8 benefícios de bem-estar para oferecer aos colaboradores

RH, você está cuidando do bem-estar dos seus colaboradores? Os benefícios corporativos oferecidos impactam positivamente a saúde mental, física, financeira e social dos funcionários?

Se as respostas foram negativas, então este texto é para você! Nós separamos as melhores opções de benefícios corporativos que promovem o bem-estar, confira logo abaixo! 

O bem-estar dos colaboradores

O bem-estar dos profissionais é um assunto que está sendo muito discutido nos últimos anos (ainda bem, né?). 

As empresas passaram a enxergar que o seu capital mais valioso é o trabalhador. Portanto, se os funcionários não estão bem, os negócios também não estão. 

O bem-estar físico foi um dos primeiros a serem notados pelas empresas, que passaram a oferecer parcerias de desconto com academias ou benefícios corporativos para a prática de exercícios físicos. 

Nos anos de 2020 e 2021, o bem-estar mental foi o tema mais falado nas empresas, principalmente por conta da pandemia e home office

Agora, as empresas estão começando a perceber que muitos colaboradores precisam de ajuda para organizar as finanças, economizar, guardar dinheiro e alcançar o bem-estar financeiro

Além disso, existe também o bem-estar social que promove a interação entre os seres humanos, ponto totalmente abalado em períodos de distanciamento social durante a pandemia de covid-19. 

Sabendo desses tipos de bem-estar, quais a sua empresa está cuidando nesse momento? Reflita e continue a leitura! 

Por que o RH deve se preocupar com o bem-estar dos funcionários?

Foi-se o tempo que o RH precisava se preocupar com folha de pagamento e assuntos burocráticos!

Esse setor está ligado à gestão de pessoas e, por isso, precisa cuidar do bem-estar delas. 

Por isso, se o seu departamento ainda não cuida da saúde mental, física, financeira e social dos funcionários, então é preciso se preocupar. 

A falta de cuidado com o bem-estar do trabalhador pode gerar baixa produtividade, falta de atenção, desmotivação, insatisfação, conflitos profissionais e muito mais. 

Então já pode imaginar as consequências para a empresa, né? Clima organizacional ruim, maiores pedidos de afastamentos, demissões, queda nos lucros, entre outros problemas. 

Melhores benefícios corporativos de bem-estar

RH, temos algumas dicas de benefícios corporativos que vão te ajudar a cuidar do bem-estar dos colaboradores e evitar problemas para a sua empresa. Confira: 

Plataforma de descontos (bem-estar financeiro)

Seu departamento não precisa mais ir atrás de parcerias de farmácias, terapia online, cursos, serviços, lojas, academias, restaurantes e estabelecimentos de diferentes setores. 

Você pode oferecer um benefício corporativo que é uma plataforma de descontos, que pode ser acessada pelo computador ou celular.

A Allya oferece essa plataforma de descontos que ajuda cada funcionário a economizar nas compras diárias para atender suas necessidades pessoais. Muito democrático, né! 

Massagens in-office (bem-estar físico)

Sabemos que passar horas sentado em frente ao computador ou em pé realizando o trabalho são situações que causam cansaço para o nosso corpo. 

Uma boa dica de benefício corporativo de bem-estar físico é a massagem in-office, que oferece uma massagem relaxante após o expediente ou em determinada hora no trabalho.

Assim, os colaboradores conseguem relaxar e distensionar os músculos para voltar ao trabalho mais aliviados. 

Assistência terapia (bem-estar mental)

As empresas podem oferecer ajuda para os profissionais cuidarem da saúde mental através de um auxílio terapia. 

Essa ajuda pode ser por reembolso (total ou parcial) da consulta com o profissional escolhido pelo colaborador ou a oferta de aplicativos de bem-estar mental que oferecem atendimento online. 

Muitos trabalhadores não possuem o incentivo financeiro para cuidar da saúde mental e podem sofrer com depressão, crises de ansiedade e outros agravamentos.

Programa de diversidade (bem-estar social)

A interação e convivência na empresa precisa ser inclusiva para não excluir nenhum profissional. 

Um ótimo benefício que promove o bem-estar social é a criação de um programa de diversidade para compartilhar o conhecimento sobre religião, crenças, gêneros, orientação sexual, raça e outros temas que precisam ser debatidos. 

Dessa forma, o conhecimento propagado pode ajudar os colaboradores a melhorarem seus comportamentos para agirem e falarem das melhores formas. 

Programa de educação financeira (bem-estar financeiro)

Um programa de educação financeira ensina como os trabalhadores podem cuidar das finanças no dia a dia. 

Profissionais especializados desse setor podem dar palestras, cursos e consultorias individuais para os colaboradores economizarem, guardarem dinheiro e alcançarem o bem-estar financeiro. 

Esse compartilhamento de informações sobre como lidar com o dinheiro pode evitar endividamento e estresse financeiro

Parcerias com restaurantes (bem-estar físico)

A alimentação do colaborador pode ser melhorada com a ajuda de parcerias em restaurantes para evitar o consumo de snacks e produtos industrializados durante o almoço. 

Um ótimo benefício corporativo que ajuda a cuidar da alimentação e, consequentemente, do bem-estar físico do funcionário são as parcerias com restaurantes próximos do trabalho ou da casa do profissional (em caso de home office). 

A plataforma de descontos da Allya indica várias opções de restaurantes ao redor da localização exata do trabalhador. Assim não tem desculpa para não comer bem, né? 🍲🍴

Trabalho remoto (bem-estar mental)

Se o seu funcionário não possui a necessidade de sair de casa e ir até à empresa para realizar as suas atividades, então ele pode ter a opção de trabalhar home office. 

Muitas empresas que se preocupam com a saude mental dos seus colaboradores já adotaram esse formato de trabalho em tempo integral. 

O funcionário evita horas no trânsito, passa mais tempo com a família, consegue ficar perto dos seus animais de estimação, entre outros benefícios. 

Voluntariado na empresa (bem-estar social)

O voluntariado é um ato de ajuda ao próximo e a si mesmo. Então que tal reunir os colaboradores e promover ações de voluntariado que estimulem a união no ambiente corporativo?

Existem diversas formas de exercer o voluntariado, como idas às ONGs, arrecadações para causas sociais, entre outras causas. 

O RH pode encorajar os profissionais a fazerem o bem através de convites de participação, reuniões, grupos de mensagens e outros meios para aumentar essa rede do bem. 

Comece já a cuidar do bem-estar dos colaboradores!

Esses são só alguns dos muitos benefícios corporativos de bem-estar que cuidam da saúde física, mental, financeira e social dos funcionários. 

Faça uma pesquisa de satisfação sobre os benefícios oferecidos na sua empresa e descubra o que precisa ser alterado para promover o bem-estar entre os profissionais. 

Conte com a Allya para oferecer benefícios aos seus colaboradores!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *