Como criar um anúncio para vaga de emprego que atraia candidatos?

Se achar profissionais talentosos no mercado de trabalho é um dos maiores desejos do departamento de RH, então é preciso cuidar muito bem da criação do anúncio para vaga de emprego para conseguir realizar esse objetivo.

Criar um anúncio que realmente atraia candidatos de qualidade requer mais do que apenas listar os requisitos e responsabilidades do cargo. É necessário construir uma mensagem que informe, inspire e motive os profissionais a se interessarem pela oportunidade. 

Pensando nisso, nós da Allya te ajudaremos a fazer um anúncio de vaga, mostrar o que deve constar, o que pode atrair os profissionais e muito mais. Veja abaixo!

Como escrever um anúncio para vaga de emprego?

Escrever um anúncio de vaga de emprego envolve comunicar claramente os detalhes da posição e atrair candidatos qualificados.

Destacamos uma estrutura básica que você pode seguir ao elaborar um anúncio de vaga para sua empresa. Confira!

Título atrativo

Comece com um título que capture a atenção dos candidatos em potencial. Em vez de usar um título genérico como “Vaga de Emprego Aberta”, opte por algo mais específico e interessante, como “Oportunidade Imperdível: Junte-se à nossa equipe como Desenvolvedor Full Stack!”

Ah! Não adianta fazer títulos com sentidos figurados e termos complicados para atrair candidatos porque pode causar o efeito contrário: ninguém entender a proposta da vaga.

O título de um anúncio de emprego precisa ser preciso, claro e simples para despertar nos profissionais a vontade de ler o restante da descrição da vaga.

Descrição da empresa

Descreva brevemente a sua empresa, destacando sua missão, valores e cultura organizacional. Isso ajudará os candidatos a entenderem o contexto do trabalho e se identificarem com a empresa.

Descrição do cargo

Detalhe as responsabilidades e as tarefas chave do cargo, mas evite uma lista extensa e genérica. Concentre-se nos aspectos mais interessantes e desafiadores da função, destacando como ela contribui para os objetivos da empresa.

Requisitos e qualificações

Liste os requisitos essenciais para a vaga, como experiência profissional, habilidades técnicas e educacionais. No entanto, seja realista e evite criar barreiras desnecessárias para os candidatos. Em vez de uma lista rígida de requisitos, concentre-se nas habilidades e competências essenciais para o sucesso no cargo.

Evite termos específicos 

Alguns termos específicos podem ser conhecidos dos responsáveis pela contração da vaga, mas não para os candidatos em geral. Por exemplo, “Analista de Performance III” pode ser substituído por “Desenvolvedor(a) PHP Pleno”.

Procure escrever o mais simples possível e sem usar termos pouco conhecidos ou enigmáticos.

Benefícios e vantagens

Destaque os benefícios que a empresa oferece, como plano de saúde, horário flexível, oportunidades de crescimento profissional, entre outros. Isso ajuda a tornar a oferta mais atraente e a diferenciar sua empresa de outras.

Cultura e ambiente de trabalho

Descreva o ambiente de trabalho da empresa e sua cultura organizacional. Destaque aspectos como trabalho em equipe, inovação, diversidade e inclusão, que podem atrair candidatos que valorizam esses aspectos.

Fale a linguagem do seu público

Ao passar uma mensagem clara e objetiva para o seu público-alvo, os profissionais podem ser persuadidos e atraídos por esse anúncio.

Portanto, lembre-se de adaptar o tom e o estilo do anúncio ao público-alvo e à cultura da sua empresa. Seja autêntico e transparente em sua comunicação para atrair candidatos que se encaixem não apenas nas exigências do cargo, mas também na cultura e nos valores da empresa.

Não coloque mais de um cargo na descrição

Infelizmente, é comum ver por aí anúncios de vagas com descrição no título com mais de um cargo a ser realizado.

Existem anúncios que mostram que o candidato terá que realizar mais de uma ocupação profissional, como “Designer / Desenvolvedor / Conteúdo”.

Não é correto fazer esse tipo de anúncio e de vaga de emprego. Procure encontrar um colaborador ideal para cada ocupação para não sobrecarregar ninguém na empresa.

Seja honesto

Os funcionários se sentirão mais felizes ao ocupar o cargo e terem tudo o que foi prometido na descrição da vaga de emprego.

Portanto, seja verdadeiro quanto às atividades a serem realizadas, sobre a empresa, salário e benefícios corporativos, para não frustrar seu futuro colaborador.

Chamada para ação

Termine o anúncio com uma chamada para ação clara e direta, incentivando os candidatos qualificados a se candidatarem à vaga. Inclua informações sobre como se candidatar e o prazo para envio das candidaturas.

Exemplos básicos de anúncio para vaga de emprego

Exemplo 1: Desenvolvedor Web

Título: Oportunidade para Desenvolvedor Web Sênior em empresa de tecnologia inovadora

Descrição: Você é um apaixonado por tecnologia e está sempre em busca de desafios? Estamos procurando um Desenvolvedor Web Sênior para se juntar à nossa equipe em uma empresa líder no setor de tecnologia. Se você possui experiência comprovada em desenvolvimento de aplicativos web e está pronto para contribuir para projetos inovadores, esta é a oportunidade perfeita para você.

Responsabilidades

  • Desenvolver e manter aplicativos web de alta qualidade
  • Colaborar com equipes multidisciplinares para implementar novos recursos e funcionalidades
  • Participar ativamente do ciclo de vida completo de desenvolvimento de software
  • Identificar e resolver problemas de desempenho e segurança

Requisitos

  • Experiência em desenvolvimento web usando HTML, CSS, JavaScript e frameworks como React ou Angular
  • Conhecimento sólido em bancos de dados SQL e NoSQL
  • Experiência com metodologias ágeis de desenvolvimento de software
  • Excelentes habilidades de comunicação e trabalho em equipe
  • Formação em Ciência da Computação, Engenharia de Software ou área relacionada

Benefícios

  • Salário competitivo
  • Pacote de benefícios flexíveis
  • Ambiente de trabalho dinâmico e colaborativo
  • Oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento de carreira

Se você está pronto para fazer parte de uma equipe inovadora e impactar positivamente milhões de usuários, envie seu currículo e portfólio hoje mesmo!

Exemplo 2: Assistente Administrativo

Título: Vaga para Assistente Administrativo em empresa de serviços financeiros

Descrição: Estamos em busca de um Assistente Administrativo para se juntar à nossa equipe em uma empresa de serviços financeiros de renome. Se você é organizado, proativo e tem habilidades excepcionais de comunicação, esta pode ser a oportunidade ideal para você iniciar sua carreira em uma empresa em crescimento.

Responsabilidades

  • Auxiliar na organização de agendas e na gestão de documentos e arquivos
  • Prestar suporte administrativo em diversas áreas, incluindo recursos humanos, financeiro e operacional
  • Coordenar reuniões e eventos, incluindo reservas de salas e logística
  • Responder a chamadas telefônicas e e-mails de forma profissional e cortês
  • Executar outras tarefas administrativas conforme necessário

Requisitos

  • Ensino médio completo; formação técnica ou superior em Administração será considerado um diferencial
  • Experiência prévia em funções administrativas ou de secretariado
  • Domínio do pacote Office e habilidades básicas em sistemas de gestão empresarial (ERP)
  • Excelentes habilidades organizacionais e capacidade de multitarefa
  • Boa comunicação verbal e escrita em português

Benefícios

  • Salário competitivo e oportunidades de crescimento profissional
  • Ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo
  • Horário flexível
  • Plano de saúde
  • Vale-transporte e vale-refeição

Se você é apaixonado por administração e está em busca de uma oportunidade para crescer em uma empresa dinâmica, envie seu currículo hoje mesmo!

Estes são apenas exemplos básicos que podem ser adaptados de acordo com as necessidades específicas da vaga e da empresa. Certifique-se de personalizar os anúncios para refletir os requisitos e as características do profissional que sua empresa precisa.

Como fazer um anúncio de vaga de emprego?

Existem várias maneiras eficazes de anunciar vagas de emprego e alcançar um amplo público de candidatos qualificados. Você pode seguir as opções abaixo.

Sites de emprego

Utilize plataformas online especializadas em anúncios de emprego, como LinkedIn, Indeed, Glassdoor, Monster, e Vagas.com. Esses sites têm uma ampla audiência de profissionais em busca de oportunidades de trabalho e oferecem ferramentas para segmentar e destacar seus anúncios.

Redes sociais

Aproveite as redes sociais, como LinkedIn, Facebook, X e Instagram, para compartilhar suas vagas de emprego. Além de postar em sua própria página, você também pode utilizar grupos e comunidades relacionadas à sua área de atuação para alcançar um público mais segmentado.

Rede de contatos

Peça aos seus funcionários atuais para compartilharem as vagas em suas redes profissionais e pessoais. A indicação de funcionários é uma maneira poderosa de atrair candidatos qualificados e engajados.

Eventos de recrutamento

Participe de feiras de emprego, workshops e eventos de networking para divulgar suas vagas de emprego e interagir diretamente com os candidatos interessados. Esses eventos são uma ótima oportunidade para promover a sua empresa e conhecer potenciais candidatos pessoalmente.

Parcerias com instituições de ensino

Estabeleça parcerias com universidades, escolas técnicas e programas de formação profissional para divulgar suas vagas de emprego entre estudantes e recém-formados. Muitas instituições oferecem serviços de carreira e podem ajudar a conectar sua empresa com candidatos qualificados.

Recrutamento interno

Antes de divulgar uma vaga externamente, verifique se não há funcionários atuais que possam se candidatar à posição. O recrutamento interno não só pode economizar tempo e recursos, mas também incentiva o desenvolvimento e a retenção de talentos dentro da empresa.

O que atrai um candidato a uma vaga de emprego?

Em 2019, uma pesquisa realizada pela Robert Ralf, consultoria de recrutamento, revelou o que atrai mais um candidato na busca por uma vaga de emprego. Veja:

  • possibilidade de crescimento — 40%;
  • pacote de benefícios — 20%;
  • valores e propósitos da empresa — 17%;
  • distância entre casa e trabalho — 5%;
  • autonomia — 5%;
  • flexibilidade de horário — 4%;
  • reputação da empresa — 4%;
  • possibilidade de trabalhar remotamente — 2%;
  • carga horária — 1%.

Portanto, se houver possibilidade de crescimento, procure deixar isso bem claro no anúncio da vaga. Além disso, o pacote de benefícios está em segundo lugar no ranking de atração dos candidatos pelas vagas. Então, se a sua empresa tem um pacote de benefícios eficiente e atraente, coloque essa informação no anúncio de emprego.

Minha empresa não tem um pacote de benefícios eficiente, e agora?

Você está criando a descrição do anúncio da vaga, mas sua empresa não tem benefícios empresariais atraentes? Então é hora de renovar esse plano de benefícios corporativos e escolher as opções mais diferenciadas e eficientes do mercado.

Sugerimos o benefício da Allya que oferece uma plataforma online de descontos para o colaborador economizar em diversos momentos da sua vida, como na hora de realizar um curso profissionalizante, quando for pagar os remédios nas farmácias, para cuidar da saúde mental, entre outras situações do dia a dia.

Gostou de saber como fazer um anúncio de vaga para atrair talentos para a sua empresa? Então leia outros conteúdos do nosso blog que dão dicas incríveis para o RH!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *