Despesas no início do ano: como se organizar financeiramente?

O ano de 2023 já está a todo vapor, e com ele chegam as despesas e contas para pagamento. Quem possui filhos aumenta essa lista, já que além de IPTU e IPVA, por exemplo, também é necessário pensar na matrícula e material escolar. 

Pensando nisso, nós da Allya, criamos este artigo para os profissionais de RH ajudarem seus trabalhadores a lidarem melhor com essas contas e superar as despesas do início do ano. Acompanhe a leitura!

O desafio de pagar as despesas em dia no Brasil

Pagar as despesas em dia no Brasil é realmente um desafio! Dados da Confederação Nacional do Comércio e Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelaram que o país atingiu um recorde no número de superendividados em 2022. 

Na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela instituição, 17,6% das pessoas relataram estar muito endividadas e 21,5% dos entrevistados gastaram mais que 50% da renda no pagamento das dívidas. 

Já sobre os motivos que levam as pessoas a se endividar, segundo o levantamento, o cartão de crédito e o cartão de crédito de lojas varejistas aparecem nas primeiras posições. Inclusive, são eles os maiores vilões da renda familiar, atualmente.

Os dados ainda afirmam que 77,9% dos grupos familiares se declaram endividados. Dessa forma, 7 em cada 10 famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida, impactando negativamente o bem-estar financeiro

👉 Saiba como ajudar os colaboradores a saírem do endividamento!

Contas de início de ano

Além de terem as contas comuns de todo começo do ano, anualmente, os valores também sobem. Portanto, driblar os aumentos de produtos e de juros é imprescindível para manter as contas em dia. 

Dentro desse cenário de endividamento dos brasileiros em 2022, as despesas do início de 2023 podem se acumular mais ainda, principalmente por conta dos impostos cobrados nessa época do ano. 

Portanto, o orçamento, que já é apertado, torna-se mais comprometido. Entre as contas comuns, podemos citar o IPTU, IPVA, despesas escolares, seguros e boletos de contas anteriores. 

Diante disso, somente um bom planejamento poderá trazer bem-estar financeiro, estado em que uma pessoa tem equilíbrio e controle sobre suas próprias finanças. Dessa forma, fica mais fácil alcançar os objetivos financeiros e ter uma vida financeira mais saudável e estável. 

Portanto, cabe ao profissional de RH aprender como os benefícios corporativos podem impactar a vida pessoal e o bem-estar financeiro dos colaboradores. Acompanhe a seguir! 

5 dicas para arcar com as despesas e alcançar o bem-estar financeiro

O primeiro passo para conseguir pagar as despesas em dia, principalmente no início do ano, é se organizar financeiramente. Além disso, desenvolver competências e habilidades relacionadas às finanças pessoais também estão entre as soluções. 

Porém, vale destacar que a falta de autoconhecimento e de informações sobre o assunto estão entre os principais obstáculos para quem deseja controlar próprio dinheiro. Assim, saber como lidar com as finanças é o melhor caminho dessa jornada.

Abaixo, veja as principais dicas para quem quer lidar melhor com as despesas do início do ano e alcançar o bem-estar financeiro. São elas:

1. Organizar as finanças domésticas

É importante começar pelas despesas e renda total da casa. Portanto, será necessário mudar os hábitos na hora de comprar. As compras por impulso também são comuns e precisam ser combatidas. 

Sendo assim, ensine os seus colaboradores a incluírem a família nesse aprendizado para que, juntos, encontrem as melhores estratégias para organizar as finanças domésticas e driblar a vontade de comprar sem necessidade. 

👉 Aprenda como ensinar Educação Financeira familiar em casa!

2. Estabelecer um planejamento anual

No início do ano, instrua os funcionários a planejarem seus orçamentos domésticos! Ao fazer isso, eles poderão colocar as metas mensais que desejam atingir e incluirão os gastos já previstos do início do próximo ano para se programar. Dessa forma, eles alcançarão o valor esperado.

3. Se preparar para os gastos inesperados

Informe os profissionais sobre o planejamento para lidar com os gastos inesperados. Vale lembrar que eles não avisam quando irão acontecer, então criar e manter uma reserva de emergência é uma ótima forma de não comprometer o orçamento mensal e atrapalhar o pagamento das despesas.

4. Controlar as entradas e saídas financeiras

Explique aos trabalhadores sobre a necessidade de controlar as entradas e saídas financeiras para não passar sufoco no final do mês. Isso vale também para o orçamento anual!

5. Criar metas para motivar o planejamento financeiro

Por fim, alerte os colaboradores sobre a importância de criar suas metas financeiras. Afinal, se organizar é essencial para evitar imprevistos que atrapalham o pagamento das despesas necessárias. 

Lembre-os de se manterem motivados e estabelecerem metas. Estimular os sonhos dos funcionários é uma ótima forma de motivar o planejamento financeiro.  

💡 Veja como o RH pode ajudar na realização de sonhos dos colaboradores!

Como o RH pode ajudar efetivamente seus funcionários?

RH, após as dicas citadas acima, sem dúvidas, é nítida a necessidade de falar sobre Educação Financeira com os profissionais da sua empresa. Afinal, os problemas financeiros também afetam diretamente o ambiente de trabalho. 

Segundo a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), 43% dos colaboradores com problemas relacionados ao dinheiro perdem 3 horas da jornada tentando resolver as pendências financeiras.

Oferta de benefício de bem-estar financeiro

Além de abordar sobre Educação Financeira na instituição, o ideal é criar estratégias efetivas para garantir colaboradores mais felizes na vida pessoal e profissional e, consequentemente, mais produtivos. 

Por isso, a nossa dica é a oferta de benefícios corporativos focados no bem-estar financeiro, como a Allya.

Essa plataforma de bem-estar financeiro, entre diversas soluções, oferece milhares de descontos para os colaboradores economizarem em todos os tipos de gastos, inclusive nas despesas do início de ano, como desconto em matrículas de estudos, além de materiais escolares em lojas físicas e e-commerces.

Conte com a Allya para estimular hábitos financeiros mais saudáveis para lidar com as despesas e impactar o bem-estar financeiro dos funcionários! Assine também a nossa newsletter para ler mais conteúdos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *