O papel do RH no gerenciamento de dívidas dos colaboradores

A preocupação com dinheiro pode impactar não só o bem-estar financeiro, mas também o físico, mental e social das pessoas. Por isso, nós da Allya mostraremos a importância do papel do RH ao ajudar no gerenciamento de dívidas dos seus funcionários. 

O Brasil bateu recorde de endividados, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em 2022, a cada 100 famílias brasileiras, 78 estavam endividadas. 

Portanto, as empresas podem ajudar os trabalhadores a encontrar saídas para gerenciar suas dívidas. Confira a seguir!

O que é gerenciamento de dívidas?

Gerenciamento de dívidas pessoais é o processo de administrar estrategicamente os débitos em aberto para reduzir a carga financeira e aprender a lidar melhor com as finanças

O gerenciamento de dívidas pessoais é uma habilidade importante para ter uma vida financeira saudável e equilibrada. Para isso, é preciso criar um plano para gerenciar as dívidas, que inclui:

  • identificação de todas as pendências financeiras;
  • priorização do pagamento das dívidas mais urgentes;
  • criação de um orçamento para pagamentos;
  • negociação de taxas de juros e prazos de pagamento com os credores;
  • mudanças de hábitos para evitar dívidas futuras. 

👉 Endividamento: ajude os colaboradores a saírem dessa!

5 impactos negativos das dívidas nos colaboradores

A dívida pode trazer diversos impactos negativos na vida pessoal e profissional dos trabalhadores. Veja alguns deles, a seguir: 

1. Efeitos prejudiciais ao bem-estar mental

As dívidas podem causar efeitos prejudiciais ao bem-estar mental, estresse, cansaço mental, ansiedade, entre outros problemas. 

Além disso, se essas questões de saúde mental não forem resolvidas rapidamente, então podem causar transtornos mentais maiores com o passar do tempo, como ataques de pânico, depressão e Síndrome de Burnout.  

2. Prejudica negativamente o bem-estar físico

Os impactos negativos das dívidas podem refletir tanto na saúde mental quanto na saúde física. Afinal, o endividamento pode gerar uma tensão que causa dores musculares aos colaboradores afetados.

Um estudo realizado por pesquisadores das Universidades do Arizona (University of Arizona) e Virginia (Virginia Tech University) revelou os principais problemas de saúde física causados pelo descontrole financeiro. São eles:

  • dores de cabeça e enxaqueca;
  • pressão alta e hipertensão;
  • distúrbios alimentares acompanhados de ganho ou perda de peso;
  • distúrbios digestivos e dores de estômago ou abdominais.

Além disso, uma pesquisa realizada por cientistas sul-africanos mostrou que a preocupação com a falta de dinheiro aumenta em até 13 vezes risco de infarto.

💡 O que é o bem-estar físico? Como promover na sua empresas

3. Impactos negativos na qualidade de vida

A falta de gerenciamento de dívidas limita o orçamento dos colaboradores, impossibilitando de alcançar metas financeiras importantes, de realizar sonhos ou de criar uma reserva de emergência, por exemplo.

Além disso, a frustração por não conseguir sair do vermelho pode impactar a vida financeira da família do funcionário, como o impedimento de compras relacionadas com a saúde e educação dos filhos. 

👉 Como economizar na educação dos seus filhos? Aprenda aqui!

4. Causa prejuízos no bem-estar social

Quando os profissionais enfrentam dificuldades financeiras e preocupações com as dívidas, isso pode ter um grande impacto no bem-estar social

Colaboradores com dívidas podem se sentir envergonhados de falar sobre dinheiro, podendo afetar suas interações sociais no ambiente de trabalho. Além disso, as dívidas podem levar o funcionário ao isolamento e ao afastamento na vida pessoal.

Uma pesquisa realizada pela empresa inglesa Monzo revelou um aumento no número de jovens da geração Z que se sentem desconfortáveis ​​ao falar sobre dinheiro.

5. Impactos negativos dos funcionários endividados na empresa

O endividamento dos trabalhadores pode ter um grande impacto negativo na empresa. Os funcionários endividados podem apresentar os seguintes problemas:

  • se tornam menos produtivos no trabalho devido à preocupação com as dívidas que possuem;
  • o estresse financeiro dos colaboradores pode levar a problemas de relacionamento interpessoais entre colegas de trabalho;
  • correm o risco de cometer mais erros;
  • apresentam a síndrome do ‘presenteísmo’ ou Síndrome de Boreout (tédio no trabalho) porque estão fisicamente no trabalho, mas com a cabeça em outro lugar;
  • mais propensos ao quiet quitting, a demissão silenciosa;
  • entre outros.

O papel do RH em ajudar os trabalhadores endividados

Como o RH da sua empresa pode ajudar os colaboradores a darem início ao gerenciamento de dívidas? Confira o passo a passo:

  1. Identifique os funcionários que estão enfrentando problemas financeiros e ofereça o suporte necessário.
  2. Disponibilize recursos e informações sobre gerenciamento financeiro, incluindo aconselhamento financeiro com profissional e os melhores conteúdos sobre o tema.
  3. Incentive a criação de um orçamento pessoal e ajude os colaboradores a avaliarem seus gastos para identificar áreas em que podem economizar.
  4. Crie programas de Educação Financeira para aumentar a conscientização sobre questões financeiras e como gerenciar dívidas.
  5. Informe quais são as empresas que os trabalhadores podem negociar suas dívidas com os credores.
  6. Forneça opções para o adiantamento salarial ou outras formas de assistência financeira de emergência, quando necessário.
  7. Ofereça benefícios corporativos financeiros que podem impactar o bem-estar geral dos funcionários. 

Benefícios e ferramentas que podem ajudar no gerenciamento de dívidas

Saiba quais são os benefícios corporativos e as ferramentas que podem ajudar no gerenciamento de dívidas dos trabalhadores, a seguir:

Allya: o benefício corporativo de bem-estar financeiro

Plataforma de bem-estar financeiro que oferece acesso aos colaboradores em produtos e serviços com descontos, conteúdos sobre finanças e muito mais. 

A economia pode ser feita em todos os tipos de gastos: alimentação, farmácias, laboratórios médicos, academia, estudos, cinema, entre outros. Assim sobra dinheiro para pagar as dívidas!

Planilhas de orçamento

As planilhas de orçamento podem ajudar os colaboradores a controlar suas finanças, acompanhar suas despesas e encontrar maneiras de economizar dinheiro para pagar dívidas.

A Allya, por exemplo, oferece uma planilha de orçamento mensal para ajudar os funcionários a ter mais controle sobre suas finanças e melhorar sua saúde financeira.

📥 Baixe grátis: Planilha de Orçamento Mensal

Aplicativos de controle financeiro

Existem muitos aplicativos de controle financeiro disponíveis que ajudam os colaboradores no gerenciamento de dívidas. Dessa forma, os profissionais podem  controlar melhor seus ganhos e suas despesas. 

Podemos citar os aplicativos de controle financeiro mais populares, como Guiabolso, Mobills, Organizze, entre outros.

E aí, gostou do nosso artigo sobre gerenciamento de dívidas? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros conteúdos como esse! Entre em contato com a Allya e obtenha mais detalhes da plataforma de bem-estar financeiro!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *