Quanto guardar do salário? Ajude os seus colaboradores a economizar!

Quanto guardar do salário? Esta é uma dúvida que muitas pessoas têm. Afinal, quanto devo guardar do meu salário por mês para economizar? Muitas pessoas pensam que, para poupar, precisam ganhar mais. 

No entanto, existem maneiras de melhorar a vida financeira sem, necessariamente, precisar de uma renda maior. Nesse contexto, uma das maneiras mais eficientes de realizar isso é por meio do uso dos benefícios corporativos que a empresa oferece.

Abaixo, entenda quanto guardar de dinheiro por mês do seu salário para economizar, aprenda dicas que te ajudam a poupar e como os benefícios corporativos podem ser uma ótima alternativa para auxiliar seus colaboradores a pouparem mais! Vamos lá?

Quanto guardar do salário para economizar?

Quem busca qual a quantia exata que precisa juntar de dinheiro por mês para economizar pode encontrar diversos valores. Isso ocorre porque existem regras e métodos variados que são disseminados e que podem ajudar quem quer guardar dinheiro do salário todos os meses. 

Uma das regras mais famosas aplicada por quem deseja guardar dinheiro é a metodologia 50-30-20. Entenda como ela funciona:

  • 50% do salário: destinado para os gastos essenciais e fixos, ou seja, tudo que você precisa para viver, como aluguel, supermercado, escola, conta de água, entre outros. 
  • 30% do salário: deve ser gasto com as despesas variáveis e dispensáveis. No caso, serviços de streaming, TV à cabo, delivery, cuidados de beleza, compras online, entre outras;
  • 20% do salário: é destinado para uma reserva financeira para te apoiar em momentos de urgência e para a realização de projetos futuros, como a compra de uma casa, um carro, a realização de um intercâmbio, entre outros.  

Vale destacar que esta porcentagem não precisa ser exata. Ajuste conforme seu salário e estilo de vida. Mas, use uma regra. Desta forma, você estará destinando um valor para cada coisa e economizando.

Por que juntar dinheiro por mês com seu salário?

Guardar dinheiro do salário é mais do que apenas um hábito sensato – é um passo crucial para construir um futuro financeiro sólido e seguro.

Muitas vezes, a ideia de juntar dinheiro por mês a paritr do seu salário pode parecer um desafio, especialmente quando há tantos gastos e despesas imediatas a serem atendidos. No entanto, considerar o ato de poupar como um investimento em você mesmo pode fazer toda a diferença a longo prazo.

Primeiramente, ao separar uma parte do seu salário para poupar, você está criando uma rede de segurança para lidar com imprevistos.

Emergências médicas, reparos inesperados e outras situações urgentes podem acontecer a qualquer momento, por isso, ter uma reserva financeira à disposição pode aliviar o estresse financeiro que essas situações podem causar.

Além disso, juntar dinheiro por mês possibilita que você alcance metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Isso significa que economizar regularmente permite que você concretize seus objetivos de maneira planejada e sustentável.

Como guardar dinheiro do seu salário?

Embora muitas pessoas pensem que precisam ganhar mais para economizar, é importante aprender a lidar bem com seu dinheiro hoje.  Assim, quando ganhar um salário maior, economizar será ainda mais fácil. 

Independente de quanto guardar do salário, confira algumas dicas práticas que vão te ajudar a viver de uma maneira mais equilibrada

1. Mantenha um padrão de vida que você possa bancar!

Em primeiro lugar, não faça um orçamento financeiro conforme o valor total do seu salário. Isto é, realize todos os cálculos necessários sempre abaixo. Por exemplo, se você ganha R$2.000, calcule seu orçamento em R$1.700.

Com isso, você já estará economizando! Isso porque, excluindo um determinado valor, você não conta com ele, pois, tecnicamente, ele “não existe”.

2. Tenha organização financeira

Faça um planejamento financeiro, seja com planilhas ou aplicativos específicos para esta questão. Afinal, é importante entender qual a quantia que entra e sai mensalmente de sua conta.

Além disso, essa é uma das dicas mais importantes para quem quer saber quanto guardar do salário. Já que, assim, entenderá quais são os seus principais gastos e como funciona sua relação com o dinheiro.

Clique na imagem acima para baixar grátis a Planilha Financeira da Allya

3. Controle suas finanças

Após realizar sua planilha de organização financeira, nesta etapa, você define a quantidade específica para direcionar em cada necessidade de sua vida. Agora, você pode aplicar a regra 50-30-20 conforme seu estilo de vida.

Inclusive, poderá reduzir gastos no seu dia a dia, como os supérfluos e, assim, distribuir melhor sua renda e poupar dinheiro para investir no futuro.

4. Economize em todos os gastos

Por fim, a quarta dica é economizar em todas as compras possíveis. Você pode utilizar aplicativos de descontos para comprar pagando menos. Afinal, essa é uma ótima maneira de ter mais consciência financeira na hora de comprar algo. 

Mesmo que uma pequena quantia mensal economizada pareça pouca, após determinado período, você contará com uma boa economia. Ao somar com as economias realizadas em cada compra, você terá um montante maior a longo prazo.

Portanto, use plataformas de descontos que te ajudem a comprar com economia e melhorem suas atitudes em relação ao dinheiro.

Como economizar com os benefícios corporativos?

De fato, muitos colaboradores estão mais preocupados com o dinheiro, segundo pesquisa publicada recentemente pela fintech Onze. 

Nesse cenário, existe uma grande variedade de benefícios corporativos que podem ajudar seu colaborador a vencer esse desafio.

Além das dicas de economia, empresas que oferecem benefícios corporativos financeiros como as plataformas de descontos permitem que seus colaboradores tenham um impacto positivo em suas finanças pessoais.

Por exemplo, a conta de luz ficou mais cara no estado de SP no mês de julho de 2022, segundo matéria publicada no site Isto É Dinheiro. Ou seja, isso pode impactar o pagamento da conta de energia de muitas famílias que destinam boa parte do seu salário para esse gasto.

Nesse sentido, ao oferecer benefícios com descontos em conta de energia, como a Allya, a empresa impacta positivamente na vida financeira de seus colaboradores, permitindo que eles economizem nesse tipo de despesa e outros gastos.

Vantagens dos benefícios corporativos

Sem dúvidas, os colaboradores preocupados em guardar seu salário para economizar contarão com uma quantia maior ao ter um pacote completo de benefícios

Além disso, a oferta de benefícios corporativos também favorece a empresa com o aumento da motivação e do rendimento da equipe. Afinal, com os colaboradores economizando, eles apresentam uma performance melhor, reduzindo os resultados ruins.

Isso foi o que um estudo feito no Reino Unido, o “The Employer Guide to Financial Wellbeing 2018\19” comprovou. Conforme a pesquisa, profissionais endividados produzem 15% menos, além de apresentarem mais facilidade para criar conflitos com a equipe.

Além dessas vantagens, existem outros impactos ao oferecer benefícios corporativos para os seus colaboradores. Confira os principais abaixo:

  • aumenta a produtividade da equipe;
  • melhora a imagem corporativa;
  • atrai mais colaboradores;
  • retém mais talentos;
  • melhora a motivação dos funcionários;
  • conta com descontos em impostos;
  • maior economia nas finanças;
  • possibilita novos investimentos.

Nesse sentido, os benefícios corporativos são vantajosos tanto para os funcionários, quanto para a empresa. Para tornar este processo ainda mais eficaz, existem diversas opções no mercado que podem te ajudar com isso.

Ofereça benefícios aos seus colaboradores, ajudando-os a economizar e a buscar o seu bem-estar financeiro, de maneira segura e eficiente, com o benefício corporativo da Allya. 

Indique a Allya para o RH da sua empresa conhecer os detalhes desse benefício que gera economia no bolso dos colaboradores e promove o bem-estar financeiro. Assine a nossa newsletter e leia outros artigos também!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *