Bem-estar mental dos funcionários: como melhorar?

As empresas estão aprendendo, diariamente, que uma das estratégias mais importantes é o cuidado com o capital humano e seu bem-estar mental.

Sem os funcionários, as empresas não existem, e vice-versa. Por isso, os profissionais de RH precisam atentar-se ao bem-estar dos colaboradores se quiserem oferecer longevidade e prosperidade para a empresa. Saiba mais!

O que é bem-estar mental?

O bem-estar mental é uma forma equilibrada de administrar os sentimentos e emoções, sem ser impactado com os fatores externos. 

Dessa forma, o indivíduo que tem esse tipo de bem-estar sabe lidar facilmente com os problemas e se recuperar rapidamente das adversidades. 

Em outras palavras, o bem-estar mental é a sensação de estar bem consigo mesmo sem se abalar com as dificuldades ao redor. 

O que é bem-estar mental no trabalho?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que o Brasil é o país mais ansioso do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com a ansiedade. 

Considerando esse cenário, muitos trabalhadores podem sofrer com esse transtorno ou outros problemas relacionados com a saúde mental. 

Portanto, está claro que o setor de Recursos Humanos precisa cuidar da saúde mental dos trabalhadores e realizar melhorias dentro do ambiente de trabalho

Para isso, é preciso pensar em ações realmente efetivas, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

Qual a importância da saúde mental na empresa?

De fato, o trabalho ocupa uma boa parte do nosso dia, seja no ambiente físico ou no formato home office

São tantas horas de dedicação ao trabalho que, muitas vezes, as sensações e sentimentos dos funcionários acabam interferindo na produtividade e nas relações profissionais. 

Por isso, é muito importante que as empresas se preocupem com o bem-estar mental dos seus colaboradores para promover um local de trabalho saudável e a qualidade da produção. 

Cabe aos profissionais de RH entenderem a importância da saúde mental no trabalho e quais estratégias seguir para ajudar os trabalhadores a encontrarem o equilíbrio das emoções e sensações. 

Quais são os fatores que prejudicam a saúde mental?

Existem alguns fatores no trabalho que podem colocar a saúde mental em risco e, portanto, os responsáveis precisam estar atentos. São eles:

  • longas jornadas de trabalho;
  • responsabilidades inadequadas para o cargo exercido;  
  • falta de políticas de benefícios eficientes;
  • políticas de saúde e segurança do trabalho inadequados;
  • falta de comunicação transparente;
  • má gestão;
  • falta de participação nas decisões;
  • entre outros. 

Como a empresa pode contribuir para o bem-estar mental?

Algumas mudanças podem contribuir para a saúde mental dos funcionários. Saiba como promovê-las na sua empresa: 

1. Ofereça ferramentas tecnológicas

Existem vários trabalhos manuais e repetitivos que podem ser trocados por ferramentas tecnológicas que ofereçam mais facilidade e rapidez no trabalho diário do colaborador. 

2. Proporcione auxílio psicológico

Incentive o seu colaborador a conversar com um psicólogo por meio do seu pacote de benefícios corporativos

3. Crie protocolos e regras da empresa

Reveja se a sua empresa apresenta todos os protocolos e regras de segurança para não causar nenhum incômodo físico e mental no dia a dia. 

4. Cuide da rotina e flexibilização de trabalho

Muitas empresas podem adequar suas jornadas de trabalho para tornar mais flexível para todos os funcionários. Além disso, a flexibilização dos horários também pode ser criada de acordo com a realidade de cada trabalhador. 

5. Estimule o equilíbrio pessoal e profissional

Incentive os colaboradores a manterem um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional. Uma dica é a oferta de benefícios com descontos em sessões de cinema, parques de diversão e casas de shows, como a plataforma da Allya

6. Promova o contato online no home office

Se a jornada de trabalho da sua empresa é em formato remoto, então estimule algumas ações e contatos entre os colegas de trabalho para criar vínculos mais próximos. 

7. Divulgue campanhas de conscientização

Leve informações aos profissionais por meio de campanhas de conscientização sobre a importância da saúde mental

Utilize as ferramentas corporativas de comunicação, como e-mail, chats e cartazes no mural para promover conhecimento sobre o assunto. 

8. Ofereça os instrumentos de trabalho

Procure oferecer todos os equipamentos necessários para que o funcionário possa desempenhar o trabalho, seja dentro da empresa ou na casa do colaborador.

9. Incentive a prática de atividades físicas

A nossa mente está relacionada com o nosso corpo, então é preciso cuidar de ambos. Portanto, ofereça benefícios de descontos em academias para o colaborador preservar sua saúde física e mental.

10. Estimule a boa alimentação

A alimentação equilibrada impacta o nosso organismo para fazer o nosso corpo funcionar adequadamente, inclusive o cérebro. 

Portanto, incentive a boa alimentação com vitaminas, sais minerais, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis.

Esses componentes são encontrados em grãos, verduras, legumes, carnes, cereais e frutas que devem ser consumidos diariamente, sem cometer excessos.

O RH pode oferecer benefícios corporativos de descontos em restaurantes para o trabalhador se alimentar melhor no dia a dia. 

Quais são os resultados do bem-estar mental?

Os principais retornos em investir na saúde mental do trabalhador são: 

Maior controle sobre as emoções no trabalho

Os profissionais que encontram o bem-estar mental costumam lidar melhor com as adversidades, emoções e sentimentos no dia a dia de trabalho. 

Maior produtividade

O colaborador conseguirá ser mais produtivo por conta da sua capacidade de atenção e aprendizagem. 

Melhora o clima organizacional

Com um bom clima organizacional, os funcionários poderão cultivar melhor suas relações profissionais dentro da organização

Reduz o número de afastamentos

Os números de afastamentos relacionados aos problemas causados pela saúde mental irão diminuir dentro da empresa. 

Atrai e retém talentos

Empresas que se preocupam com o bem-estar mental do colaborador são desejadas no mercado de trabalho. Sendo assim, essas instituições atraem e mantêm os profissionais mais talentosos nos seus cargos e diminuem o turnover.

Otimiza os lucros

Se os funcionários produzem mais e melhor, então os lucros das empresas também aumentam. 

Promove a imagem da empresa

As empresas são como pessoas e, portanto, as atitudes e ações realizadas por elas apresentam grande impacto na imagem corporativa. 

Sem dúvida, empresas que se preocupam com o bem-estar mental dos trabalhadores mostram que possuem compromisso com a saúde no ambiente de trabalho.

E você? O que faz para cuidar do bem-estar mental dos seus funcionários? 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *