Janeiro Branco: 5 ações para o RH cuidar da saúde mental dos colaboradores

A campanha do Janeiro Branco surgiu para alertar o cuidado com o nosso bem-estar emocional e das pessoas próximas ao nosso redor. Por isso, assim como fizemos no Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, nós da Allya contaremos a importância de falar sobre bem-estar mental nas empresas em janeiro e em todos os meses do ano. Confira!

O que é Janeiro Branco?

Janeiro Branco é uma campanha nacional criada em 2014, pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. O objetivo é chamar a atenção pelos cuidados com a saúde mental e emocional em todas as esferas da sociedade, inclusive nas empresas.

Apesar do mês de conscientização ser em janeiro, essa campanha visa estimular a prevenção do adoecimento emocional durante o ano todo. 

Alguns sintomas indicam que está na hora de dar atenção à nossa saúde mental, como:

  • ansiedade;
  • estresse;
  • desânimo;
  • alteração no humor;
  • problemas de sono;
  • preocupação excessiva. 

O primeiro mês do ano é um bom momento para abordar esse assunto, já que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais e em suas emoções.

Por que o branco?

O branco foi escolhido para representar essa campanha de saúde mental devido à relação com uma “folha ou em uma tela em branco”.

Afinal, todas as pessoas podem se sentir inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida em uma nova folha em branco.

Campanhas como essa geram maior conscientização, quebram tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram as autoridades e instituições a respeito da saúde e do bem-estar mental.

Essa campanha é muito necessária, afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão.

Janeiro Branco nas empresas

Mais do que nunca é necessário abordar saúde mental nas empresas, inclusive compartilhar informações sobre o Janeiro Branco. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (ISMA), 9 em cada 10 brasileiros que estão no mercado de trabalho apresentam algum sintoma de ansiedade. Ainda, 47% apresenta algum nível de depressão.

Portanto, é fundamental que os integrantes do setor responsável em cuidar das pessoas nas instituições, a área de Recursos Humanos, priorize a saúde mental dos colaboradores.

Afinal, o próprio trabalho pode ser um dos causadores que afetam a saúde mental dos profissionais. Um mapeamento da Regus, 60% das pessoas ouvidas consideraram o trabalho a principal causa do seu estresse e adoecimento emocional. 

Janeiro Branco e bem-estar dos colaboradores

Cuidar da saúde mental dos funcionários é um dever dos profissionais de RH. Afinal, a depressão e o estresse são causas comuns de faltas, afastamentos mais longos no trabalho, entre outras consequências.

Sendo assim, ajudar a promover o bem-estar traz diversos benefícios para o trabalhador e também para a instituição.

Além de cuidar e se preocupar com o bem-estar mental dos funcionários, os RHs precisam se atentar aos outros tipos de bem-estar relacionados.

Isso porque quando o bem-estar físico, bem-estar financeiro e bem-estar social não estão bem, acabam impactando a saúde mental dos trabalhadores.

5 ações para o RH cuidar da saúde mental dos funcionários

Como a área de Recursos Humanos pode cuidar da saúde mental dos funcionários? Existem algumas ações que podem ajudar a levar segurança emocional a todos os colaboradores. Confira algumas boas práticas, a seguir:

1. Criar campanhas de comunicação interna

O primeiro passo para falar sobre saúde mental é a conscientização sobre o tema. Muitas pessoas ainda não falam sobre esse assunto por considerarem um tabu. 

No entanto, as empresas podem mostrar a importância do tema e passar informações necessárias para todos os profissionais entenderem mais sobre o assunto.

Uma forma de quebrar a barreira entre a empresa e os funcionários em relação ao bem-estar mental é produzir materiais didáticos e enviar por e-mails informativos. 

2. Realizar eventos com especialistas

Convidar profissionais especialistas em saúde mental para eventos ou palestras sobre o tema na empresa é uma ótima forma de passar informação aos trabalhadores.

Além de palestras, esses especialistas podem participar de rodas de conversa sobre saúde mental e relações de trabalho. 

Falar sobre as boas práticas para tornar o ambiente de trabalho respeitoso e acolhedor também é uma forma de contribuir para a saúde mental dos trabalhadores.

3. Flexibilizar a jornada de trabalho 

Uma maneira de oferecer mais liberdade e autonomia aos colaboradores é a possibilidade de realização de trabalho home office ou sistema híbrido

Dessa forma, os funcionários podem controlar seus próprios horários, tornarem suas rotinas mais produtivas e terem mais tempo livre.

No entanto, é preciso equilibrar a vida profissional e pessoal para ter cuidado em não misturar os dois campos.

4. Oferecer benefícios de terapia

Contratar fornecedores de benefícios corporativos que oferecem desconto em terapia é uma forma de incentivar a procura pela ajuda profissional. 

Afinal, sabemos que muitos trabalhadores não podem arcar com as despesas com terapeutas apenas com o salário que recebem. 

Por isso, nossa dica é o benefício de bem-estar financeiro da Allya que oferece milhares de descontos em diversos tipos de gastos, inclusive na terapia online

Além de cuidar da saúde mental, esse tipo de benefício flexível também impacta o bem-estar financeiro do colaborador. 

5. Cuidar do clima e cultura corporativa

Um ambiente de trabalho que possui um clima e uma cultura organizacional negativas podem contribuir consideravelmente pelo mal-estar dos funcionários.

Extrema pressão, jornadas longas, rotinas exaustivas, produtividade tóxica, desequilíbrio nos repousos e falta de feedbacks são alguns dos problemas que causam malefícios para a saúde mental do colaborador. 

Consequentemente, esses problemas na cultura e no clima corporativo podem ocasionar doenças relacionadas ao trabalho, como:

O que a sua empresa fará para conscientizar os funcionários sobre o Janeiro Branco? Indique a Allya para o RH cuidar do bem-estar mental, físico, financeiro e social dos colaboradores! Assine também a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *