Avaliação de fornecedores para o RH medir os resultados

Você sabe o que é avaliação de fornecedores? Como medir os resultados de um fornecedor de benefícios de bem-estar, por exemplo? Nós da Allya iremos contar tudo sobre esse tipo de avaliação que pode mensurar os retornos dos investimentos que o setor de Recursos Humanos realiza anualmente. Confira abaixo! 

O que é avaliação de fornecedores?

A avaliação de fornecedores é uma espécie de formulário contendo uma série de perguntas. Assim, ela é capaz de medir alguns parâmetros e resultados do serviço contratado de uma empresa. 

Esse tipo de avaliação tem como base mensurar a competência, capacidade, consistência, qualidade, entre outros fatores para garantir que os resultados sejam alcançados. 

Dessa forma, a conclusão dessa avaliação de fornecedores pode ajudar a empresa na redução dos custos, análise dos riscos e na melhoria constante na seleção de fornecedores.

É possível avaliar os fornecedores do RH?

Como o RH pode fazer a avaliação de fornecedores, principalmente dos benefícios de bem-estar? É possível saber se o fornecedor de bem-estar realmente atendeu às expectativas? 

Sim, esse tipo de avaliação consegue mostrar resultados de um fornecedor de bem-estar. Por exemplo, o dashboard da Allya, empresa de benefício de desconto, oferece a mensuração dos resultados para o RH acompanhar a adesão e o engajamento na plataforma. 

Esse painel  ainda ajuda o RH a realizar pesquisas de satisfação com os funcionários, entender as mudanças nos hábitos de compra dos colaboradores, entre outros recursos que ajudam na mensuração dos resultados do uso do benefício. 

Um exemplo de mensuração dos resultados de empresas que possuem a Allya como fornecedor é a Accenture. Veja os resultados obtidos ao fornecer nosso  benefício para a empresa: 

  • Adesão superior a 50%;
  • + de 620 parcerias indicadas;
  • 46% de conversão;
  • R$160 mil de economia gerada nas duas principais categorias;
  • R$ 1.3 milhão de economia potencial gerada aos usuários.
pesquisa de satisfação Allya

Como avaliar os fornecedores do RH?

Agora que você sabe que é possível fazer a avaliação dos fornecedores, saiba como fazer essa prática, logo abaixo:

  1. Defina as expectativas 

Antes de começar a utilizar os serviços do seu fornecedor,  defina suas expectativas com essa contratação. 

Deseja diminuir o absenteísmo e o turnover ou melhorar a produtividade dos colaboradores? Sabendo quais os índices o RH deseja atingir é possível reduzir as frustrações no futuro. 

  1. Escolha as medidas

Uma maneira bem simples de medir se os resultados serão alcançados é a definição do ROI (Return Over Investment, que pode ser traduzido como Retorno Sobre Investimento).

Os fornecedores de benefícios corporativos podem ter o ROI definido conforme as taxas de engajamento, produtividade e retenção de talentos, por exemplo.

A fórmula é simples: 

ROI = (Ganho obtido – Investimento)

        ____________________________

Investimento

O ganho obtido são os resultados dos indicadores, como o lucro que a empresa teve ao diminuir a rotatividade de funcionários. Se quiser saber o percentual, então basta multiplicar o resultado por 100. 

  1. Saiba a opinião dos colaboradores

Uma ótima forma de avaliar os fornecedores de RH é procurar saber a opinião dos funcionários que utilizam os serviços contratados no dia a dia.

Portanto, considere aplicar pesquisas de satisfação com o uso dos serviços ou produtos dos fornecedores para descobrir a avaliação dos usuários. 

O que achou da avaliação de fornecedores? Pretende aplicar na sua empresa? Aproveite e  assine nossa newsletter para receber mais dicas como essa! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *