Como criar um anúncio de vaga que atraia candidatos?

Se achar profissionais talentosos no mercado de trabalho é um dos maiores desejos do departamento de RH, então é preciso cuidar muito bem da criação do anúncio de vaga para conseguir realizar esse objetivo. Isso porque a descrição da vaga precisa ser perfeita para dar match com os candidatos ideais. 

Pensando nisso, nós da Allya vamos te ajudar a fazer um anúncio de vaga, mostrar o que deve constar, o que pode atrair os profissionais e muito mais. Veja abaixo!

Como fazer um anúncio de vaga de emprego?

O anúncio de vaga de trabalho precisa despertar o interesse do candidato ideal para a empresa.

Mas para isso, o anúncio precisa ser muito bem elaborado para fazer a primeira triagem dos profissionais. Confira nossas dicas: 

1. Use títulos precisos e descomplicados

Não adianta fazer títulos com sentidos figurados e termos complicados para atrair candidatos porque pode causar o efeito contrário: ninguém entender a proposta da vaga.

O título de um anúncio de emprego precisa ser preciso, claro e simples para despertar nos profissionais a vontade de ler o restante da descrição da vaga.

2. Faça uma boa descrição da vaga

RH, se a vaga não for para o seu setor, então converse com o responsável da área que está contratando para tirar o máximo de informações essenciais.

Também chamado de job description, o anúncio de empresa precisa ter uma descrição completa, detalhada e atraente para aumentar as chances de encontrar o profissional com o fit perfeito para a vaga

Essa descrição precisa conter as habilidades técnicas, o tipo de formação acadêmica, apresentação da empresa, atividades a serem realizadas, objetivos do cargo e muito mais. 

3. Evite termos específicos 

Alguns termos específicos podem ser conhecidos dos responsáveis pela contração da vaga, mas não para os candidatos em geral. 

Por exemplo, “Analista de Performance III” pode ser substituído por “Desenvolvedor(a) PHP Pleno”.

Procure escrever o mais simples possível e sem usar termos pouco conhecidos e/ou enigmáticos.

4. Menos textão! 

Sabemos que algumas vagas precisam ser bem explicadas e, por isso, acabam tendo um número grande de palavras.

Mas o ideal é conseguir ser objetivo, passar a mensagem correta e evitar os textões que podem expulsar os profissionais.

Quando uma pessoa está procurando emprego, embora seja necessário ler toda a descrição da vaga, esse candidato pode estar exausto por passar horas enviando currículo para conseguir trabalho. 

Então, procure escrever o propósito, sem exceder, para que os candidatos consigam ler com calma e entender o anúncio da vaga.

5. Fale a linguagem do seu público

Ao passar uma mensagem clara e objetiva para o seu público-alvo, os profissionais podem ser persuadidos e atraídos por esse anúncio.

Portanto, use a linguagem adequada para conversar diretamente com os trabalhadores do setor da vaga. 

Acerte o tom da linguagem para cativar e estimular a aplicação dos candidatos à vaga.

6. Cuidado com as descrições engraçadinhas

Já tem um tempo que o mercado de trabalho vem se tornando mais descontraído e permitindo até memes e piadinhas nos anúncios das vagas.

Se você conseguir passar a mensagem mesmo com esses truques engraçadinhos, então você fez um incrível trabalho. Parabéns!

Porém, é preciso ter cuidado para não “perder a mão” e tornar o seu anúncio bobo, confuso e sem credibilidade. 

7. Não coloque mais de um cargo na descrição

Infelizmente, é comum ver por aí anúncios de vagas com descrição no título com mais de um cargo a ser realizado.

Existem anúncios que mostram que o candidato terá que realizar mais de uma ocupação profissional, como Designer / Desenvolvedor / Conteúdo.

Não é correto fazer esse tipo de anúncio e de vaga de emprego. Procure encontrar um colaborador ideal para cada ocupação para não sobrecarregar ninguém na empresa.

8. Seja honesto

Os funcionários se sentirão mais felizes ao ocupar o cargo e terem tudo o que foi prometido na descrição da vaga de emprego. 

Portanto, seja verdadeiro quanto às atividades a serem realizadas, sobre a empresa, salário e benefícios corporativos, para não frustrar o seu futuro colaborador. 

9. Use as ferramentas de pesquisa

As ferramentas de pesquisa na internet, como o Google Adwords, mostram quais os termos e frases relacionados a uma palavra ou assunto quando pesquisados no Google. 

Faça uma pesquisa antes nessas ferramentas para poder entender como esse profissional realiza as pesquisas de emprego. 

O que atrai um candidato a uma vaga de emprego?

Em 2019, uma pesquisa realizada pela Robert Ralf, consultoria de recrutamento, revelou o que atrai mais um candidato na busca por uma vaga de emprego. Veja: 

  • Possibilidade de crescimento – 40%
  • Pacote de benefícios – 20%
  • Valores e propósitos da empresa – 17%
  • Distância entre casa e trabalho – 5%
  • Autonomia – 5%
  • Flexibilidade de horário – 4%
  • Reputação da empresa – 4%
  • Possibilidade de trabalhar remotamente – 2%
  • Carga horária – 1%

Portanto, se houver possibilidade de crescimento, procure deixar isso bem claro no anúncio da vaga. 

Além disso, o pacote de benefícios está em segundo lugar no ranking de atração dos candidatos pelas vagas.

Então, se a sua empresa possui um pacote de benefícios eficiente e atraente, coloque essa informação no anúncio de emprego. 

Minha empresa não possui um pacote de benefícios eficiente, e agora?

Você está criando a descrição do anúncio da vaga, mas sua empresa não possui benefícios empresariais atraentes? 

Então é hora de renovar esse plano de benefícios corporativos e escolher as opções mais diferenciadas e eficientes do mercado.

Sugerimos o benefício da Allya que oferece uma plataforma online de descontos para o colaborador economizar em diversos momentos da sua vida, como na hora de realizar um curso profissionalizante, quando for pagar os remédios nas farmácias, para cuidar da saúde mental, entre outras situações do dia a dia. 

Quais são os meios de divulgação?

Agora que você sabe como criar e o que deve colocar no job description do seu anúncio de vaga, então quer saber onde divulgar, né? 

Existem sites pagos e gratuitos que permitem a divulgação do anúncio de emprego. 

Alguns dos sites mais famosos para isso são: Indeed, Catho, LinkedIn, InfoJobs, Vagas.com, Trampos, entre outros.

Gostou de saber como fazer um anúncio de vaga para atrair talentos para a sua empresa? Então leia outros conteúdos do nosso blog que dão dicas incríveis para o RH! 

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';