Segurança financeira: veja como o RH pode ajudar o time

Empresas comprometidas com o bem-estar de seus colaboradores direcionam os seus recursos para implementar programas de saúde mental e física. Essas iniciativas são ótimas porque promovem melhorias individuais e, também,para o bem-estar coletivo. No entanto, surge a questão: e quando a segurança financeira dos funcionários está em dificuldade?

Neste artigo, nós da Allya mostraremos como os profissionais de RH podem ajudar os trabalhadores a terem mais segurança com suas finanças pessoais. Confira a seguir!

O que é segurança financeira?

Segurança financeira é a condição em que uma pessoa se encontra tranquila e segura em relação às suas finanças, tanto no presente quanto no futuro. 

Isso implica ter recursos financeiros suficientes para cobrir desde despesas básicas até imprevistos que possam afetar suas finanças nos próximos 2 anos. 

Em alguns casos, essa segurança pode ser estendida para o longo prazo, incluindo a elaboração de um plano de investimento para a aposentadoria. 

Cada indivíduo pode construir sua segurança financeira de acordo com sua realidade, buscando uma estabilidade que abranja tanto o presente quanto o futuro.

Por que a segurança financeira é importante?

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), revelou que 8 em cada 10 brasileiros estão endividados. No ano de 2023, cerca de 77,8% das famílias no Brasil tinham alguma forma de dívida registrada em seus nomes. 

Esse dado mostra que os brasileiros não possuem segurança financeira e isso pode impactar tanto a vida pessoal quanto a profissional

No lado pessoal, o endividamento pode causar:

  • Estresse financeiro: o endividamento é uma das principais causas de estresse, ansiedade e depressão relacionados à saúde mental.
  • Problemas de relacionamento: o estresse financeiro decorrente do endividamento pode prejudicar os relacionamentos pessoais e familiares, levando a conflitos, discussões e separações.
  • Dificuldades para alcançar objetivos: o endividamento pode representar um obstáculo para atingir metas financeiras, como a compra de uma casa, viagens ou a aposentadoria.

👉 Saiba como reduzir o estresse financeiro dos colaboradores!

Na vida profissional, problemas financeiros podem causar:

  • Baixa produtividade: colaboradores endividados podem enfrentar dificuldades em manter o foco no trabalho e aumentar sua produtividade.
  • Aumento do absenteísmo: pessoas endividadas tendem a faltar ao trabalho com maior frequência, impactando a regularidade e consistência no desempenho profissional.
  • Maior rotatividade: funcionários com dívidas podem estar mais inclinados a buscar um emprego novo como uma forma de aumentar sua renda e lidar com as pressões financeiras.

Benefícios de ter uma saúde financeira estável

Por outro lado, alcançar a segurança financeira traz diversos benefícios, tanto pessoais quanto profissionais.

Na vida pessoal, a segurança financeira traz:

  • Tranquilidade: ter dinheiro suficiente para pagar suas contas e despesas mensais, sem se preocupar com o futuro, traz tranquilidade e paz de espírito.
  • Liberdade: com segurança financeira é possível ter mais liberdade para tomar decisões sobre a vida, sem ter que se preocupar com as finanças. Por exemplo, escolher trabalhar em um emprego que gosta, mesmo que ele não pague tão bem, ou pode viajar e explorar o mundo.
  • Melhor qualidade de vida: a segurança financeira pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de várias maneiras, como ter acesso a uma alimentação saudável, moradia adequada, educação e saúde de qualidade.

Profissionalmente, a segurança financeira pode gerar:

  • Maior produtividade: os colaboradores podem se concentrar melhor em suas tarefas e produzir mais.
  • Menor absenteísmo: os funcionários podem se sentir mais seguros e confiantes, o que pode levar a uma redução no absenteísmo.
  • Maior satisfação no trabalho: trabalhadores com suas finanças organizadas sentem mais satisfação no trabalho.

👉 Colaboradores querem mais saúde mental e satisfação no trabalho!

Afinal, como ajudar o colaborador a ter mais saúde financeira?

O departamento de RH pode ajudar os colaboradores, oferecendo recursos e programas que visam aprimorar sua Educação financeira. Além disso, práticas que promovam boas estratégias de gestão financeira também podem ser implementadas. Saiba como contribuir:

1. Oferecer benefícios corporativos de bem-estar financeiro

Disponibilizar benefícios corporativos voltados ao bem-estar financeiro é uma das maneiras mais eficazes de aprimorar esse aspecto na vida dos trabalhadores.

Para isso, o RH deve analisar cuidadosamente as necessidades da equipe e selecionar soluções que se alinhem a elas. Felizmente, hoje em dia é possível oferecer plataformas de bem-estar financeiro com descontos em diversas áreas, como alimentação, saúde, educação, lazer, entre outras. Essa opção já existe e é oferecida pela Allya!

2. Criar um programa de Educação Financeira

O RH pode implementar treinamentos e workshops abordando temas financeiros, como orçamento, planejamento de aposentadoria, investimentos e gerenciamento de dívidas

Esses programas ajudam os funcionários a compreenderem melhor seus hábitos financeiros e a tomar decisões mais conscientes sobre seu dinheiro.

3. Oferecer ferramentas e recursos

Outra forma de garantir a segurança financeira do time, é disponibilizar ferramentas e recursos que possibilitem os trabalhadores a gerenciar suas finanças.

Isso inclui planilhas de orçamento mensal, calculadoras de aposentadoria e guias de investimento, facilitando o processo de planejamento financeiro e auxiliando na consecução de objetivos financeiros.

4. Promover uma cultura financeira positiva 

O RH pode colaborar com a criação de uma cultura financeira positiva na empresa. Incentivar os profissionais a discutirem abertamente suas finanças, compartilhar dicas e estratégias pode quebrar estigmas associados ao dinheiro, criando um ambiente mais colaborativo e aberto para o diálogo sobre assuntos financeiros.

5. Pagar os colaboradores de forma justa

Um dos passos para ajudar os funcionários a alcançar a segurança financeira é promover transparência na definição dos salários e explicar claramente os critérios dos aumentos salariais.

Sendo assim, garanta que as faixas salariais sejam justas em todas as vagas de emprego, demonstrando comprometimento e respeito aos profissionais.

Ofereça salários que correspondam ao verdadeiro custo de vida sempre que possível.

Elimine disparidades salariais internas, garantindo equidade entre gênero, etnia, idade ou deficiência.

👎 Glass ceiling e o impacto na liderança das mulheres no trabalho!

6. Apoiar e incentivar o desenvolvimento no trabalho

Cultive uma cultura de aprendizado contínuo, apresentando um plano de carreira consistente para cada colaborador crescer na empresa.

Para isso, invista em treinamentos que auxiliem os colaboradores a atingirem seus objetivos, facilitando promoções de cargo e/ou salário.

Além disso, ofereça suporte aos líderes de equipe para estarem preparados a apoiar o progresso de suas equipes.

Com essas dicas valiosas, o setor de Recursos Humanos pode auxiliar os colaboradores do time a conquistar sua segurança financeira.. Já sabe que pode contar com o benefício da Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro com descontos para os colaboradores economizarem em todas as compras! 

Deseja receber nossos conteúdos por e-mail? Então se inscreva na nossa newsletter!

““

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *