcionários. 

Como consequência, os profissionais trabalham mais felizes e produzem mais diariamente.  

Melhora do clima organizacional

Até aqui, deu para perceber os efeitos positivos que os benefícios fazem nos trabalhadores e nas empresas, né?

Mas ainda tem mais! Além disso tudo, os bons benefícios conseguem melhorar o clima organizacional. 

Isso porque essa oferta melhora diretamente a saúde física, mental e financeira dos colaboradores, trazendo mais tranquilidade e bem-estar no dia a dia na empresa. 

Como escolher uma empresa de benefícios corporativos?

Agora vamos ao que você se interessou: como escolher corretamente as empresas de benefícios? Saiba como abaixo!

1. Entenda seus colaboradores

Primeiramente, conheça os perfis dos seus funcionários para escolher as empresas de benefícios que mais combinam com eles.

Uma ótima forma de descobrir é realizando pesquisas internas sobre as preferências para encontrar os pontos gerais compatíveis e conseguir agradar a todos. 

2. Estude o mercado

Já falamos aqui no blog sobre as tendências de RH para 2021 que, inclusive, indicam os benefícios que estarão em alta neste ano. 

Portanto, dê uma estudada sobre as diversas possibilidades disponíveis no mercado para encontrar a melhor opção para os colaboradores. 

3. Opinião de outros clientes

Que tal checar as referências com os clientes que já utilizam os serviços da empresa de benefícios em que você está estudando a possibilidade de contratar?

Você pode ver os nomes dos clientes no site da empresa e buscar o contato ou solicitar para o comercial. Um rápido bate-papo poderá tirar suas principais dúvidas e te ajudar na decisão!

4. Veja se é possível negociar

O orçamento para contratar o novo benefício está apertado? Então converse para descobrir se é possível abrir uma negociação que seja boa para todos os lados. 

Veja se você pode ganhar um desconto, se existem diferentes condições de pagamento ou se é possível testar o benefício de maneira gratuita.  

5. Verifique a área de abrangência 

Sabemos que, atualmente, as empresas possuem funcionários em diversas localidades do Brasil, principalmente por conta do home office

Sendo assim, procure saber se o benefício corporativo abrange as cidades e localizações dos seus funcionários. 

Um exemplo de benefício que possui abrangência em todo o país é a plataforma de descontos da Allya, que indica os estabelecimentos parceiros próximos da localização de cada colaborador. 

6. Objetivos de cada funcionário

Lembra que o primeiro passo era entender os perfis dos profissionais? Então o ideal é encontrar benefícios que atendam às expectativas de cada trabalhador. 

Um funcionário mais jovem pode preferir benefícios que oferecem descontos em instituições de ensino, já um colaborador mais experiente na área pode se interessar mais por benefícios com descontos em farmácias, por exemplo. 

Novamente, a plataforma de descontos da Allya entrega nesse quesito porque oferece descontos em diversas categorias de consumo: saúde, educação, e-commerce, entretenimento, beleza e muito mais. 

7. Descubra os benefícios mais desejados no mercado

Já pesquisou quais são os benefícios empresariais mais queridinhos dos funcionários neste momento?

Em 2020, por exemplo, foram os benefícios flexíveis, benefícios financeiros, benefícios de bem-estar mental, entre outros. 

8. Faça comparações

Encontrou uma empresa de benefícios, mas ainda não está 100% confiante nela? Então faça comparações com seus concorrentes. 

Essa é uma forma justa de entender qual empresa pode oferecer as melhores vantagens, o melhor custo-benefício, entre outros diferenciais. 

9. Explore às plataformas online

Converse com o comercial da empresa de benefícios para saber se pode usar a plataforma online do benefício antes de contratar. 

Dessa forma, você consegue ver como os seus funcionários utilizarão o benefício, como é a usabilidade, se a navegação é rápida ou se existe instabilidade e erros no sistema. 

10. Cheque a credibilidade no mercado

O golpe está aí, cai quem quer! Hehe. Hoje em dia, a internet nos proporciona a descobrir muitas informações a respeito das empresas. 

Portanto, antes de assinar o contrato com a empresa de benefícios, verifique a sua credibilidade no mercado e a reputação na internet através de redes sociais e sites. 

Desse modo, você evita dores de cabeça no futuro e contrata benefícios de uma empresa correta e honesta com seus clientes. 

Gostou das nossas dicas para escolher corretamente as empresas de benefícios corporativos para os seus colaboradores? Compartilhe com mais profissionais de RH!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *