5 dicas para aumentar o bem-estar físico e mental dos seus colaboradores

Existem diversas ações para atrair e reter talentos nas organizações. No entanto, investir no bem-estar físico e mental dos funcionários ainda é considerado a maneira mais eficiente.

Inclusive, as ações que estimulam esses fatores vão além da retenção e atração de profissionais. Isso porque elas são fundamentais para manter a produtividade, a capacidade de entrega e o engajamento da equipe, interferindo diretamente nos resultados.

Nós da Allya vamos mostrar, neste artigo, 5 ações práticas e eficazes para melhorar essas condições em sua empresa. Além disso, entenda mais sobre a importância de investir no bem-estar físico e mental para atrair novos talentos. Confira!

O que é bem-estar físico e mental?

Bem-estar físico e mental engloba saúde no sentido amplo da palavra. Isto é, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o conceito de saúde significa se encontrar em um estado completo de bem-estar físico e mental.

Isso quer dizer que ter saúde vai muito além da ausência de doenças ou enfermidades, incluindo fatores como boa alimentação e rotina diária de exercícios físicos.

Na prática, o bem-estar físico e mental possibilita que uma pessoa saudável, por exemplo, tenha fôlego para caminhar e realizar atividades de sua rotina sem sentir desconforto ao final do dia. 

Já em relação à saúde mental, apesar do estresse e ansiedade diária, eles não podem ser grandes o suficiente para atrapalhar seu dia. Quando isso acontece, é um sinal de transtorno psíquico, e o ideal é contar com ajuda profissional.

A importância do bem-estar físico e mental de seus colaboradores 

Em primeiro lugar, não há dúvidas de que uma equipe com bem-estar físico e mental preservado se torna muito mais produtiva, mais alegre e melhora o ambiente de trabalho, não é?

Por outro lado, colaboradores ansiosos e estressados tendem a ficar desmotivados. Neste cenário, o trabalho e o relacionamento entre colegas e líderes também. Como resultado, temos um ambiente de trabalho ruim, com baixa produtividade.

Além disso, na guerra por talentos, as empresas que investem e priorizam o bem-estar físico e mental de seus funcionários se destacam da concorrência, retendo os profissionais mais qualificados.

Conforme a pesquisa Tendências de Benefícios 2022, realizada pela Onze, 36% das pessoas consideram benefícios voltados para saúde e bem-estar decisivos na hora de aceitar um novo emprego. Além disso, confira outros dados importantes deste estudo:

  • 19% escolheriam uma empresa pela flexibilidade que ela apresenta;
  • 14% adorariam receber auxílio mental;
  • 27% gostariam de ter um plano de academia para melhorar sua saúde física.

5 dicas para aumentar o bem-estar físico e mental de seus colaboradores 

Agora que você já entendeu como é importante manter o bem-estar físico e mental de seus colaboradores, saiba que existem muitas ações que contribuem para isso. A seguir, você conhecerá algumas dicas que ajudam a melhorar esses fatores em sua empresa. Veja!

1. Ofereça flexibilidade

Quando falamos de flexibilidade, não se trata somente de horários ou carga horária de trabalho. Afinal, isso já são fatores indispensáveis para reter talentos. 

No entanto, não adianta ter horários flexíveis se a postura dos líderes e da empresa no geral também não estiver aberta a adotar este tipo de postura. 

Com isso, nos referimos a líderes dispostos a encarar os feedbacks como uma via de mão dupla, ou seja, que também escutem seus colaboradores.

2. Estimule a prática de atividades físicas

Por meio de atividades físicas, o colaborador diminui as chances de ter doenças ocupacionais, como a LER — Lesão por Esforço Repetitivo. Além disso, os exercícios entregam benefícios para o corpo e para a mente.

No entanto, muitos colaboradores não possuem tempo nem incentivo para fazer atividades, nem ao menos uma caminhada. Para isso, existem vários educadores físicos que realizam serviços específicos nas empresas, ou benefícios que oferecem descontos em academias.

3. Implemente um programa de saúde mental

Não se pode descuidar da saúde mental, focando somente na saúde física. Inclusive, isso ficou ainda mais evidente após a pandemia que mostrou a importância do bem-estar mental e da convivência em comunidade.

Ou seja, se antes falar sobre saúde mental era considerado tabu, hoje é questão de prioridade. Isso é o que comprova o levantamento feito pela B2P que listou as 10 principais causas para ausência no trabalho, onde transtornos mentais e comportamentais ocupam o terceiro lugar.

Por conta disso, muitas empresas já implementaram um programa de saúde mental. E isso pode ser mais simples do que você pensa, pois pequenas mudanças já fazem a diferença. Incentivo a terapia e a realização de dinâmicas que conscientizam o tema são dois exemplos.

4. Conscientize seus líderes

Os líderes merecem atenção especial quando o assunto é bem-estar físico e mental. Por um lado, algumas atitudes dos gestores podem comprometer a saúde mental dos colaboradores e, assim, gerar consequências para a empresa.

Por outro lado, assim como os funcionários, eles também precisam de cuidados. Isso porque, ao assumir essa posição de gerenciar toda uma equipe, estão ainda mais sujeitos a problemas de saúde do que qualquer outra função.

Portanto, adotar práticas direcionadas para os cargos de liderança, tanto na conscientização da importância da saúde do seu time, como de si próprios, é fundamental para construir um ambiente mais saudável, agradável e produtivo na empresa. 

5. Incentive a interação de equipe

Por que você acredita que tantas empresas costumam incentivar o happy hour? A construção de um clima agradável depende da interação da equipe. Por isso, evite o clima distante entre seus colaboradores.

Afinal, o isolamento é prejudicial para a saúde mental. Desta forma, use ferramentas didáticas e inclua confraternizações em datas comemorativas. Mas isso não basta: escute seus funcionários e identifique o que eles precisam para interagir.  

6. Personalize o pacote de benefícios corporativos 

Benefícios flexíveis é uma das tendências que grandes empresas adotam para reter talentos e manter seus colaboradores motivados. Afinal, por meio de uma plataforma digital, como da Allya, você consegue oferecer descontos em diferentes tipos de compra, como:

Sendo assim, a Allya permite que você combine os melhores benefícios corporativos para sua empresa, já que conta com uma rede de boas parcerias estratégicas. Deste modo, seus funcionários economizam, preservando também o bem-estar físico e mental, além do bem-estar financeiro.

Viu como é possível promover bem-estar físico e mental aos seus colaboradores. Para isso, indique a Allya na sua empresa! Aproveite e assine a nossa newsletter!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';