Glossário de RH: termos, siglas e nomenclaturas do setor

Toda área possui termos, siglas e nomenclaturas que fazem parte do dia a dia dos profissionais — no departamento de Recursos Humanos não é diferente. Por isso, nós da Allya montamos um glossário de RH para te ajudar a ficar  por dentro dos principais termos do setor. Confira!

Glossário de RH

Tenha o nosso glossário de RH sempre em mãos para você entender as principais expressões, definições, tendências, termos técnicos e traduções mais utilizadas na área de gestão de pessoas. Consulte sempre que precisar! 

Absenteísmo

O absenteísmo é um dos indicadores de RH para definir as ausências e faltas dos funcionários na empresa. 

Assessment

Assessment é uma avaliação que mostra resultados sobre o comportamento e as competências dos colaboradores, a fim de conhecer melhor os talentos e geri-los com mais eficiência.

ASAP

A expressão ‘ASAP’ aparece no glossário de RH, mas pode aparecer em todas as outras áreas da empresa. Ela significa “as soon as possible”, ou seja, o “mais rápido possível”. 

Business partner

Esse termo se refere à alguém do setor responsável pelo planejamento estratégico, ou seja, quem trabalha em pontos importantes para o sucesso da empresa. 

Bem-estar 

O bem-estar deve ser um dos indicadores na empresa para o RH se preocupar com o bem-estar mental, físico e financeiro dos seus colaboradores. 

Benefícios

Os benefícios são as vantagens e compensações que o RH oferece aos funcionários, além da remuneração. Existem os benefícios obrigatórios (FGTS, Férias, 13º etc.) e outros que são estratégicos e flexíveis, como a plataforma de descontos da Allya.

Burnout

O Burnout é um distúrbio psíquico que se caracteriza pelo estresse e tensão emocional causados pelo excesso de trabalho.

Competências

As competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os colaboradores possuem e que são necessárias para realizar determinado trabalho.

Clima organizacional

O clima organizacional se refere aos valores e atitudes esperados de um colaborador dentro da organização.

Cultura organizacional

A cultura organizacional se refere aos valores, missões e objetivos que conduzem o dia a dia da empresa, formando o DNA da organização.

Desligamento

O desligamento é o ato de desvinculação trabalhista dos funcionários, seja de maneira voluntária ou não.

Downsizing

Esse termo inglês se refere à diminuição da hierarquia vertical, que reduz a burocracia dos processos de decisão.

eNPS

O eNPS, Employee Net Promoter, é um índice de satisfação dos profissionais em relação à empresa. Os resultados dessa avaliação indicam a probabilidade de recomendação da organização como um ótimo lugar para trabalhar.

Employee Experience

O Employee Experience ou Experiência do Colaborador é uma estratégia de RH para melhorar o bem-estar durante a trajetória do funcionário na empresa.

Feedback

O feedback é um dos termos do glossário de RH que se refere ao processo de avaliação do desempenho do colaborador, seja em determinado período ou em consequência de uma atividade específica.

Fit Cultural 

O Fit Cultural é a capacidade de um profissional se adaptar aos valores e propósitos de uma corporação, ou seja, o quanto o trabalhador se parece com uma empresa.

Gamificação

A gamificação é um novo termo adicionado no dicionário do RH para se referir aos jogos virtuais que podem desenvolver as habilidades e competências dos funcionários ou avaliar candidatos às vagas. 

Gestão de Pessoas

Um dos principais conjuntos de estratégias do setor para ajudar as empresas a desenvolver seu capital humano.

Home office

O home office é um modelo de trabalho que permite que o profissional atue na sua residência. Esse trabalhador pode ser autônomo ou receber a permissão da empresa.

Hard skills

As Hard Skills são as habilidades profissionais, conhecimentos técnicos e acadêmicos de cada profissional, adquiridas por meio de cursos, treinamentos, especializações, entre outras.

Soft skills 

Habilidades comportamentais de um colaborador que podem facilitar o trabalho em equipe, dinamismo, paciência e a assertividade no local de trabalho.

Inbound Recruiting

O Inbound Recruiting é um tipo de recrutamento reverso, ou seja, o candidato se interessa pela empresa e deseja fazer parte da instituição. 

Intrapreneur

Esse termo se refere aos empreendedores internos, aqueles profissionais que atuam na coordenação de negócios como se fosse uma empresa independente.

Job Description

O job description é um conjunto de informações que se refere à determinada vaga de emprego. Nele, é preciso constar o cargo, atividades, salário, benefícios e outras informações.

Jornada de Trabalho

Período combinado entre empresa e colaborador sobre a carga horária de trabalho para executar sua função.

KPI

KPI significa Key Performance Indicators, um termo técnico que indica o nível de desempenho da área para acompanhar os indicadores da empresa.

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também se refere às mudanças do RH para recolher, utilizar e armazenar os dados dos colaboradores e candidatos.

Metas SMART

A meta SMART é uma abreviação de Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Time-bound (temporal). Uma metodologia utilizada para impulsionar resultados.

Networking

Se refere à rede de contatos que uma pessoa pode fazer para obter novas parcerias e oportunidades comerciais.

Onboarding

O onboarding é uma ação de boas-vindas aos novos colaboradores, que inclui a integração dos funcionários, apresentação das políticas da empresa, entre outras informações.

OKR

OKR é uma sigla para Objectives and Key Results, uma estrutura sistêmica e planejada para definir e rastrear objetivos da empresa e seus resultados.

PDCA

A sigla PDCA se refere aos termos de um método que foca na melhoria de processos: Plan (planejamento), Do (executar), Check (verificar) e Act (agir). 

RH estratégico

O RH estratégico é o nome dado ao departamento de Recursos Humanos que possui o foco em uma visão mais estratégica, inovadora e tecnológica.

Turnover

O turnover é uma dos termos clássicos do glossário de RH que se refere ao índice de admissões e demissões em um determinado período na empresa.

Valores

Os valores de uma empresa são constituídos pelas crenças, atitudes, normas, ideologias e filosofias documentadas. Elas funcionam como padrões orientadores para o comportamento individual dos colaboradores. 

Workaholic

Profissional que tem vício em trabalhar demais.
Gostou de saber algumas expressões que aparecem no glossário de RH? Então acompanhe nossos conteúdos pela nossa newsletter! Se cadastre!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *