Síndrome de Boreout: como evitar o tédio no trabalho?

Já ouviu falar sobre Síndrome de Boreout? Sabia que os colaboradores da sua empresa podem estar lidando com esse distúrbio psicológico? Nós da Allya contaremos tudo sobre esse problema gerado pelo baixo volume de tarefas, capaz de causar desinteresse e tédio no ambiente de trabalho. Entenda melhor, a seguir!

O que é Síndrome de Boreout?

Para entender melhor o que é Síndrome de Boreout, primeiro precisamos explicar o nome desse problema psicológico. A tradução da palavra em inglês “bored”, significa “entediado”. Sendo assim, essa síndrome se refere aos estímulos que geram tédio, desinteresse e aborrecimento no ambiente corporativo.

Esses estímulos surgem em razão da falta de demandas ou baixa carga mental no trabalho, seja quantitativa ou qualitativa.

O termo desse problema foi criado em 2007 pelo filósofo Peter R. Werder e o consultor de negócios Philippe Rothlin, ambos da Suíça,. Os estudiosos identificaram que a baixa carga de atividades cotidianas nas empresas consegue gerar tédio nos funcionários. 

Quais as causas da síndrome?

Apesar das maiores causas da Síndrome de Boreout serem a realização de atividades monótonas e repetitivas ou pouquíssima realização de tarefas, existem ainda outras razões que podem desencadear essa síndrome. Veja abaixo. 

  • As expectativas do colaborador não possuem equilíbrio com o trabalho proposto; 
  • A insatisfação pode acontecer em pouco tempo, até mesmo após o processo de integração de recém-contratados;
  • A incompatibilidade da descrição do cargo com as atividades realizadas no dia a dia;
  • Realização de poucas tarefas e muito tempo ocioso;
  • Realização de tarefas sem responsabilidade e que não geram desafios;
  • Pouca possibilidade de crescimento e desenvolvimento;
  • Muitas limitações ao propor ideias;
  • Exercer funções que não se adequam à sua qualificação;
  • Nenhum feedback de líderes e gestores;
  • Condições de trabalho precárias;
  • Diversos conflitos e competições excessivas entre colegas; 
  • Líderes despreparados e ineficientes;
  • Péssimo clima organizacional.
Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho Allya

Quais são os sintomas da Síndrome de Boreout?

Podemos citar alguns sintomas que ajudam a reconhecer a Síndrome de Boreout nos colaboradores de uma empresa que oferece baixa carga mental de trabalho. São eles: 

  • Indiferença: o trabalhador não demonstra interesse e realiza apenas o necessário para não perder o emprego;
  • Angústia: a falta de atividades ou incompatibilidade com a sua qualificação o deixam entediado, aborrecido e angustiado;
  • Estagnação: o profissional se sente perdido e sem perspectiva com tarefas sem graça e desinteressantes.
  • Comprometimento da saúde física: os problemas desencadeados por essa síndrome podem causar alterações de pressão arterial, insônia e doenças de pele.
  • Comprometimento da saúde mental: o boreout pode gerar instabilidade psíquica, estresse, irritabilidade, crises de ansiedade, depressão, pânico e fobias.

Como prevenir a Síndrome de Boreout?

Podemos ver que a Síndrome de Boreout afeta a saúde mental e física do colaborador, assim como o seu bem-estar dentro e fora da organização.

Por isso, é importante que o RH, líderes e gestores fiquem atentos aos sinais dos funcionários para ajudá-los a cuidarem do seu bem-estar em geral.

Nossa dica é: procure conhecer os profissionais e manter um diálogo para saberem se estão motivados e satisfeitos na empresa. Portanto, crie canais de comunicação, cultive a cultura do feedback e realize pesquisas de satisfação.

Uma forma de motivar e desafiar os colaboradores é a criação de m​​etas e objetivos para dar mais sentido às atividades realizadas na rotina de trabalho. 

Além disso, os benefícios de bem-estar que cuidam da saúde física e da saúde mental também são ótimos aliados para os funcionários manterem o bem-estar em dia, como o benefício da Allya que oferece desconto em terapia online, academias, farmácias, entre outros estabelecimentos.  

Cuide do bem-estar dos seus colaboradores para prevenir a Síndrome de Boreout e contem com a ajuda da Allya nessa missão! Assine a nossa newsletter e confira mais conteúdos como esse!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *